A música sertaneja no foco de mestres da fotografia

Eu já falei inúmeras vezes sobre capas de LPs que são um verdadeiro desastre (até por isso temos uma sessão dedicada somente a elas aqui no Blognejo). Eram outros tempos, quando não havia muita preocupação com a imagem que se venderia junto com a música. Geralmente eram produzidas ao final do trabalho; a última parte, quando já estava tudo gravado e mixado. Na maioria dos casos, feitas às pressas e sem nenhum cuidado, serviam apenas para “proteger” o verdadeiro tesouro: as músicas. Também na história, principalmente durante a ditadura, diversos discos tiveram suas capas censuradas, voltaram para as fábricas e precisaram ser refeitas.

O tempo passou, estamos no fim de 2010 e a música se profissionalizou como um todo, passou por diversos processos e aquilo que antes era apenas complemento se tornou essencial para um trabalho. Em tempos em que a música sozinha já não se vende mais, e que uma imagem fala mais do que mil palavras, um bom trabalho, com belas fotos, encartes, letras e história do artista pode fazer toda a diferença. Nesse momento entra em cena um profissional que a cada  dia ganha mais espaço e preferência de artistas de todos os segmentos, o fotógrafo. Na música sertaneja, quatro nomes respondem pela maioria dos trabalhos realizados. São eles: Fabio Nunes, Fernando Hiro, Marcos Hermes e Mauricio Antonio. Profissionais que se especializaram e conseguem, com muita sensibilidade, extrair aquele “algo a mais” que o artista quer passar mas  que só uma boa foto pode mostrar. Logo abaixo, um pouquinho de suas histórias e alguns trabalhos destes mestres da fotografia.

FABIO NUNES trabalha como fotógrafo profissional desde 1999, produziu capas de  trabalhos de Milionário e José Rico, Leonardo, João Bosco & Vinicius, Victor & Leo, além de ter sido fotógrafo exclusivo de Chitãozinho & Xororó por 2 anos. Fábio ainda é responsável por boa parte das fotos dos CDs e DVDs de Edson & Hudson, clicando três dos quatro DVDs da dupla. Fora do sertanejo, fez ainda trabalhos para artistas do axé, samba e MPB e fotografias para o Miss Universo, Miss Mundo e debates na Rede Bandeirantes. Abaixo, capas que marcaram época e que são de sua autoria:

FERNANDO HIRO é o queridinho dos artistas sertanejos, começou a fotografar ainda adolescente influenciando pelo pai e não parou mais. É formado pela Escola Panamericana de Arte de Wakayama, no Japão. São dele as fotos do 1º DVD de Luan Santana, do acústico Fernando & Sorocaba, do novo DVD de Michel Teló e do DVD comemorativo de Chitãozinho & Xororó com a nova geração do sertanejo. Isso tudo sem contar os trabalhos com Marcos & Belutti, César Menotti e Fabiano, entre outros. Parceiro de Ivan Miyazato e Dudu Borges,  seu trabalho estourou junto com os artistas e produtores da nova safra sertaneja.

MARCOS HERMES é o fotógrafo mais antigo desta turma, mais de 20 anos clicando para capas de CDs, DVDs, e até LPs. Sua marca ultrapassa as 500 produções. Marcos foi ainda o fotógrafo oficial de eventos internacionais como Rock in Rio, Hollywood Rock e cobertura de shows de artistas internacionais como Madonna, Rolling Stones, U2, etc. Na música sertaneja, já clicou para as capas de César Menotti & Fabiano, Daniel, Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis, entre outros. Abaixo, alguns trabalhos deste gênio da fotografia:

MAURICIO ANTONIO é um profissional que está com Fernando & Sorocaba e Luan Santana desde o início de suas carreiras. Entre seus trabalhos está o CD “Tô de Cara” de Luan Santana, o CD e DVD  “Bala de Prata” de Fernando & Sorocaba e “Curtição” de João Bosco  & Vinicius . Isso sem contar as diversas fotos para Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinicius, Teodoro & Sampaio, João Neto & Frederico, Henrique & Diego entre outros. Mauricio é responsável também pela plotagem e produção das fotos que vão nos ônibus e sites destes e outros artistas. Abaixo, alguns de seus trabalhos:

Juntos,  Mauricio Antonio, Fernando Hiro e Fábio Nunes são responsáveis pelas fotos do novo DVD de Luan Santana, gravado no último dia onze de dezembro no Rio de Janeiro e que tem lançamento previsto para abril de 2011. Para conhecer melhor cada um, é só clicar sobre as imagens. Estes são apenas alguns dos trabalhos destes mestres da fotografia,  acessando o site de cada um você vai perceber que muitas fotos e imagens que marcaram sua vida passaram pelas lentes desses grandes profissinais.