A notícia séria e a notícia besta do fim de semana

A notícia séria e a notícia besta do fim de semana

Ontem duas notícias circularam nos principais veículos de informação. Uma delas muito séria e preocupante. A outra, em contrapartida, na melhor linha do jornalismo sem pé nem cabeça.

A notícia séria é a de que o Sérgio Reis sofreu uma síncope (perda súbita de consciência) durante um show e acabou caindo de uma altura de 2,2 metros, fraturando duas costelas e o ombro. A notícia é deveras preocupante, justamente por conta do histórico de problemas de saúde do Sérgio Reis. O cancelamento de shows por parte dele é comum. É sabido também que ele sofre bastante com a diabetes. Mais um problema como esses só piora o já conturbado histórico médico do Sérgio Reis. Que Deus o acompanhe e o proteja de mais problemas.

A notícia besta foi veiculada na coluna do Ancelmo Góis no jornal O Globo e reproduzida como verdade absoluta por boa parte dos veículos de mídia. Segundo ele, o Ronaldo está se tornando o novo empresário do Luan Santana e da Paula Fernandes. A gente já postou aqui no blog em outra ocasião esse rumor do Ronaldo como empresário do Luan Santana. O problema é a forma como as pessoas interpretam essa relação.

Como todos sabem, o Ronaldo e o Marcus Buaiz, marido da Wanessa Camargo, são sócios em uma empresa chamada 9ine, que se dedica a explorar financeiramente a imagem dos seus contratados através de campanhas publicitárias e coisas do gênero. Entre os atuais contratados, estão o Neymar, o Anderson Silva e mais algumas feras de vários esportes. O Ronaldo e a 9ine não tem, no entanto, nenhuma obrigação relacionada à carreira dos contratados, mas sim apenas à imagem. E a julgar pela quantidade de campanhas publicitárias protagonizadas pelo Anderson Silva e pelo Neymar, por exemplo, já se vê que a empresa trabalha muito bem.

O que o Ronaldo pode fazer pelo Luan Santana e pela Paula Fernandes, caso a 9ine passe a ter algum vínculo comercial com eles, é justamente explorar a imagem deles em campanhas publicitárias. É muito pouco provável que o Ronaldo se torne de fato empresário de algum deles, o que torna a notícia veiculada ontem totalmente sem pé nem cabeça. E conforme confirmado por alguns veículos de imprensa menos afobados, realmente a 9ine acabou de fechar a parceria com o Luan Santana, mas, como eu disse acima, em nenhum momento essa parceria diz respeito à carreira, mas apenas à imagem.