Como anunciar no Blognejo?

Bom, já não é mais novidade pra ninguém que o Blognejo é um veículo comercial. A nossa transição de site meramente informativo e/ou crítico para veículo misto, com informação, análise crítica, entretenimento e, claro, divulgação artística, iniciada no começo de 2012, levou um bom tempo para ser concluída e, principalmente, para ser aceita.

É que como se tratava de um veículo com uma forte base crítica, os leitores mais tradicionais relutaram muito em aceitar o Blognejo em seu novo formato. Durante um ano e meio, pelo menos, travei batalhas diárias nas redes sociais ou no campo de comentários do blog com essa parcela mais conservadora do público, que alegava que eu havia me “vendido”.

Com o passar do tempo, no entanto, consegui fazer boa parte dessas pessoas entenderem que, assim como elas e como qualquer pai de família normal, eu também tinha e tenho responsabilidades, comida na mesa para colocar e contas a pagar. Algumas dessas abandonaram o barco, mas outros novos leitores foram chegando e o medo do Blognejo perder sua credibilidade por se tornar mais comercial foi sendo deixado de lado. Hoje, não há mais o que questionar. O Blognejo nunca foi tão respeitado pelos profissionais do mercado sertanejo quanto hoje, tornando-se um importante veículo de divulgação de lançamentos. É claro que, como qualquer grande site “de um homem só”, tem muita coisa que poderia ser feita de uma melhor forma, mas a gente vai fazendo o que pode.

E mesmo com o Blognejo consolidado enquanto veículo de divulgação, muita gente ainda me questiona sobre formatos e, claro, valores para a realização deste tipo de serviço por aqui. Pois bem, este texto tem o intuito de esclarecer algumas destas dúvidas. É claro que não falarei a respeito de valores, que podem ser solicitados via e-mail (contato@blognejo.com.br), mas detalharei o máximo possível os formatos de divulgação disponíveis.


* Publieditorial

Hoje, uma das principais formas de divulgação disponíveis no blog. Trata-se de uma matéria completa, em forma de texto, baseada geralmente no release oficial do artista, e que pode incluir players de músicas e vídeos, fotos e todas as informações que o anunciante julgar necessárias. A matéria é linkada em todas as redes sociais do Blognejo (Twitter, Facebook – fan page e perfil oficial – e Instagram). É indicado principalmente para lançamentos de músicas e de clipes.


* Banners

O anunciante pode disponibilizar um banner em algumas áreas do blog, como vocês podem observar ao redor do texto, durante o período padrão de 30 dias, que podem ser renovados caso haja interesse. Os banners costumam ser linkados para videoclipes, site oficial ou até mesmo para o download de alguma música. São vários os tamanhos e áreas disponíveis (340 px X 340 px na lateral direita, 640 px X 100 px acima da lista de postagens, 920 px X 100 px no topo do blog, 400 px X 800 px no aplicativo oficial), todos sendo negociados ao mesmo valor, já que o potencial de alcance é o mesmo, independente do tamanho. Alguns anunciantes preferem o topo, outros preferem a lateral do blog. Isso vai de cada um.


* Inserções em redes sociais

Ao invés de contratarem o anúncio no blog, alguns anunciantes preferem apenas que eu poste algo a respeito do artista nas minhas redes sociais. Como muitos devem saber, tornou-se comum no mercado publicitário a divulgação através de Instagram, Facebook e afins. Muitas pessoas, inclusive, ganham muito dinheiro dessa forma. Passamos, portanto, da época em que postar algo em uma rede social era apenas um “favorzinho”. Hoje, isso é encarado como uma divulgação séria e com resultados bastante interessantes. E levando em conta o perfil dos nossos seguidores no Instagram, Facebook e Twitter (produtores, artistas, empresários, contratantes, radialistas, uma parcela mais seleta do público, etc), pode ser bastante viável anunciar apenas nas nossas redes sociais, a preços, claro, mais em conta do que os pacotes tradicionais do blog, já que o espaço disponível por lá não estará sendo utilizado.


* Coberturas de Eventos

O anunciante pode divulgar seu artista levando o Blognejo para realizar uma cobertura de algum evento especial no qual o artista esteja se apresentando. Neste caso, além da divulgação, o anunciante arcará também com despesas de logística. A cobertura pode ser realizada através de texto ou de vídeo, com valores diferenciados para cada formato.


* Propaganda nas entrevistas

As entrevistas são, hoje, o carro-chefe do Blognejo. É possível anunciar um produto ou artista dentro do vídeo da entrevista, através da inserção de um banner ou da logomarca do anunciante em alguns trechos da entrevista. Como não temos uma agenda definida de entrevistados, não dá pra prometer que o anúncio vai entrar na entrevista deste ou daquele artista. É bom ficar de olho nas prévias que costumo postar nas redes sociais para garantir o espaço na entrevista que preferir.


* Ballaio

Como a maioria já deve saber, há alguns meses criei um site/portal cujo objetivo é agregar o conteúdo de diversos sites ao mesmo tempo. Uma grande central de informações sertanejas, na verdade, onde o leitor tem acesso a tudo o que todos os sites parceiros estão postando, em tempo real, já que o site é atualizado automaticamente através dos feeds. Em contrapartida, o portal serve como uma grande agência de marketing, já que através do Ballaio nós gerenciamos a distribuição de anúncios entre os sites parceiros, para que todos eles possam gerar receita. E para o anunciante, a vantagem é anunciar em um grande número de sites (atualmente somos em 45 sites) por um preço final bastante vantajoso e negociando tudo de uma única vez com uma só pessoa.

A iniciativa se mostrou um sucesso e a união de diversos veículos em prol de um bem comum já tem se mostrado bastante vantajosa, principalmente no que diz respeito à profissionalização da divulgação artística via sites sertanejos. Alguns dos maiores sites de conteúdo sertanejo, entre sites de download, de notícias, de vídeos, webrários e outros, fazem parte do Ballaio. O anúncio no Ballaio consiste em um banner em cada site pelo período de 30 dias e uma “blitz” em dia escolhido pelo anunciante em todos os sites ao mesmo tempo, bem como nas respectivas redes sociais. No Blognejo, o banner do Ballaio encontra-se abaixo dos posts em destaque. Quem ainda não conhece o projeto, pode conhecer clicando AQUI. Orçamentos podem ser solicitados através do e-mail comercial@ballaio.com.br.


* Pacotes Especiais

– Pacote Combo

Cada formato de anúncio no blog tem um preço. Entretanto, é possível negociar um desconto caso o anunciante deseje anunciar, ao mesmo tempo, através de um publieditorial e um banner pelo período de 30 dias.

– Plano Mensal

É possível tornar o Blognejo o veículo oficial de divulgação das novidades de um artista contratando um plano mensal, com um valor bem mais em conta, que inclui um banner fixo no blog e um publieditorial a cada lançamento ou, caso prefira, a cada matéria com conteúdo diverso que o anunciante deseje publicar. É claro que há, porém, um limite mensal de uma matéria (não acumulativa, ou seja, se não usou a matéria do mês não dá pra usar duas no mês seguinte e daí por diante), para que o blog não se torne um veículo exclusivo de um artista e tenhamos um certo equilíbrio no conteúdo. Caso o anunciante deseja apenas utilizar o espaço de banner, o valor é diferenciado. No caso do plano mensal, é obrigatória a assinatura de um contrato com prazo mínimo de divulgação de 3 meses.

– Escritórios

O plano mensal fica ainda mais vantajoso quando um mesmo escritório deseja anunciar mais de um artista de seu portfólio. Anunciando mais artistas, o desconto por artista é maior, é claro. As mesmas regras do plano mensal valem para o plano especial para escritórios, com quantidade máxima de uma matéria mensal por artista (não acumulativa) e contrato mínimo de 3 meses.

– Pagamento Antecipado

O desconto no pacote mensal ou no pacote especial para escritórios é ainda maior se o anunciante efetuar o pagamento de diversas parcelas de forma antecipada. Quanto maior a quantidade de parcelas pagas de forma antecipada, maior o desconto.


FORMAS DE PAGAMENTO:

Atualmente, trabalhamos com depósito bancário (ou transferência) como única forma de pagamento.O pagamento é sempre feito de forma prévia, para evitar infortúnios quanto ao recebimento posterior. O anúncio é colocado no ar assim que o pagamento for efetuado. Implantamos há alguns dias o parcelamento através do MercadoPago, conforme link ali no canto direito, mas ainda estamos testando a ferramenta. Em casos especiais, aceitamos permuta em determinados itens relacionados ao trabalho com o blog, como equipamento de filmagem, instrumentos musicais, computadores, celulares, tablets, peças de vestuário, entre outros produtos, que podem ser aceitos numa permuta mediante acordo prévio entre o Blognejo e o anunciante. Alguns serviços também podem entrar em acordos dessa natureza.


Dados como números de visitantes do blog podem ser solicitados através de e-mail. Números de seguidores em redes sociais são públicos, mas, só pra constar, contamos atualmente com 5 mil amigos e mais de 4000 seguidores no perfil pessoal do Facebook, cerca de 25 mil curtidas na Fan Page oficial, mais de 30 mil seguidores no Twitter, mais de 15 mil no Instagram e mais de 9 mil inscritos no canal do Youtube.

Espero que as dúvidas quanto às formas de divulgação disponíveis no Blognejo tenham sido sanadas. Se ainda restou alguma dúvida, basta entrar em contato conosco através do e-mail contato@blognejo.com.br. Orçamentos também podem ser solicitados através deste e-mail ou do telefone/whatsapp (34) 9993-9857.

Deixe seu Comentário

seu endereço de e-mail não será publicado.