Blognejo Na Estrada – A gravação do DVD de Thiago Brava

Nesta última terça-feira estive mais uma vez na cidade de Goiânia para acompanhar a gravação de mais um DVD. Desta vez a estrela era o cantor Thiago Brava, gravando um DVD com as participações de MC Koringa, Lucas Lucco, Zé Ricardo & Thiago e Cristiano Araújo, além de uma participação surpresa. Na produção do vídeo, Rafael Terra. No áudio, Blenner Maycom e Raynner Sousa, um dos empresários do Thiago.

Como a maioria dos nossos queridos leitores já deve ter notado, o Thiago Brava, ao lado do Lucas Lucco, é atualmente o artista que mais leva pancada da parcela conservadora do público sertanejo. Basta postar uma música do cara por aqui que chove de comentários, a maioria descendo a lenha, rs. Como se isso adiantasse de alguma coisa. De certo eles lerão os comentários e desistirão de suas respectivas carreiras de tão desgostosos, mas enfim. O DVD, portanto, era cercado dessa expectativa com relação às músicas, pra saber se ele continuaria seguindo essa linha divertida, mas “polêmica”.

Levando em conta o sucesso alcançado pelo “Arrocha do Poder” e a “Lei do Desapego” bombando na nova novela das sete, parecia bem óbvio que a linha padrão do trabalho dele seria mantida. Tanto que apenas uma canção romântica foi incluída no DVD. Todas as outras músicas são pra cima, entre vaneiras, arrochas, funknejos, etc, etc, etc. Mais arrochas, é verdade. A gravação começou com a primeira música dele a ter certo destaque, “As mina pira”, que foi a primeira a trazer essa expressão na letra (deu até um rolo na época com um outro cantor, que gravou a música sem autorização) e que foi gravada também pela dupla Cácio & Marcos, estes sim autorizados rs.

Daí em diante, o show continuou seguindo a linha extrovertida, pra cima. Apesar da já reconhecida indiferença do público goiano, que comparece em peso mas interage pouco. Quase todo artista goiano que conheço costuma reclamar disso. Como se já não fosse dura a pressão de se gravar um DVD, o artista ainda tem que se preocupar em fazer com que o público sempre esboce reações positivas a cada música ou pelo menos reaja de alguma forma e não fique apenas ali parado acompanhando, muitas vezes de costas para o palco.

A participação surpresa foi a que mais agitou a platéia, afinal o cara não precisa nem falar nada. Mr. Catra. Basta vê-lo e ouvir sua voz rouca falando um monde de “obscenidades” que a galera já fica louca. Na verdade, a primeira participação da noite havia sido a do Cristiano Araújo, que cantou o “Arrocha da Paixão” com o Thiago Brava e permaneceu no palco para também participar da música que teria o Mr. Catra. O homem das sei lá quantas esposas e dos sei lá quantos filhos ficou de costas pra platéia sentado em uma poltrona e só virou em determinado momento da música, fazendo o público vir abaixo.

Aliás, as participações do Mc. Koringa e do Mr. Catra só reiteram a recente influência do funk na música sertaneja, iniciada com o estouro da música “Sou Foda” e intensificada a partir do ano passado, quando os artistas sertanejos, principalmente os goianos, começaram a gravar canções com a participação de grandes nomes do funk.

O DVD foi gravado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, o novo local preferido dos goianos para as gravações de DVD. Além desse ponto em comum com os outros DVDs, outra similaridade foi a superlotação do camarote. Esse aliás parece ser um problema comum aos camarotes de qualquer evento. Por status ou sei lá pelo quê, ir a um evento com pulseirinha de camarote parece ser uma necessidade pra muitas pessoas. O resultado é um camarote abarrotado de gente e uma pista que demora a encher, o que sempre atrasa o início da gravação. Isso acontece em quase toda gravação de DVD e também aconteceu terça-feira. Tanto que muitos convidados, como eu, preferiram acompanhar a gravação da pista, deixando o camarote para os bocós que, mesmo sem espaço, queriam continuar usufruindo da chance de demonstrar algum status nas fotos das redes sociais.

O palco priorizou os painéis de LED. Segundo o diretor Rafael Terra, haviam 38 câmeras, usadas com o objetivo de possibilitar a aplicação de alguns efeitos especiais durante a edição, na pós-produção. Pela quantidade de câmeras, creio que seja algo parecido com aquele efeito usado no filme “Matrix” ou algo assim. Enfim, algo que só vai ser possível saber e entender quando o DVD estiver pronto.

Dentre os artistas sertanejos da novíssima geração, Thiago Brava é um dos que levantam a bandeira do arrocha. Sua diferença para os outros, entretanto, está mais na criatividade. Boa parte das músicas que ele canta é composta por ele, incluindo os seus hits recentes. E ele meio que inaugurou a modalidade do “arrocha com coreografia” com o “Arrocha do Poder”, mais popularmente conhecido como “180, 180, 360”. O “Arrocha da Paixão”, gravada com a participação do Cristiano Araújo e que também traz coreografia, é outro exemplo dessa modalidade. Bom, no mínimo são músicas mais inocentes do que muitos arrochas pornôs lançados recentemente.

Colocamos o Thiago aqui no Blognejo no começo do ano como uma das maiores apostas do mercado para o ano de 2013. Até o momento, tudo indica que estamos acertando. Uma música já emplacou muito bem na novela das sete, fazendo parte até das chamadas transmitidas na Globo antes mesmo da estreia. E agora, este DVD com grandes e respeitadas participações. O problema para o Thiago Brava, talvez, pode ser o que muita gente anda apregoando: a decadência iminente do arrocha como ritmo dominante no segmento sertanejo. Acontece que ele é de fato um artista criativo. Se essa profecia (que pode muito bem ser apenas uma mera vontade de boa parte dos profissionais do segmento e não algo prestes a acontecer) se cumprir, o que eu já disse que acredito que dure um bom tempo ainda, creio que ele tem sim cacife pra se sobressair, com uma grande presença de palco e um enorme talento como compositor. É só ficar de olho. E com pelo menos um pouco menos de ceticismo e pedras nas mãos, galera.

Abaixo, uma galeria com 100 fotos da gravação, tiradas pelo meu parceiro Leco Viana, da Leco Viana Photos.

marcusblognejo's DVD THIAGO BRAVA - FOTOS BY LECO VIANA PHOTOS album on Photobucket