BLOGNEJO NA ESTRADA – Fernando & Sorocaba – DVD “Acústico 2”

Eu não fui à gravação do novo DVD da dupla Fernando & Sorocaba, o “Acústico 2″. Na semana da gravação, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro, eu estava ocupado com um evento aqui em Uberlândia e infelizmente não podia sair da cidade. Mas em determinados casos a gente sabe que a presença do Blognejo é importante para que os nossos amados leitores continuem bem informados, hehehe.

Como a minha presença não se fez possível, pela primeira vez o Blognejo contou com um “enviado especial”. No caso uma “enviada”. Acontece que uma das maiores fãs da dupla Fernando & Sorocaba que eu conheço, a Carolina Scalari, estava se organizando para assistir à gravação. Aproveitando a nossa amizade e a confiança que eu já tenho nela, além das esfirras caseiras cozinhadas pela sra. Scalari e consumidas em uma de várias outras reuniões que ainda virão, hehe, eu ofereci a ela o cargo de correspondente do Blognejo na gravação do DVD. Ainda bem que ela aceitou a tarefa insólita.

O que ela faria? Assistiria atentamente à gravação e detalharia o que de mais importante aconteceu através de e-mail. Eu demorei a postar aqui as informações, aliás, por conta do prazo que o Blognejo ficou fora do ar e não por causa dela, tadinha. Segue abaixo, portanto, um resumo dos acontecimentos através das informações a mim fornecidas pela nossa “repórter por um dia”. No caso, “repórter por 3 dias”.

A gravação rolou na Ópera de Arame em Curitiba, um dos recintos de eventos mais bonitos de Curitiba. Cadeiras marcadas, claro, para organizar o público, que era intencionalmente pouco numeroso. Eram poucos os lugares disponíveis, por isso o alto preço dos ingressos.

A tecnologia de gravação, como a maioria já deve saber, será 3D, o que abre espaço para a utilização maciça de efeitos especiais, que não se limitavam apenas ao palco, mas a todo o recinto da gravação. Na música “6 de janeiro de 2003″, gravada somente pela dupla Fernando & Sorocaba desta vez, por exemplo, toda a Ópera de Arame foi dominada por efeitos especiais que imitam o fogo, mudando de cor durante as estrofes da canção.

A dupla apareceu no teto do teatro anunciando o início da apresentação. Os dois surgiram pela platéia, cada um descendo por um corredor, cumprimentando quem estava nas pontas. A primeira música apresentada foi “A verdade”, que teve a “guia” divulgada na Internet há algum tempo.

A participação do Luan Santana aconteceu no primeiro dia de gravação, com a música “Everest”, que promete ser uma das mais empolgantes do disco. Outras que têm tudo pra puxar o disco são “É tenso”, que traz uma letra bem “cafajeste”, se é que podemos chamar assim, e “Férias em Salvador”, com o Fernando surgindo do chão tocando piano.

Nos 3 dias de gravação, rolaram ainda as participações da dupla Thaeme & Tiago e do grupo Inimigos da HP, ambos do escritório da dupla Fernando & Sorocaba. O Inimigos da HP foi inclusive muito bem recebido pelo público presente e chegou a dar uma canja de alguns dos antigos sucessos da banda, como “Sereia” e “Quem quiser me beijar”. Eles participaram do disco com a música “Tá tirando onda”.

O que chamou a atenção foi a seriedade e a preocupação com a organização e os detalhes do projeto. Durante os 3 dias, as mesmas músicas foram tocadas. E não era permitido ao público entrar no local da gravação com nenhum tipo de bebida, até mesmo água. Segundo o próprio Sorocaba, o lançamento do primeiro DVD em 3D do Brasil está previsto para até o fim deste ano.

Enfim, é isso. Mesmo que eu, Marcão, não possa levar o Blognejo aonde as coisas estão acontecendo, ainda assim ele arruma um jeito de estar presente. Obrigado a todos e até o próximo evento.

Colaborou com o texto: Carolina Scalari