BLOGNEJO NA ESTRADA – Jonathan & Matheus – Gravação do DVD

No último sábado eu estive em Gravataí – RS, na grande Porto Alegre, para mais um capítulo da nossa saga em prol da música sertaneja ao redor do Brasil. Até hoje foi o local mais ao sul onde já estive. Agora sim posso dizer que o Blognejo me levou de um extremo a outro do Brasil, de Fortaleza a Porto Alegre.

O motivo da minha ida a Gravataí foi acompanhar a gravação do primeiro DVD da dupla Jonathan & Matheus, grandes parceiros que fiz aqui no Blognejo nesses anos de blogosfera. A dupla já é um dos grandes nomes da música sertaneja no Rio Grande do Sul, com uma agenda mensal de 25 shows em média.

Acontece que mesmo eles, com uma agenda concorrida de shows, são grandes exemplos do quanto o Rio Grande do Sul é uma terra complicada e estranha para a música sertaneja. Falam tanto do Rio de Janeiro, que o Rio de Janeiro é difícil, que o Rio de Janeiro não aceita o sertanejo, mas o Rio Grande do Sul é tão ou talvez mais complicado para a música sertaneja que o Rio de Janeiro. Não há festas de peão, o sertanejo é tocado apenas nas casas noturnas, com cachês consequentemente irrisórios se comparados aos cachês praticados em outras regiões do Brasil.

Mesmo em meio a tantas dificuldades, a dupla Jonathan & Matheus segue investindo no projeto. Para isso, eles conseguiram reunir uma turma invejável para a gravação deste projeto. Juliano Floriani e Jerônimo Jr, o Jera, uma grande dupla de produtores da cidade de Florianópolis que ficou por conta do áudio. E o Samy e sua trupe, responsável por DVDs de grandes artistas gaúchos como o grupo Papas na Língua, por conta do vídeo. Aliás, sobre o vídeo o interessante é que foi a primeira vez que testemunhei uma gravação realizada apenas com máquinas fotográficas dos modelos Canon 5D e 7D, o que garante um efeito invejável ao vídeo, coisa que para ser conseguida com filmadoras comuns só é possível com aquelas beeeem caras mesmo, do tipo impraticáveis para os padrões atuais de produção.

Interessante também o quanto os gaúchos dão valor à própria cultura. Num show de sertanejo moderno, ainda assim restou espaço para, logo após a gravação, a dupla cantar e tocar diversas canções tipicamente gaúchas, dançadas efusivamente pelos jovens presentes. Antes, inclusive, a boate inteira entoou em coro uníssono o Hino da Revolução Farroupilha, que será comemorada no próximo dia 20.

Abaixo, o vídeo com os bastidores da gravação deste disco. Vale muito a pena assistir, porque a dupla realmente é das boas. Merecem um espaço nos grandes redutos de música sertaneja. Confiram logo abaixo e tirem suas próprias conclusões.