Conrado & Aleksandro gravam novo DVD em Curitiba. Confira como foi.

Conrado & Aleksandro gravam novo DVD em Curitiba. Confira como foi.

Na semana passada estive em Curitiba acompanhando a gravação de mais um DVD. Conrado & Aleksandro gravaram na Rodeo o segundo da carreira, com a produção do Flávio Guedes e direção de vídeo a cargo do Jacques Junior. Este é o primeiro dos dois projetos que o escritório encara em poucos dias, fortalecendo ainda mais o crescimento planejado da dupla Conrado & Aleksandro em nível Brasil e consolidando o fenômeno Bruno & Barretto no próximo dia 07 com um DVD em Londrina.

Estes dois projetos em um curto espaço de tempo refletem o bom momento da Lobos, escritório encabeçado pela dupla Conrado & Aleksandro e que também administra a carreira de Bruno & Barretto. Enquanto a briga nos estados mais ao norte se concentrava entre escritórios com projetos megalomaníacos, a Lobos veio crescendo gradativamente com a dupla Conrado & Aleksandro como base e acreditando em artistas que o mercado tem como grandes apostas, primeiro o Loubet (que foi para a FS) e depois Bruno & Barretto.

É interessante observar a posição e os fatores que levaram a dupla Conrado & Aleksandro a ocupá-la. Eles ainda não chegaram a ser uma realidade em todo o território nacional, mas nas regiões em que já consolidaram seu trabalho eles são tidos como referência para artistas mais novos e mantém um espaço cativo no coração do público. Independente do que estejam trabalhando. São como “patriarcas” de uma nova geração de artistas de uma área que compreende o Paraná, principalmente, e o interior de São Paulo e já se estende ao interior de Minas e do Mato Grosso do Sul.

A experiência negativa de anos atrás junto ao Luan Santana na LS Music fez com que a dupla passasse a apostar em si mesma sem focar na busca por um grande escritório. Primeiro com a CAJ e agora com a Lobos, mas todas com a dupla como sócia-proprietária, Conrado & Aleksandro também levaram para a esfera administrativa esse tal “patriarcado” e trouxeram para o grande mercado artistas que já estavam na boca do povo mas que ainda não tinham uma grande estrutura de trabalho.

A aposta certeira em novos nomes acabou deixando a dupla em uma situação confortável para planejar mais gradativamente o próprio crescimento. Depois do DVD de Maringá, no qual eles apostaram em uma linha mais extrovertida, mantida no disco seguinte, a dupla vem ampliando o próprio trabalho em rádios e através de aparições na TV, mas sem a cobrança comum a casos excepcionais como o de Bruno & Barretto, que emplacaram um dos maiores sucessos do ano sem terem sequer um ano de carreira.

O DVD gravado na semana passada talvez seja o melhor exemplo de que a dupla aparentemente deixou de trabalhar em cima de uma fórmula teoricamente mais fácil. Ao invés de focarem o repertório em canções mais ousadas e “imediatas”, como “Halls Preto”, “Caminhão Pipa” e outras, Conrado & Aleksandro montaram um repertório mais sério. Vaneiras com temas românticos e uma leve pendência para o country em algumas músicas deram o tom do DVD.  Provavelmente um reflexo do trabalho feito com o último disco, afinal a canção que teve melhor aceitação no CD “Lobos” foi a divertida “Camionete Inteira”, que mesmo sendo extrovertida não chega a ser picante ou exageradamente ousada como as citadas acima. Sem falar que “Lobos”, título do último disco e nome do escritório da dupla, é uma das melhores canções da carreira dos caras.

Pelo tom do repertório, é seguro dizer, também, que eles abraçaram de vez o lado “caipira moderno”, ou “agroboy”, que aliás é uma característica marcante do público masculino da dupla, seja através do jeito “acaipirado” com que o Aleksandro canta e que dá uma identidade marcante às músicas ou até mesmo o jeito com que ele segura o microfone, com um suporte no estilo “soco inglês”, sem falar das letras das músicas que sempre citam elementos como “camionete”, “laço” e outros ligados a esse universo country e caipira. No último disco isso já era notado, mas neste novo disco ganhou mais destaque.

Além de Bruno & Barretto, participaram também do DVD Rionegro & Solimões, que cantaram uma canção country incrível. A escolha pelo local da gravação também se mostrou bastante acertada, com a tecnologia do LED se misturando com a atmosfera country da casa, totalmente temática.

O projeto reúne todas as condições para manter os acertos deste projeto gradativo de crescimento da dupla em nível nacional. É claro que há uma dificuldade em levar a dupla até lugares aonde o público não segue o mesmo perfil “agroboy”, tão comum no Paraná e no interior de São Paulo. Mas não dá pra negar que a cartilha está sendo seguida à risca. Resta apenas aguardar os resultados.

Abaixo, algumas fotos da gravação. A foto em destaque é do grande Maurício Antônio.