Na Estrada – Dia Mundial da Voz CG e a importância da voz enquanto instrumento de trabalho

Na Estrada – Dia Mundial da Voz CG e a importância da voz enquanto instrumento de trabalho

Para quem não sabe, no dia 16 de abril comemorou-se o dia mundial da voz. Para celebrar a ocasião, a fonoaudióloga Pollyana Caetano realizou um coquetel em Campo Grande na semana passada, do qual eu tive a honra de participar como convidado. Também estiveram presentes algumas personalidades de Campo Grande e de outras regiões do Brasil, muitos deles pacientes da própria Pollyana, que usam a voz como instrumento de trabalho, entre eles Loubet, Patrícia (Patrícia & Adriana), Cristiano (Max Moura & Cristiano), Thiago & Graciano, o produtor musical Ivan Miyazato, o empresário Joaquim Jr. (representando a dupla Munhoz e Mariano), a empresária Bruna Campos, da editora Rede Pura, os compositores Marco Aurélio e Márcia Araújo, a backing vocal Marla Teixeira (que trabalhava com o Luan Santana), entre diversos outros.

Celebrar a voz enquanto instrumento de trabalho não só é importante como também necessário. Não é preciso apontar nomes de artistas que, por conta da falta de cuidados com a voz, já não possuem a mesma capacidade de outrora enquanto cantores. Isso todo mundo sabe só de ver o artista cantando ao vivo. O cuidado com a voz é absolutamente necessário para a profissão de cantor e para diversas outras que também a usam como principal arma.

Quando passamos a utilizar a voz para fins profissionais, ela passa a ser exigida tanto em termos de quantidade como de qualidade, passando a merecer uma atenção total, desde a compreensão do seu uso, da sua fisiologia, até os fatores que podem contribuir positiva ou negativamente para a sua expressão e saúde vocal. Assim como os atletas se preparam antes de uma partida, os cantores precisam aquecer os músculos, principalmente a prega vocal, para que, diante de um uso intenso e prolongado da voz, não haja qualquer problema futuro.

A figura do fonoaudiólogo se tornou constante e, em alguns casos, indispensável. Além do acompanhamento normal, realizado em consultórios, muitos profissionais da área já acompanham os artistas em suas turnês, em caráter exclusivo, o que possibilita um melhor acompanhamento da saúde vocal e a realização mais eficaz de exercícios adequados para a manutenção da mesma antes e após cada apresentação, de acordo com as possibilidades disponíveis em cada ocasião e local. A própria Pollyana Caetano, idealizadora do evento, acompanhou alguns artistas em turnê, como a dupla Munhoz & Mariano.

Alguns profissionais do rádio e da música deram depoimentos durante o coquetel, compartilhando suas experiências relacionadas à utilização constante da voz. Fui convidado como espectador para alertar, através do Blognejo, os leitores quanto aos cuidados necessários à manutenção da saúde vocal. É claro que não tenho condições de fazer isso de forma técnica, mas pude acompanhar o evento e trazer um breve testemunho do que rolou. Quem tiver interesse em se aprofundar mais sobre o assunto ou até de buscar ajuda médica e acompanhamento da saúde vocal, é só entrar em contato com a Pollyana Caetano através do e-mail pollyanacaetano@hotmail.com.

Abaixo, algumas fotos dos profissionais e convidados que participaram do evento.