Humberto & Ronaldo capricham no repertório em gravação de novo DVD

Humberto & Ronaldo capricham no repertório em gravação de novo DVD

Há duas semanas, estive em Goiânia mais uma vez para acompanhar a gravação do novo projeto da dupla Humberto & Ronaldo. O quarto DVD da dupla, o quarto em Goiânia. Desta vez, num projeto um pouco mais enxuto que os anteriores, mais próximo do primeiro DVD. E isso não apenas no tamanho, mas também na qualidade do repertório. Ao se reconectarem a um aspecto mais simples da sonoridade, a dupla acabou resgatando também um pouco do lado mais sério e tradicional, deixando a irreverência de lado e continuando com uma estratégia que já haviam ensaiado no último disco.

O DVD que apresentou a dupla trazia canções como “Romance”, “Chega mais pra cá” e outras que mostravam Humberto & Ronaldo de uma forma um pouco diferente da apresentada no segundo projeto, que consagrou o maior hit da carreira, “Só vou beber mais hoje”. O sucesso desta música acabou levando a dupla a uma busca, por algum tempo e com uma certa frequência, de canções em formato ou linguagem similar, como “Lagoa Azul”, “Motel Disfarçado”, “Dia de Sorte”, “Solteiro Sim”, etc. Aquela sonoridade das canções citadas no começo do parágrafo, que se destacava mais no começo da carreira (mesmo com o sucesso de “Tô Vendendo Beijo” na mesma época), acabou ficando, portanto, relegada a um segundo plano.

Tudo bem que, com o passar do tempo, as mudanças da música sertaneja acabaram por si só apresentando novos estilos e novos formatos e, assim como todos, Humberto & Ronaldo também seguiram o fluxo, com bons trabalhos em sequência. Mas confesso que senti uma certa falta da mesma faísca trazida pelo primeiro DVD. Não que os demais não tenham sido bons, pelo contrário. É que ao optarem por uma certa irreverência nas letras, o que no primeiro disco não era assim tão evidente (apesar da música “Tô Vendendo Beijo”), a dupla acabou deixando de explorar com tanto afinco o aspecto mais “sertanejo” do próprio trabalho. Bom, pelo menos na escolha das músicas de trabalho, já que os discos, de qualquer forma, traziam sempre um repertório bastante eclético. Tanto que o último DVD foi batizado com o nome de uma das canções mais românticas da história da dupla, “Hoje eu Sonhei com Você”.

O último disco, o CD “Canto, Bebo e Choro”, começou a ensaiar uma retomada de uma sonoridade mais tradicional. E a impressão que tive durante a gravação do novo DVD, o primeiro em parceria com o produtor Blenner Maycon, intitulado “Playlist”, foi a de que essa retomada foi abraçada de vez pela dupla. O repertório foi, sem dúvida, o grande acerto do novo projeto. Com o apoio do cantor e compositor Thales Lessa, justamente o autor de “Só Vou Beber mais Hoje”, as músicas selecionadas trouxeram a dupla para um lado mais sertanejo, mas atendendo a um público contemporâneo, que cada vez mais busca essa linha tradicional, nas bachatas sofridas, nas canções românticas e outras que remetem ao “sertanejo de corno” dos anos 90 e que hoje em dia voltaram com toda a força.

Não sei se é exagero da minha parte dizer isso, mas creio que esse pode ser o melhor repert;orio da dupla desde aquele primeiro DVD. A canção que dá título ao projeto e que abre o DVD, “Playlist”, dá uma amostra do tom que o disco vai trazer, com um refrão que diz “Você conseguiu acabar com a minha playlist, tudo o que eu ouço agora é xonado e triste”, de fato o que predomina no restante do repertório, pelo menos na impressão inicial.

Gravado no Villa Mix, o disco também traz o menor formato até então para um DVD de Humberto & Ronaldo. E isso, de certa forma, já remete ao momento em que a dupla vive em termos de carreira. Vejam bem, mesmo fazendo parte da Audiomix, conhecida pelas produções gigantescas e por não poupar gastos, a dupla meio que assumiu as rédeas da própria carreira e passou a tomar as decisões relacionadas a investimento. Por conta disso, eles acabaram conquistando uma certa independência financeira e gerando receita, justamente por serem mais mais cautelosos nos gastos. E, mesmo sendo gravado no Villa Mix, um local teoricamente pequeno, o disco vai trazer o principal, que são as boas músicas.

E não é por ser pequeno que o disco deixa de ter uma ótima produção visual. Além disso, as boas participações de peso, Jads & Jadson & Jorge & Mateus, na terceira parceria com Humberto & Ronaldo, garantem o status classe A do projeto. Também rolou a participação surpresa de uma dupla parceira dos meninos, Jefferson & Rafael.

O único porém nisso tudo é, a meu ver, a escolha de Goiânia para receber a gravação pela quarta vez seguida. Tudo bem que a cidade é o berço da dupla e tudo mais, mas ainda falta para Humberto & Ronaldo gravarem um DVD fora da zona de conforto. Por mais que o povo queira saber mesmo das músicas, e isso sem dúvida é o principal elemento de qualquer projeto, gravar numa outra cidade serviria principalmente para mostrar ao mercado que a força de Humberto & Ronaldo não está apenas em Goiânia. A dupla, na verdade, não se importa nada com isso, já que todas as fichas estão mesmo no repertório. E pela qualidade do mesmo, parece ser uma aposta certa.

O teaser do projeto já saiu. Confira abaixo. Na sequência, fotos da gravação.