INDISPENSÁVEL – Chrystian & Ralf – Acústico (1998)

promocao-800-px2

Algumas pessoas me pediram para escrever um Top Five listando aqueles que eu considero os melhores discos sertanejos de todos os tempos. Analisando bem a idéia, constatei que não dá pra listar somente cinco. Sendo assim, declaro inaugurada a seção INDISPENSÁVEL, que vai trazer periodicamente uma dica de um álbum que EU considero digno do título.

Para começar, que tal o melhor disco da melhor dupla sertaneja de todas (pelo menos pra mim)? O CD “Acústico”, gravado ao vivo no teatro Mars (acho que é isso) em 1998, demonstrava mais uma vez o pioneirismo da dupla Chrystian & Ralf. Foi o primeiro disco sertanejo nesses moldes (que hoje são regra). Claro que se formos levar ao pé da letra o álbum não era tãããão acústico assim. Mas o fato é que a mudança de arranjos, dando um toque mais erudito ao disco, comprova a competência e a preocupação da dupla em coisas que vão além do simples atendimento ao gosto popular. É um disco maravilhoso, impecável, único.

chrystian-e-ralf-1

O pioneirismo, nesse caso, reside no fato de que a dupla já tomava conta da produção e dos arranjos, numa época em que isso era ainda impensável dentro do segmento sertanejo. Se hoje é tão comum um cantor produzir o próprio disco, nessa época Chrystian & Ralf representavam a excessão. Tomavam conta de coisas que iam desde a produção do disco em si, até a criação gráfica das capas e tudo mais. Dois caras à frente do tempo deles.

Como aperitivo, ouçam uma das mais belas músicas do disco. “Chora Peito”, numa versão bem diferente da original, mas ainda assim maravilhosa:

ouvir no servidor