Marco & Mário e uma retomada surpreendente

Esta semana houve uma certa surpresa quando, na terça-feira, tocou durante a nova novela das nove a música “Quem é ela?”, da dupla Marco & Mário, cuja bandeira a gente sempre defendeu aqui no blog. Digo surpresa, sim, porque até então muita gente me questionava sobre o andamento da carreira dos dois irmãos. Depois de um período em que estiveram, digamos, “na cara do gol”, com um DVD e um CD (produzido pelo Dudu Borges) lançados pela Sony Music, a dupla havia permanecido um certo tempo meio quieta, realizando principalmente shows regionais.

Acontece que assim mesmo, caladinhos, como bons mineiros, a dupla estava realizando um trabalho de bastidores bem sólido, culminando em uma série de novidades para a carreira, com o start dado durante a execução “surpresa” da música na novela. Mas não se trata meramente de uma “música qualquer em novela”. É uma música de uma dupla sertaneja em uma novela do Manoel Carlos, o que já é raro, e ainda por cima como tema da principal personagem de suas histórias, a Helena.

A inclusão da música “Quem é ela?” como principal música da trilha sonora desta nova novela enfim abre os trabalhos de divulgação do mais recente projeto da dupla, o DVD “#ensaio # acústico”, que eu resenhei no fim do ano passado no Mega Review aqui do blog (com nota 10). É um trabalho intimista, ousado, que vai na contramão do mercado e que por isso mesmo deve ser tratado de uma forma diferente e, claro, otimista.

A dupla demorou muito a lançar este projeto, principalmente por buscar ouvir diversas opiniões dos mais diversos profissionais do segmento. Boa parte deles achava que o trabalho precisava de algumas faixas mais comerciais. Entretanto, acreditando no projeto tal qual ele foi gravado, a dupla esperou um pouco mais. Liberou as faixas no Youtube, mas não gravou nenhuma canção extra. E essa espera, sem dúvida alguma, foi uma das decisões mais acertadas da carreira da dupla.

O lançamento nacional do projeto, que agora ganhou o empurrão que faltava por conta da música “Quem é ela?” na novela “Em família”, deve acontecer em breve. A dupla vem estudando propostas de gravadoras. Fora isso, recentemente eles fecharam contrato com um novo escritório, a Live, cuja estrutura fazia parte até bem pouco tempo da XYZ Live, responsável pela carreira de Chitãozinho & Xororó. A Live continua com os veteranos no casting e agora passa a comandar também a carreira de Marco & Mário. E os trabalhos de divulgação da dupla a nível nacional já recomeçaram.

Ainda sobre a inclusão da música na novela, o papo que rola nos bastidores é que o Manoel Carlos havia vetado a inclusão de canções sertanejas na trilha oficial mas mudou de ideia ao ouvir a música, apresentada a ele pelo diretor Jayme Monjardim, que recebeu a música diretamente da dupla Marco & Mário. Os dois irmãos participaram inclusive da festa de lançamento da novela, realizada no Copacabana Palace no último domingo.

Toda essa história serve como prova da importância de se acreditar num projeto. Marco & Mário souberam ser pacientes e não optaram pelo caminho fácil para o lançamento deste disco, que seria incluir uma série de canções que nada tem a ver com a dupla apenas para facilitar sua aceitação. A espera foi primordial para que a dupla pudesse começar 2014 com novidades tão consistentes e tantas boas notícias. E fora o orgulho que eu sinto desses caras, principalmente por acreditar no projeto da dupla desde o começo, fica a torcida para que esta metodologia de trabalho que eles escolheram para a carreira deles possa se mostrar cada vez mais eficiente e, quem sabe, sirva de exemplo para muitos outros artistas.

Vejam abaixo o vídeo da canção “Quem é ela?”, do DVD da dupla. E uma curiosidade: esta música havia sido composta pelo Mário especialmente para a novela “Gabriela”. Acabou entrando em “Em Família”.

Deixe seu Comentário

seu endereço de e-mail não será publicado.