Marcos & Belutti lançam novo DVD e novo show no Villa Country

Continuando minha saga por uma infinidade de eventos em um curto espaço de tempo nas últimas semanas, acompanhei em São Paulo há alguns dias o lançamento do novo DVD e início da nova turnê da dupla Marcos & Belutti. Com cenário novo e já com o repertório do novo disco, eles fizeram no Villa Country o show que inicia uma frase crucial da carreira: a da consolidação.

show-marcos-e-belutti_21172328313_o

“Domingo de Manhã” foi obviamente um marco na carreira da dupla. A música mais tocada de 2014 rendeu a eles o status que eles buscavam desde sempre. Marcos & Belutti se tornaram enfim uma dupla do primeiro time, com lugar cativo nos principais programas de TV e nas principais festas. Daí a importância do trabalho subsequente. Afinal, manter-se no topo é ainda mais complicado que chegar lá. E a pressão, então, nem se fala.

show-marcos-e-belutti_21801676491_o

Não dá pra falar do novo show, no entanto, sem falar do DVD. O disco “Acústico Tão Feliz” é a base do novo show, o que se percebe já pelo cenário. Não quero que pareça que estou antecipando o review do disco (sim, os reviews ainda vão sair, todos esse ano ainda), mas é importante falar sobre alguns aspectos deste novo trabalho para entender o momento da carreira de Marcos & Belutti.

show-marcos-e-belutti_21765783136_o

Apesar da dificuldade que é achar uma música tão forte quanto “Domingo de Manhã”, o DVD traz o melhor repertório da carreira da dupla. Isso é fato. O disco tem canções fortes com grande potencial radiofônico e, de quebra, ainda leva a dupla para um lado mais comercial que eles sempre buscaram para evitar serem tachados meramente como dupla romântica. Na verdade essa sempre foi uma característica dos discos deles. O problema é que sempre ficava aquela pulga atrás da orelha em parte do público e de alguns profissionais do meio, que costumavam dizer que preferiam a dupla no romantismo, principalmente porque nenhuma das agitadas trabalhadas antes da “Domingo” alcançou o que ela alcançou.

Plugins Instaladosshow-marcos-e-belutti_21604952939_o

Entendam bem. “Domingo de Manhã” fez a dupla finalmente aceitar que era possível chegar lá sem partir para o comercialmente cômodo, como as vaneiras, por exemplo, costumeiramente de mais fácil aceitação junto ao público, apesar das rádios preferirem o romantismo. Mas quem conhece o som da dupla desde o começo sabe bem que eles sempre trabalharam canções mais agitadas. Mesmo assim, o sucesso de verdade veio mesmo quando emplacaram a romantissíssima “Domingo de Manhã”. A maioria dos artistas, entretanto, tenta evitar o rótulo do romantismo para que o show não seja encarado como “parado”. E mesmo com o mega sucesso dessa música, Marcos & Belutti ainda tinham essa preocupação. Tanto que uma das músicas trabalhadas imediatamente após a “Domingo” foi a “Então foge”, uma vaneira.

show-marcos-e-belutti_21605689938_o

Eis que surge “Aquele 1%”, uma música que eu particularmente não encarava como uma das mais fortes do novo disco, principalmente por achar que as participações do Wesley Safadão em discos sertanejos já tinham passado da conta, mas que acabou se mostrando um baita acerto. Já são quase 40 milhões de views no Youtube. É, sem dúvida, o maior sucesso da dupla entre as agitadas que eles trabalharam até hoje. Tem sido uma das canções mais executadas nas rádios e deve figurar entre os maiores sucessos do ano tranquilamente. E o principal: tem feito sucesso o suficiente para evitar que a dupla se veja obrigada a focar novamente no romantismo e arrisque ter seu show encarado como “morno”, o que definitivamente não é. Deu a eles a segurança para continuar a estratégia de alternar uma canção agitada com uma romântica nas rádios. Se bem que eles têm músicas para segurar o show pelo resto da vida, já que o trabalho junto às rádios e ao público sempre foi muito bem feito, mesmo antes de ingressarem na FS.

show-marcos-e-belutti_21605217950_o

O novo disco, na verdade, não tem tantas canções agitadas. O destaque continua sendo o romantismo e a interpretação magnífica da dupla, afinal estamos falando de um dos melhores intérpretes do Brasil e do melhor segundeiro da atualidade. É a dupla mais completa do momento, vocalmente falando. Enfim, não são tantas músicas agitadas, mas as poucas no repertório são ótimas, principalmente a incrível “Tão feliz” e o hit “Aquele 1%”, que garantem o equilíbrio do DVD. E juntando a elas as ótimas “Linhas”, “Mar de Lágrimas”, com o Roupa Nova, e “Romântico Anônimo”, esta sim candidata a “nova Domingo de Manhã”, temos um dos melhores discos do ano, de novo. E o show, pra variar continua muito bom, como sempre foi.

show-marcos-e-belutti_21605569499_o

Todas as fotos da postagem foram tiradas no show do Villa Country. Em breve trago uma análise ainda mais detalhada deste novo disco. Abaixo, uma playlist com todas as músicas e alguns vídeos já liberados no canal da dupla.