Mega Review 2014 – DVD’s

Mega Review 2014 – DVD’s

Pelo terceiro ano consecutivo, trago aqui um Mega Review de fim de ano com a análise resumida de 20 DVD”™s que não haviam sido analisados no decorrer de 2014. Dando preferência a DVD”™s sem vínculo com gravadoras (pelo menos a maioria) e que estejam disponíveis no Youtube, se possível. Dois parágrafos para cada DVD, com uma nota valendo para a lista de melhores do ano. Sobre a falta de um ou outro disco, a mesma história do Mega Review de CD”™s: se eu for escrever sobre tudo que foi lançado, já viu né?

* Pedro Paulo & Alex – Ao Vivo em Umuarama

Gravando o primeiro DVD em casa, uma das duplas que mais motivou discussões e teorias de uns dois anos pra cá entrega um trabalho competitivo a nível nacional, que valoriza o aspecto picante das letras e das coreografias. Pedro Paulo & Alex são uma das duplas que melhor exemplificam o quão positivo pode ser um trabalho regional quando bem realizado. Depois de varrerem o estado do Paraná e construírem uma mega estrutura totalmente do zero, eles enfim começaram a emplacar em outras regiões do país, já botando banca.

O DVD traz basicamente as mesmas músicas que a dupla já vinha trabalhando numa esfera mais regional, mas desta vez numa pegada mais grandiosa, musical e visualmente, com destaque para a direção visual do André Jacques, o “Caverna”. Este DVD é o que melhor simboliza o crescimento da Caverna Filmes no ramo de DVD”™s nos anos de 2013 e 2014. Além de cumprir muito bem seu papel de cartão de visita da dupla mais estourada do Paraná para o restante do Brasil.

Nota: 8,5

Disponível na íntegra no canal oficial da dupla no Youtube

* Loubet ““ Ao Vivo em Campo Grande

Quase tudo o que eu disse acima se aplica também a este DVD. Um disco que consolida um trabalho regional bem realizado e reapresenta o mesmo repertório de uma forma mais completa, desta vez em nível nacional. No caso do Loubet, entretanto, a sonoridade passeia mais entre o “bruto” e o romântico, claro. Aliás, ele tem sido atualmente o principal representante solo (e o mais romântico) dessa vertente “bruta” do sertanejo, que tem uma turma de peso.

Com um repertório que faz jus a esse posto, o destaque fica por conta de músicas como “Insana”, “Alma Gêmea”, “Mil Anos”, com a participação da sempre perfeita Laís, “Era pra ser eu” e uma interessante releitura de “Paciência”, do Lenine. Destaque também para a presença das cordas no DVD, que sempre dão um toque especial. É notável também o esforço do Loubet em manter-se fiel à sua própria identidade o máximo possível. Tirando as regravações, ele assina quase 100% das canções do disco. E deixa a cargo da produção musical e dos arranjos o Junior Braga, que comanda a sua banda de estrada e que o ajudou a definir sua musicalidade.

Nota: 8,5

Disponível faixa a faixa no canal oficial do Loubet no Youtube

* Pedro Henrique & Fernando ““ Ao Vivo em Cuiabá

Na primeira empreitada em nível nacional, com direito a aparições em programas nacionais de peso, Pedro Henrique & Fernando deixam um pouco de lado o aspecto mais escrachado do próprio bom humor e focam em canções ainda divertidas mas sem o humor como principal mote. O melhor exemplo é “Varinha Mágica”, o hit deste disco e que traz a participação de Munhoz & Mariano. Com o projeto gravado, a dupla acabou fechando contrato com a Western, que representa Munhoz & Mariano e assumiu a agenda da dupla. E pra firmar ainda mais o desapego ao lado humorístico, tão explorado em fases anteriores da dupla, eles destacaram sua veia romântica em pelo menos 3 faixas deste disco.

A veia humorística sutilmente abafada nas músicas ainda se mostra forte no trato da dupla com o público e no aspecto teatral da apresentação, que neste DVD contou com diversos apetrechos, utilizados em momentos diferentes do show. A presença do Laércio da Costa na produção musical permitiu também que o projeto ficasse mais swingado, o que tem mais a ver com a sonoridade da dupla.

Nota: 8,0

Disponível na íntegra no canal da dupla no Youtube.

* Léo Magalhães ““ 10 anos

Este DVD comemorativo consolida a importância do Léo Magalhães para o cenário sertanejo atual, trazendo o cantor de tons estratosféricos em diversas parcerias de peso, com artistas como Leonardo, Eduardo Costa, Bruno & Marrone, Lucas Lucco, Xandy Aviões, Gabriel Gava e Robério e seus teclados. O DVD ganha uma cara ainda mais especial graças ao belíssimo trabalho do Anselmo Troncoso na direção visual.

A produção musical do João Gustavo também garante uma sonoridade impecável, até por conta da presença de músicos de alto nível na banda que gravou o DVD. É interessante ver como a relação entre a música sertaneja e a nordestina se estreitou ainda mais em 2014. Acontece que o Léo Magalhães já vinha promovendo essa interação há tempos, o que este DVD celebra muito bem, com um repertório sertanejo com muitas influências do nordeste.

Nota: 9,5

Algumas faixas disponíveis no canal oficial do cantor no Youtube.

* Cácio & Marcos ““ Festa Funkneja

Como toda regra tem sua exceção, não é exagero nenhum dizer que o funknejo é uma abominação, mas com Cácio & Marcos é legal. É a única dupla que faz o Funknejo de uma forma bacana. Enquanto a maioria dos artistas que se arriscam por essa praia acreditam que Funknejo é apenas botar uma participação de um MC qualquer no meio da música, Cácio & Marcos souberam absorver as influências mais positivas do funk (a batida característica imitada em alguns momentos, o dançarino exótico, a roupa no melhor estilo hip hop do Marcos, entre outros aspectos) para a sua identidade visual e musical, criando um estilo que acabou se tornando a sua principal marca, explorada ao longo de diversos clipes desde o começo da carreira.

Este DVD é o primeiro trabalho completo e reúne os sucessos da carreira, além de trazer algumas novas apostas. O bom humor também é outro importante aspecto da dupla, o que fica ainda mais evidente nas inéditas “Fap Fap” e “Mulher Mortadela”, entre outras. Trata-se de um bom primeiro trabalho para uma dupla interessantíssima, com potencial para unir dois públicos bem distintos de uma forma jamais vista, desde que trabalhada com inteligência e sutileza, já que também tem tudo para chatear os mais conservadores.

Nota: 8,0

Disponível faixa a faixa no canal Vevo da dupla no Youtube.

* Tuta Guedes ““ O motivo é você

Gravado em janeiro de 2013, este primeiro DVD da Tuta Guedes bem que merecia ter saído há mais tempo. Além de trazer a talentosa Tuta cantando um repertório que parece ter tudo a ver com ela, devido às influências do forró que parecem ser as mais marcantes do disco, este projeto traz também o renomado diretor de clipes Alex Batista numa rara posição de diretor de DVD, papel que ele cumpre com primor. As imagens deste DVD, divulgadas há apenas alguns meses no canal oficial da Tuta Guedes no Youtube, trazem uma textura de videoclipe, o que dá um aspecto muito mais cinematográfico ao projeto.

Apesar da influência mais evidente ser mesmo a do forró, este disco traz canções românticas de alto nível e participações de peso. A versão de “Luar do Sertão”, com a participação do Sérgio Reis, é primorosa. Hugo & Thiago dividem os vocais com a Tuta na música mais bacana do disco, “Pára Pára”. Sem falar da ótima “O motivo é vocꔝ, que traz a participação de Israel & Rodolffo e dá título ao disco.

Nota: 9,0

Disponível faixa a faixa no canal oficial da Tuta Guedes no Youtube.

* Max Moura & Cristiano ““ Ao Vivo em Campo Grande

Conhecidos por terem sido os primeiros a gravar a música “Jeito Carinhoso”, Max Moura & Cristiano lançam o primeiro DVD, agora com o apoio de um dos empresários mais respeitados do meio e, de cara, da Som Livre. Parece uma aposta certeira, afinal é uma dupla de fato muito boa e que ainda tem dois pontos a favor: a boa aparência e o fato de serem de Campo Grande, a cidade que anualmente emplaca pelo menos um artista ou dupla em nível nacional.

Este DVD traz um bom repertório agitado e um visual bem bacana, com direção de vídeo a cargo do André Jacques “Caverna”. A produção do Thalisson Goes, produtor da dupla e estreando em DVDs, comprova que confiar na própria equipe ao invés de trazer alguém de fora pode funcionar muito bem. Aliás, muitos artistas de Campo Grande trabalham dessa forma (Jads & Jadson com o Flávio Guedes, Loubet com o Junior Braga, etc), o que é louvável.

Nota: 8,5

Disponível faixa a faixa no canal oficial da dupla no Youtube.

* Milton Nunes ““ Ao Vivo Entre Amigos

Um ótimo exemplo de como fazer algo de fato proveitoso a partir da amizade com um monte de gente bacana. Milton Nunes convivia com diversos artistas do primeiro escalão nas resenhas e churrascos de Goiânia. A amizade com o cunhado do Jorge acabou levando a esta parceria, que rendeu um DVD muito bom com produção do Pepato, direção do Catatau e a participação de Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Bruno & Marrone e Xandy, do Aviões do Forró.

Acabou sendo uma das melhores surpresas do ano, por conta do enorme talento do Milton Nunes. O bom repertório valoriza a sua interpretação, que sem dúvida é sua melhor característica, com músicas como “Replay”, “Esconde Esconde”, “Eu levo a sério”, e outras muito boas.

Nota: 9,0

Disponível faixa a faixa no canal oficial do Milton Nunes no Youtube.

* Gabriel & Rafael ““ Ao Vivo

Depois de conseguirem o feito de trocar uma música por um DVD (em troca da “Maus Bocados”, a Efeitos bancou o DVD da dupla e desde então tem gerido a carreira), Gabriel & Rafael comprovam ser uma das melhores duplas goianas da atualidade, com um repertório que valoriza o tradicional, mas se entrelaçando com o moderno.

O talento da dupla fica ainda mais evidente em ótimas músicas como “Poucas e Boas”, “Dez despedidas”, “Tirei de Letra”, “Antes só do que mal apaixonado”, “Como nas minhas fantasias”, entre outras. Num formato que remete aos bares, onde a dupla construiu sua história, o DVD está entre os melhores trabalhos lançados no ano.

Nota: 9,5

Disponível na íntegra no canal oficial da Terra Produções no Youtube.

* Marco & Lucca ““ Ao Vivo em Londrina

É arriscado começar um projeto com uma dupla praticamente recém formada já com um DVD, mas a empreitada de Marco & Lucca é bastante válida por se tratar de fato de uma dupla com enorme potencial, principalmente na composição, com músicas que já vêm se destacando com outros cantores. A proposta mais intimista e simples do DVD vai de encontro a essa necessidade de, primeiramente, mostrar o talento dos caras. O resultado é um DVD acústico bastante agradável de se ver e ouvir.

O disco traz a participação dos colegas de escritório da dupla: Conrado & Aleksandro, Loubet e Ittalo Fernandes. O formato acústico funciona muito bem em contraste com o cenário bonito e simples, concebido pela própria dupla. Ainda que seja um primeiro trabalho, é fato que há um gigantesco potencial neles. Da cabeça criativíssima dos dois devem sair muitos hits para diversos artistas nos próximos anos e se isso souber ser utilizado em proveito da própria dupla com certeza o resultado será bastante vantajoso.

Nota: 8,0

Disponível na integra no canal oficial da dupla no Youtube

* Diego & Diogo ““ Ao Vivo

Uma das poucas oportunidades para quem é fã do Ivan Miyazato conferir o que ele vem fazendo desde que começou a se dedicar apenas a projetos próprios. Neste disco da dupla Diego & Diogo gravado em São José do Rio Pardo ““ SP, já se vê que a equipe é da mais alta qualidade possível. Além do bom repertório, a energia do DVD é bem bacana, com uma participação intensa do público. O ótimo arranjador e produtor Junior Sarpa faz jus à responsabilidade conferida a ele pelo Ivan Miyazato, com uma pegada bem comercial e de qualidade.

Diego & Diogo são uma dupla de alto nível que, convenhamos, fica meio escondida dos olhos do mercado nacional. Esta, aliás, é uma das principais características do Ivan: descobrir e lapidar grandes talentos que ou estão começando a carreira ou, como Diego & Diogo, não tem a atenção que merecem dos profissionais do meio sertanejo. A ótima “Cachorrão” tinha tudo pra ser um megahit, se fosse trabalhada em todo o seu potencial. O DVD ainda traz belas canções, como “Imperfeitos”, “Você não é assim” e outras.

Nota: 8,5

Disponível faixa a faixa no canal do produtor Ivan Miyazato no Youtube.

* Lucas Ferreira ““ Ao Vivo

Outro trabalho com a assinatura do Ivan Miyazato lançado em 2014. Desta vez, a aposta é em um artista com incrível apelo teen. Pela reação do público do DVD gravado em Lençóis Paulista, já dá pra perceber que o Lucas Ferreira é o tipo de artista que agrada em cheio a esse tipo de público. O repertório foi todo pensado tendo isso em mente, inclusive. Altamente juvenil, não no sentido pejorativo.

Talvez o único problema seja a estranha necessidade de se espelhar no Luan Santana até quando isso não se faz necessário. Como se não bastasse o Lucas já ter um timbre parecido com o do Luan e até se comportar no palco de forma similar, a assessoria de imprensa dele cometeu o despautério de emplacar uma capa da revista Tititi alimentando uma briga entre o Lucas e o Luan que nunca existiu. Foi bem desnecessário. O projeto tem qualidade suficiente para que esse tipo de artifício não precise ser utilizado.

Nota: 8,0

Disponível na íntegra no canal do Lucas Ferreira no Youtube.

* Marcelo Lima & Alessandro ““ Bar dos Amigos

O primeiro trabalho da nova dupla do Marcelo, irmão do Gusttavo Lima, depois do fim do projeto Willian & Marcelo, traz uma nova e interessante parceria. Agora em dupla com o Alessandro, a sonoridade traz bastante coisa boa do melhor estilo “primeira voz uma oitava abaixo e segunda fazendo a terça”. O resultado é um apelo mais “bruto”, valorizando um repertório mais voltado ao lado tradicional do sertanejo.

O disco traz o Gusttavo Lima e o Di Paullo & Paulino como principais participações, contando também com o irmão Willian, representando o Grupo Remelexo, que contava com os 3 irmãos à frente e agora permanece ativo com apenas um deles. A produção ficou a cargo do próprio Marcelo. O local escolhido para a gravação é bastante simbólico, afinal serviu muitas vezes de palco para que os irmãos Lima pudessem se apresentar no começo da carreira.

Nota: 7,5

Não disponível no Youtube.

* Jeann & Julio ““ Ao Vivo na Capital

Eu considero esses caras uma das melhores duplas do Brasil. Eles têm uma identidade muito própria, evidenciada pelo timbre e pelo caráter exclusivo da interpretação do Julio, além das composições próprias que sempre são priorizadas nos trabalhos da dupla. Neste novo DVD, eles vão a Curitiba para gravar uma série de canções, a maior parte inéditas, para iniciar uma nova fase da carreira, desta vez independentes, já que a parceria de anos com o antigo escritório havia sido encerrada.

O resultado é um disco bem bacana, que consolida a força que a dupla tem no estado do Paraná, abrindo caminho para maiores possibilidades em nível nacional com a música “Beudo Apaixonado”, que conta com a participação do Cristiano Araújo e foi incluída posteriormente no projeto.

Nota: 8,5

Disponível na íntegra no canal da dupla no Youtube

* Marcos Paulo & Rulian ““ 100% Ao Vivo

Num dos melhores trabalhos do ano, a dupla Marcos Paulo & Rulian interpreta algumas canções inéditas incríveis em meio a um repertório com diversas canções marcantes que remetem à fase universitária do sertanejo. O disco é o mais intimista possível, apenas com percuteria, violões, baixo e acordeon, valorizando principalmente a fantástica interpretação dos caras.

O talento já reconhecido dos dois na área da composição rendeu canções incríveis para este projeto, como “Feitiço”, “Tormento”, “Nunca diga jamais” e principalmente “Repertório de Desculpa”, a melhor música do disco na minha opinião.

Nota: 9,5

Disponível faixa a faixa no canal da dupla no Youtube.

* Marky ““ Ao Vivo

Pra um DVD feito meio que às pressas depois do fim da dupla Léo & Marky e começo da carreira solo do Marky, até que este disco cumpre bem seu papel. Com a ideia bacana de relembrar sucessos de artistas da região de Londrina, contando inclusive com a participação de Jeann & Julio, Marky inicia de forma bacana seu projeto solo, com uma produção até de nível superior ao que ele tinha feito até então na dupla Léo & Marky.

Um dos pontos altos do DVD é a cenografia bacana assinada pelo Felipe Eberhard, que aproveitou bem a arquitetura do local e a equilibrou bem com os LEDs em menor quantidade, colocados atrás da janela. O Marco Brasil também participa do DVD, que contou com uma banda de altíssimo nível.

Nota: 7,5

Disponível na íntegra no canal oficial do Marky no Youtube.

* Diego & Danimar ““ Dois corações e uma história de amor

Este disco marca a retomada dos trabalhos da dupla Diego & Danimar, respeitadíssimos no meio (o Diego como arranjador e o Danimar como compositor), com a releitura de diversos hits do Danimar gravados pelos mais diversos artistas e a participação da dupla que melhor representa a importância dele para o cenário sertanejo, Zezé di Camargo & Luciano.

Mesmo em toda a sua simplicidade, com um cenário orgânico sutil e bonito e um formato bem intimista, o disco presta uma bela homenagem a grandes hits históricos do gênero sertanejo. E olha que são muitos. Entre eles, claro, o principal e que dá título ao disco, “Dois Corações e uma história”, uma das mais belas músicas já gravadas por Zezé & Luciano.

Nota: 7,5

Disponível faixa a faixa no canal oficial da dupla no Youtube.

* Marciano ““ Inimitável In Concert

É traçando um paralelo da carreira do Marciano com a de outros expoentes da sua geração, como Chitãozinho & Xororó e Milionário & José Rico, que se notam alguns erros. Enquanto o público e o mercado o vêem como um cantor sertanejo clássico, ele se enxerga como um cantor romântico. E a falta de alguém lhe indicando um caminho mais condizente com a forma como ele é visto acaba causando uma escolha meio equivocada de repertório.

Ainda que este DVD seja infinitamente superior ao que ele havia lançado há uns dois anos (só o fato da Radar Records ter topado distribuir aquele disco já mostra a força que o Marciano tem junto ao público tradicional), com uma direção visual bem competente, é na parte musical que o DVD fica devendo. Com poucas músicas do seu repertório clássico, ele se limitou a regravar hits das próprias participações (“Dormi na praça” com Bruno & Marrone e “Do outro lado da cidade” com Guilherme & Santiago), perdendo a chance de colocá-las para interpretar alguns de seus clássicos, além de incluir canções gosto bem duvidoso, como “Popozuda da vila”.

Nota: 6,0

Ainda não disponível no Youtube.

* Naiara Azevedo ““ Ao Vivo em Londrina

A mais legítima representante do sertanejo feminino de balada, da mulher comum, que bebe, dança e se diverte, e que tinha pouquíssimas representantes até pouco tempo atrás mas parece estar ganhando mais adeptas nos últimos tempos. Este DVD é a consolidação dessa identidade defendida pela Naiara desde o começo da carreira. E o melhor de tudo: valoriza músicas inéditas ao invés daqueles plágios disfarçados de músicas de resposta que ela costumava gravar. Exceto por “Coitado” fechando o disco, o que era inevitável por se tratar do maior sucesso da carreira dela.

Enquanto o mercado insiste há anos em emplacar apenas sertanejas de perfil diva, como Paula Fernandes, o que, convenhamos, é bem complicado, Naiara Azevedo foi por uma linha que a permite trabalhar de uma forma mais ampla. É claro que ainda há muito a ser explorado, mas creio que ela, cantando músicas picantes e dançando à vontade, está no caminho certo.

Nota: 8,0

Disponível faixa a faixa no canal oficial da Naiara Azevedo no Youtube.

* Matogrosso & Mathias ““ Duas Gerações Ao Vivo

Já que o DVD com a formação que tinha o Isaac como Mathias não foi lançado, este disco acabou sendo o segundo registro em vídeo da dupla Matogrosso & Mathias, já na sua terceira formação. Desde a saída do Anísio, o Mathias original, nota-se uma evidente mudança na sonoridade da dupla, que manteve a qualidade, mas com características muito mais modernas. As sempre boas músicas lançadas pela dupla são prova disso.

Este DVD continua celebrando a mais bela voz da música sertaneja, a do Matogrosso, com ótimas músicas como “Os Brutos também amam”, com João Carreiro & Capataz, “Perdeu”, com Péricles, e outras muito boas. Saber escolher repertório sempre foi uma das melhores características de Matogrosso & Mathias. Este projeto grandioso confirma isso mais uma vez. Faz total jus aos mais de 40 anos de carreira.

Nota: 8,5

Disponível no canal oficial da Radar Records no Youtube.