Muito prazer, Chico Amado…

Eu falei sobre ele aqui no blog no início dessa semana, naquela matéria polêmica contrariando a revista Veja. De lá para cá recebi alguns e-mails perguntando um pouco mais sobre o compositor Chico Amado.

Muitos podem não conhecer esse nome, mas com certeza já  cantarolaram seus sucessos. Chico dificilmente aparece na grande mídia, mas a galera que curte o sertanejo a mais tempo o conhece muito bem. E como tem aumentado o número de “novos  sertanejos”  lendo o blog,  acho que vale a pena falar um pouco desse grande representante da música sertaneja.

Chico Amado é muito querido no meio, compositor de talento já teve canções gravadas pelos maiores artistas da nossa música, entre eles Leonardo, Bruno & Marrone, Daniel entre outros. São mais de 700 composições e sucessos arrebatadores no curriculum desse paulista de Pirajuí, que no começo pretendia apenas cantar e até tentou alcançar o sucesso formando uma dupla ao lado de seu irmão, Xodó. Diante das dificuldades e sem apoio, optou por apenas compor, e foi assim que ficou conhecido entre os musicos.

Em 2006 decidiu tirar da gaveta o antigo sonho, e foi com “Tá Bombando”, composição própria que ficou conhecido como cantor. Mas escreveu mesmo seu nome na história da música sertaneja como compositor. É muito comum, em época de  seleção de repertório para um novo trabalho, ser procurado por duplas e cantores em busca de um novo sucesso. Logo abaixo algumas de suas composições nas vozes de outros artistas:

Vai dar Namoro – Bruno & Marrone

Tem Alguém no Seu Lugar – Leonardo

O Bicho vai Pegar – Edson & Hudson

A Chapa vai Esquentar – Rud & Robson

Na Sola da Bota – Rio Negro & Solimões

O Cachaceiro – Eduardo Costa

Robin Hood da Paixão – Hugo Pena & Gabriel

A Saudade Mandou Avisar – Tradição

Mete o Dedo – Gino & Geno

Quando a Saudade Dói – Daniel

Tradição Gaucha – Chitãozinho & Xororó

Trovejou mas não Choveu – Gino & Geno

Saudade Pica-Pau – Trio Astral

Quer Casar Comigo – Bruno & Marrone

Bate a Bota no Chão – Teodoro & Sampaio

Tá Bombando – Chico Amado & Xodó

Denguinho – Milionário & José Rico

Minha História de Amor – Roberta Miranda

Que Saudade Matadeira – César & Paulinho