NA ESTRADA – 35 anos da Rádio Graúna

NA ESTRADA – 35 anos da Rádio Graúna

Tentando organizar tudo por aqui devido à correria das últimas semanas, que atrasaram boa parte dos posts do Blognejo. Hoje, enfim, escrevo sobre um grande evento do qual participei nas últimas semanas: o tradicional Show de Shows, em Cornélio Procópio, que este ano comemorou os 35 anos da Rádio Graúna, uma das primeiras FMs do interior do Brasil a tocar música sertaneja.

Quem acompanha o Blognejo deve se lembrar da cobertura que fizemos no Show de Shows de 2012. Quem não viu, pode conferir clicando AQUI. Em 2015, ao invés do vídeo, resolvi acompanhar como espectador e trazer aqui, em texto, as impressões sobre essa edição histórica.

Em primeiro lugar, é bom salientar o fato de que não é comum a uma rádio do interior, principalmente em uma cidade pequena (cerca de 50 mil habitantes) como Cornélio Procópio, realizar, sempre com grande sucesso, um evento de aniversário com a presença de artistas do peso dos que participam da festa todos os anos. Geralmente, artistas do chamado primeiro time procuram fazer “shows de rádio” apenas nos grandes centros. No interior, geralmente essas festas precisam se contentar com a presença de artistas regionais.

Isso, obviamente, confirma a enorme importância da Graúna para a música sertaneja. Este ano, por exemplo, o evento contou com a presença de nomes como Fernando & Sorocaba, Munhoz & Mariano, João Bosco & Vinícius, entre diversos outros. Sem falar dos medalhões, principalmente Chrystian & Ralf, que praticamente não fazem shows de rádio e este ano também participaram da festa.

No último ano, por questões políticas, o evento não foi realizado. Para compensar a falta que a festa fez no ano passado, este ano o evento contou com uma edição maior, totalizando cerca de doze horas de festa, com a participação de mais de 55 artistas. Cheguei na festa já com 4 horas de show realizado. Perdi, portanto, alguns shows importantes. Fernando & Sorocaba abriram o evento, que terminou com a apresentação da Gaby Amarantos, vejam só, hehehe.

O pioneirismo da Rádio Graúna no sertanejo reflete até hoje na excelente relação que a rádio tem com duplas e artistas tradicionais. Na entrada do backstage, a rádio exibia uma lendária jaqueta da dupla João Paulo & Daniel, doada pela dupla à rádio. Este ano, marcaram presença Cezar & Paulinho, Matogrosso & Mathias e, como eu já disse, Chrystian & Ralf, que causaram rebuliço nos camarins e atenderam praticamente todas as solicitações de fotos. Milionário & José Rico, que estavam confirmados, não compareceram por conta de problemas de saúde do José Rico, que viria a falecer menos de 1o dias depois.

É bacana acompanhar a dinâmica de eventos dessa natureza. Artistas interagindo no camarim, revendo uns aos outros depois de semanas ou até mesmo meses sem se encontrarem. Shows de rádio são geralmente encarados como uma chata obrigação pelos artistas em geral, mas acabam sempre servindo como oportunidade de rever amigos ou, no mínimo, parceiros de estrada.

Os 35 anos da Graúna servem também como prova de que a aposta feita pela rádio no começo de seus trabalhos, a de tocar sertanejo em boa parte de sua programação, foi sólida. A própria história da rádio se confunde com a história do gênero desde sua entrada nas FMs. Até hoje a rádio é referência para novos artistas que vão surgindo ano após ano. Ajudou a consolidar grandes nomes do passado e segue mostrando sua força junto aos artistas da nova geração.

Abaixo, diversas fotos do evento, tiradas pelo fotógrafo Márcio Alessandro.

Deixe seu Comentário

seu endereço de e-mail não será publicado.