Na Estrada – Fred & Gustavo inauguram nova formação e identidade musical em gravação do novo DVD

Na Estrada – Fred & Gustavo inauguram nova formação e identidade musical em gravação do novo DVD

Na última quarta-feira, estive em mais um evento bem interessante. Acompanhei em Itumbiara a gravação do novo DVD da dupla Fred & Gustavo. É óbvio, no entanto, que esse evento teria um aspecto diferente da maioria dos eventos que eu costumo acompanhar em nome do blog. Afinal tratava-se da consolidação definitiva da nova formação da dupla Fred & Gustavo, com a gravação de um novo DVD, o que obviamente demonstra o intuito de acabar o mais rápido possível com qualquer associação da nova dupla com a formação anterior. E isso se deu de forma bem radical, diga-se de passagem.

Em primeiro lugar, é interessante observar o quanto esse evento foi contrário a qualquer evento que pudesse talvez carregar o mesmo estigma. Vejam bem, quando se fala de uma mudança de formação ou de uma separação, é normal notarmos um certo distanciamento dos profissionais do mercado num primeiro momento, até para pra ver se aquilo vai ou não para a frente. Em qualquer situação parecida, é bem isso o que se sente. No caso de Fred & Gustavo, entretanto, as coisas seguiram um rumo inusitado.

Notei, e noto desde o começo dos trabalhos com essa nova formação, um grande empenho de uma parcela considerável de profissionais para que este novo projeto vingue, e não só daqueles diretamente envolvidos com o projeto. Falo de contratantes, de radialistas e até de outros escritórios. Não sei dizer se é uma questão de rivalidade entre “panelinhas” ou entre estados, coisa que ficou muito evidente na ocasião da saída do Diliel, mas parece que muita gente quer de fato que Fred & Gustavo prosperem, principalmente os profissionais do estado de Goiás e proximidades.

A escolha por Itumbiara como local da gravação, aliás, ajudou a corroborar ainda mais isso. A cidade é tida como berço da dupla Fred & Gustavo, mesmo que agora o único membro da dupla natural de lá seja o manager. Nem o Fred e nem o Gustavo são de Itumbiara. Mesmo assim, o público respondeu muito bem a essa escolha. Comparecimento maciço à gravação e uma participação intensa no show.

Além disso, é de fato bem perceptível o empenho da equipe com essa nova etapa. Não há, como talvez fosse o caso (dependendo do projeto), nenhum resquício de clima fúnebre, de saudosismo, nem nada disso. Tanto o escritório quanto o Gustavo e principalmente a banda parecem muito satisfeitos com os novos rumos que a dupla tomou. A entrada do Ednan parece ter mesmo representado algo muito positivo no projeto, pelo menos quando olhamos nos olhos de todos os envolvidos.

A sintonia entre o Ednan, o novo Fred, e o Gustavo, inclusive, parece ter acontecido de forma quase instantânea. Os dois parecem ser parceiros de palco há anos. O Fred tem um carisma impressionante e um evidente talento vocal, com muita identidade. A gravação, pra se ter uma ideia, foi uma das mais rápidas que eu já assisti. Apenas uma hora e vinte minutos foram gastos para a gravação de 17 faixas, com repetições apenas nas participações.

As participações também podem ser consideradas um exemplo deste empenho pelo sucesso de Fred & Gustavo que mencionei parágrafos acima. Gusttavo Lima e Henrique & Juliano são membros de dois dos mais importantes escritórios goianos e em teoria não teriam qualquer obrigação de ajudar a dupla Fred & Gistavo nessa nova etapa. Ou seja, Fred & Gustavo parecem ter se tornado mesmo uma “causa” goiana, antes de qualquer coisa. Também participou do DVD o cantor Wesley Safadão, da banda Garota Safada.

A principal evidência na mudança total da dupla Fred & Gustavo, entretanto, não foi na formação. Se até o último disco a dupla prezava por um repertório mais lento e voltado a um estilo um pouco mais rebuscado, desta vez a dupla abraçou o povão. O que se viu durante a gravação foi um desfile de músicas selecionadas com o intuito de apresentar a dupla Fred & Gustavo de uma forma totalmente diferente. Desta vez, muito mais comercial e agitada do que antes. Entre arrochas, vaneiras e outras coisas do gênero, sobrou pouquíssimo espaço para músicas românticas como nos discos anteriores, o que demonstra uma preocupação muito grande com o mercado de shows atual.

Apesar do nome permanecer o mesmo e de toda a equipe ter permanecido no projeto, o que se viu durante a gravação foi uma dupla totalmente diferente. Fred & Gustavo mantém a mesma estrutura básica, mas o primeira voz mudou e a personalidade da dupla é outra, sem sombra de dúvida. Talvez isso até desagrade alguns admiradores num primeiro momento, mas não dá pra negar que a iniciativa é totalmente válida. Ainda mais se é pra fazer da dupla Fred & Gustavo um produto de fato competitivo. Talento pra isso eles têm. E esse pelo menos é um dos poucos aspectos que permanecem intactos: o talento.

Abaixo, duas galerias de fotos da gravação.

* Fotos by João Luiz

* Fotos by Flanney Gonzallez