Na Estrada – Gustavo Mioto grava primeiro DVD com participações de peso

Na Estrada – Gustavo Mioto grava primeiro DVD com participações de peso

Na última semana, fui até Votuporanga, no interior de São Paulo, para acompanhar a gravação do primeiro DVD do cantor Gustavo Mioto. Com produção do Dudu Borges, direção de vídeo do Jacques Junior e direção geral a cargo da Hit Music, o DVD “Ciclos” finamente apresenta o jovem cantor ao mercado de uma forma mais pomposa, o que já era esperado dele desde o começo, já que ele tem como principal apoiador o pai Marcos Mioto, considerado o maior contratante de shows do Brasil.

Antes de falar sobre o projeto em si, é bom analisar as diversas etapas da carreira do Gustavo Mioto até a gravação deste disco, o que de certa forma explica o nome do projeto. É que, ao contrário do que se costuma ver, a carreira do Gustavo Mioto vem sendo construída não às custas do sucesso que o pai alcançou nos bastidores do segmento, mas com um trabalho sólido, degrau por degrau. Antes deste DVD eles procuraram, até onde deu, desvincular ao máximo o nome do filho com o do pai.

Aliado a isso, está o fato de que o pai é um nome desconhecido para o público, tendo a fama que tem apenas nos bastidores do mercado, junto aos profissionais do segmento musical. A necessidade de desvencilhar o nome do filho do nome do pai se refere, portanto, apenas aos bastidores do mercado sertanejo. Junto ao público, basta seguir fazendo um trabalho sólido de redes sociais e de rádios, o que já vem sendo muito bem feito.

Acontece que, mesmo com todo o empenho, os profissionais do segmento sertanejo vão sempre, em menor ou maior intensidade, acabar linkando os dois nomes. Com isso em mente, e percebendo que não dá pra ficar dando murro em ponta de faca por muito tempo (o que precisava ser desvinculado já o foi, o resto é teimosia de uma parcela mais incrédula do mercado), a segunda preocupação seria o amadurecimento profissional do Gustavo Mioto, o que com certeza já é perceptível após 4 anos de estrada, alguns como crooner de banda baile e outros já como artista solo. A maturidade musical do Gustavo Mioto, aliás, já ficou bastante evidente no palco da Concha Acústica, em Votuporanga, onde foi gravado o DVD.

Passadas essas duas etapas, a consolidação do projeto Gustavo Mioto com a gravação de um DVD mais grandioso seria a etapa natural a seguir. Uma boa sacada foi a escolha da cidade onde reside a família Mioto, Votuporanga, o que já garante aquele aspecto da “valorização das origens”. Fora o fato de ser uma cidade de interior que não costuma receber eventos dessa natureza, o que também já garante um apoio maciço do público.

A equipe envolvida no projeto demonstra que a intenção agora é, de fato, ambiciosa. E o trabalho parece ter um público bem definido. Há quem diga que o sertanejo “teen” morreu, mas eu vejo de uma forma diferente. Nomes como Luan Santana e Lucas Lucco têm mostrado, mesmo com um apelo mais maduro, que este público teen ainda é muito forte. E por mais que se perceba no trabalho do Gustavo Mioto características mais maduras, principalmente nas letras e tudo mais, ainda é bem forte o apelo teen, até mesmo por conta da idade do Gustavo (17 anos). Tanto que o que mais se via no meio do público eram aquelas faixinhas na cabeça das menininhas com o nome do artista, típicas deste tipo de público.

Bruninho & Davi, Cristiano Araújo e Luan Santana participaram da gravação, causando todos um grande furor no público presente. Curiosamente, o Luan Santana foi único que não cantou uma música inédita. Ao invés disso, ele cantou o hit “Carla”, da banda LS Jack. E no que parece ter sido uma pequena e infeliz coincidência, a roupa com que o Luan entrou no palco era bem parecida com a que o Gustavo usou na segunda parte da gravação.

Em um evento aberto ao público, com a gravação começando às 21:00 hs e encerrando às 23:00, tudo funcionou muito bem. Quase não houve repetição de músicas, o público participou ativamente, muita gente importante assistindo no camarote para convidados… Enfim, Gustavo Mioto já é um artista para se ficar de olho. Já está pronto para enfrentar o mercado, tanto que seu DVD já vai sair pela Sony Music. E mesmo que alguns profissionais do meio ainda fiquem com o pé atrás com a questão do sobrenome e do peso que ele carrega, quem vai definir até onde o artista pode chegar, como sempre, é o público.

Abaixo, fotos do evento tiradas pelo grande Fernando Hiro.