Na Estrada – Gusttavo Lima e seu DVD de regravações

Na Estrada – Gusttavo Lima e seu DVD de regravações

Na última semana, o destino do Blognejo foi Goiânia. A ocasião: o novo DVD do cantor Gusttavo Lima. Um DVD que foi feito com um certo grau de surpresa, meio que de supetão, mas que, pelo caráter do projeto, é daqueles na medida pra agradar os nostálgicos, já que tem apenas regravações de grandes sucessos da música sertaneja, principalmente dos anos 90, fora algumas músicas do mais recente CD do Gusttavo.

O intuito era formalizar, em vídeo, aquele disquinho pirata que vazou há alguns meses atrás, com o Gusttavo cantando diversas canções apenas em voz e violão. Daí o nome “Buteco do Gusttavo Lima”. De certa forma, relembra os primeiros anos de carreira e vai de encontro a uma tendência atual de mercado. Muitos artistas têm voltado suas atenções novamente às regravações de grandes hits do passado, seja em formato mais discreto, com lançamento apenas na Internet, ou mais pomposo, como Bruno & Marrone e Cesar Menotti & Fabiano, que estão lançando trabalhos dessa natureza. Os Menotti estão lançando um disco até em versão vinil, vejam só.

No caso do Gusttavo, a fidelidade ao estilo das canções regravadas ficou marcada, em primeiro lugar, no cenário, devidamente decorado como um buteco. Em segundo, nas participações: Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone e só Jorge & Mateus entre os “novos”. Leonardo e Zezé & Luciano são grandes (talvez os maiores) símbolos da geração anos 90, uma das maiores homenageadas neste disco.

Para a produção, Gusttavo Lima convocou novamente o Maestro Pinnochio, que dividiu a responsabilidade com o Daniel Silveira, atual produtor do Gusttavo, e deu ao projeto o caráter simplista que ele precisava. É que o mais recente disco do Gusttavo teve como uma das principais características o virtuosismo nos arranjos, que é um dos pontos marcantes dos músicos que o acompanham atualmente na estrada. Mas um DVD de regravações, no “buteco”, pede com certeza um estilo mais simples, menos rebuscado. A não ser que a proposta seja justamente fazer uma releitura também nos arranjos das músicas, o que não foi o caso. Uma grande surpresa entre os músicos foi a presença do grande violonista Marco Abreu, que também gravou o projeto.

O DVD acabou sendo gravado em dois dias, devido à quantidade de músicas gravadas (mais de 30) e à reclamação dos fãs com relação à quantidade restrita de ingressos, afinal o Villa Mix, onde o projeto foi gravado, comporta uma quantidade reduzida de pessoas e muita gente acabou ficando de fora. No repertório cantado no primeiro dia, fora as canções previstas, entraram ainda algumas músicas cantadas apenas de improviso. Os momentos mais marcantes do evento acabaram sendo mesmo os que contaram com as participações especiais.

A primeira participação da noite, Leonardo, na música “Rumo a Goiânia”, acabou sendo a que mais contagiou a plateia. Jorge & Mateus, com o Jorge se recusando a ficar sentado, hehe, cantaram “Olha Amor”, clássico da dupla Gian & Giovani composta pelo Pinnochio, e “Tá faltando eu”, da Fátima Leão. Aliás, a participação deles rendeu um certo burburinho, já que muito se falava nos bastidores sobre uma mágoa entre o Gusttavo e o Jorge, que, se realmente existia, parece ter sido superada. Aliás, para aqueles que reclamavam que o Gusttavo não dava o devido reconhecimento a Jorge & Mateus como grandes apoiadores e padrinhos de sua carreira musical, isso foi feito por ele, e com bastante ênfase, antes, durante e depois da participação da dupla.

Zezé di Camargo & Luciano cantaram duas músicas. A primeira foi “Saudade”, que eles já haviam regravado do repertório da dupla Chrystian & Ralf. A música ainda ganhou um diferencial inusitado: Gusttavo Lima cantou o trecho dele em português e Zezé & Luciano em espanhol, como também já haviam feito em um dos projetos especiais para a América Latina. Logo depois, gravaram “Do outro lado da moeda”, que faz parte dos mais recentes CDs de ambos. Bruno & Marrone cantaram outro clássico da dupla Gian & Giovani: “Nem dormindo consigo te esquecer”. Logo depois, no improviso, fizeram um medley de “Essa história eu conheço” e “Dormi na Praça”, duas do repertório deles.

E para fechar a lista de participações, uma surpresa: Alcino Lima, pai do Gusttavo, a humildade em pessoa, subiu ao palco para cantar um medley de “Morena Bonita”, do Gino & Geno, “Cama Fria”, do André & Andrade, e “Doce Amada”, de Chitãozinho & Xororó.

Mesmo com a grande quantidade de músicas gravadas já no primeiro dia, ainda faltaram algumas que estavam previstas mas que, caso tenham sido gravadas, só foram no segundo dia, como “Se tiver coragem”, “Eu quero esse amor”, “Quando o amor é pra valer”, “Página de Amigos”, “Tentei te esquecer”, “Leva minha timidez”, “É amor demais”, “Seu veneno”, “Ela é demais”, “Malícia de Mulher”, “Você não sabe amar” e “Tentação Cruel”. Mas como eu disse, não sei se estas chegaram a ser gravadas, já que só acompanhei o primeiro dia de gravações.

Entre as possíveis músicas de trabalho, Gusttavo gravou “Esse copo aqui”. Também estava prevista (talvez para o segundo dia), uma música com o título do DVD, “Buteco do Gusttavo Lima”, mas também não sei se ela chegou a entrar na gravação. Das músicas gravadas no primeiro dia, inclusive, é provável que nem todas entrem no disco, já que foram feitas totalmente no improviso, como o medley que a dupla Bruno & Marrone fez junto com ele, além de outro medley de “Faz de Conta” com “Vida Cigana”, também feito no improviso.

Mesmo com os discos de carreira e tals, todo mundo sabe que o Gusttavo Lima é fã de uma roda de viola, de cantar clássicos do sertaneja e tudo mais. Um projeto dessa natureza, então, tem o claro intuito de agradar a ele mesmo, de realizar uma vontade própria, antes de mais nada, para só então agradar o público, o que com certeza também vai acontecer. Um disco de regravações, com participações do mais alto nível e com um Gusttavo Lima totalmente à vontade fazendo o que mais gosta. Com certeza vem um grande disco por aí, é só aguardar.

Abaixo, o repertório completo do primeiro dia.

1) CARTA BRANCA

2) PÃO DE MEL / LOCUTOR

3) TÔ POR AÍ

4) DIZ PRA MIM

5) MINHA ESTRELA PERDIDA

6) RUMO A GOINIA – COM LEONARDO

7) FUI FIEL

8) PONTO G

9) A COR DA ESPERANÇA

10) OLHA AMOR – COM JORGE & MATEUS

11) TÁ FALTANDO EU – COM JORGE & MATEUS

12) JEJUM DE AMOR

13) SAUDADE / TE EXTRAÑO – COM ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO

14) DO OUTRO LADO DA MOEDA – COM ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO

15) DOU A VIDA POR UM BEIJO / SONHO POR SONHO

16) AINDA ONTEM CHOREI DE SAUDADE

17) NEM DORMINDO CONSIGO TE ESQUECER – COM BRUNO & MARRONE

18) ESSA HISTÓRIA EU CONHEÇO / DORMI NA PRAÇA – COM BRUNO & MARRONE

19) ESSE COPO AQUI

20) 10 ANOS

21) MORENA BONITA / CAMA FRIA / DOCE AMADA – COM ALCINO LIMA (PAI DO GUSTTAVO)

22) BORBULHAS DE AMOR

23) FAZ DE CONTA / VIDA CIGANA

24) SÓ TEM EU

Abaixo, algumas fotos das gravação, tiradas por este que vos fala.

Deixe seu Comentário

seu endereço de e-mail não será publicado.