Na Estrada – Humberto & Ronaldo gravam 3º DVD

Na Estrada – Humberto & Ronaldo gravam 3º DVD

Seguindo mais ou menos a mesma linha de raciocínio que eu defendi em um texto na semana passada, Humberto & Ronaldo gravaram na última quinta em Goiânia o terceiro DVD da carreira. Isto é, resolveram fugir da fórmula padrão dos eventos dos artistas Audiomix, escritório do qual fazem parte, e pela primeira vez gravaram um DVD apenas para o público de Goiânia e não para uma avalanche de convidados como é de praxe. O foco foi de fato na gravação e não em agradar uma pequena parcela das pessoas presentes, nem em se preocupar se todo mundo estava sendo bem tratado, se havia cerveja para os convidados, se o hotel estava bom o suficiente, se a quantidade de reclamações já havia ultrapassado o limite do tolerável, etc, etc, etc.

Ora, Marcão, se o evento não foi para convidados como de costume, o que é que você estava fazendo lá?“. Sempre tive uma relação mais informal com a dupla Humberto & Ronaldo. O fato deles terem o Peninha, meu conterrâneo, como um dos empresários nos aproximou, devido aos eventos, reuniões, churrascos e paneladas de Paella frequentemente realizados na casa dele aqui em Uberlândia. Fui ao evento muito mais como amigo do que como mero “blogueiro convidado”, portanto.

Esta gravação ocorreu, dependendo do ponto de vista, um pouco atrasada, já que o DVD anterior havia sido gravado no início do mês de março de 2012. Mas é provável que a data tenha sido proposital, já que a gravação foi realizada durante o show da dupla na tradicionalíssima Pecuária de Goiânia, uma das maiores festas da cidade natal da dupla. Na verdade é bastante coerente que eles tenham esperado o show da Pecuária para realizar o evento.

Um problema inesperado, entretanto, tornou essa gravação um pouco mais arriscada. No domingo anterior, um jovem foi assassinado a tiros por um policial à paisana durante uma briga dentro do recinto da Pecuária, praticamente em frente ao palco, durante a apresentação do cantor Lucas Lucco. A partir desta data, então, todos os outros shows estariam em risco devido à provável diminuição de público e ao aumento da fiscalização por parte da polícia. Esta preocupação também acometeu os organizadores da gravação do DVD.

No fim das contas, apesar da arena não ter ficado abarrotada, até que havia uma quantidade razoável de pessoas, embora, como já dito aqui no blog em algumas outras ocasiões, o público de Goiânia costuma ser bastante frio em gravações, com pouquíssima interação.

O repertório do DVD foi todo montado em cima dos maiores sucessos da dupla e de mais 10 músicas inéditas, dentre as quais “Hoje eu sonhei com você” é uma das melhores. Na verdade as baladas e as músicas românticas foram o grande destaque do DVD numa primeira impressão. Entre as agitadas, a que provavelmente mais vai repercutir é a música “Lagoa Azul”. Mesmo assim, eu defendo talvez uma sobrevida da música “Eu não sou de ninguém”, que eu considero uma das melhores da carreira da dupla mas que devido ao sucesso da música “Só vou beber mais hoje” não chegou a ser trabalhada da maneira correta desde o último DVD. Ainda acho que ela tem muita lenha pra queimar.

O belo cenário concebido pelo Zé Carratu vai contrastar muito bem no DVD com um dos brinquedos do parque de diversões montado na Pecuária logo ao lado do palco. Apesar dele não ter permanecido em funcionamento durante toda a gravação, quando ele era ligado o visual ficava fantástico. Anselmo Troncoso dirige mais uma vez o DVD e provavelmente vai saber usar muito bem essas cenas durante a edição.

Desta vez quem ficou por conta da produção musical foi o Bigair Dy Jaime. O show, aliás, continha diversos momentos que costumam entrar nos shows de estrada da dupla, como o pout pourrie de Viola e o duelo de canções derramadas que a dupla costuma realizar um contra o outro. Não sei se tais trechos vão entrar no DVD ou se fizeram apenas parte do show, portanto.

A bem da verdade, causou certo estranhamento em algumas pessoas a gravação do terceiro DVD da dupla justamente nesse ano que, conforme expliquei semana passada, está sendo marcado por uma freada nos investimentos em todos os escritórios. Boa parte dos envolvidos defendia a gravação apenas de um CD em 2013 para, em 2014, novamente gravar um DVD. Enfim, não vejo isso algo assim tão preocupante. Na verdade, se era pra escolher entre CD ou DVD e se a dupla teve a oportunidade de gravar um DVD numa ocasião perfeita como a Pecuária, por que não aproveitá-la?

Abaixo, algumas fotos do evento tiradas pelo mestre Rubens Cerqueira.

marcusblognejo's DVD HUMBERTO E RONALDO - FOTOS BY RUBENS CERQUEIRA album on Photobucket