Na Estrada – João Neto & Frederico corroboram experiência em gravações com mais um grande DVD

Eu estava fazendo as contas dia desses. João Neto & Frederico são provavelmente a dupla sertaneja com mais DVDs no curriculum. O primeiro, inclusive, chegou a ser refeito na época porque o HD com todas as pistas do áudio gravado estragou após a primeira gravação. Sem contar a primeira gravação do primeiro DVD, a gravação realizada na semana passada em Vitória foi a sexta da carreira dos dois. E o Blognejo teve a oportunidade de estar lá para acompanhar.

Por ser a sexta gravação da carreira (a sétima, se contarmos a primeira perdida, rsrs), era de se esperar que a dupla João Neto & Frederico conduzisse o evento com total desenvoltura. Não deu outra. A gravação durou menos de duas horas e o único contratempo, que mencionaremos mais adiante, sequer aconteceu por culpa dos dois.

A gravação aconteceu num mega ginásio de Vitória, no Espírito Santo. Apesar do calor arrebatador, que me renderam algumas milhares de calorias a menos, o ginásio escolhido é um espaço incrível para esse tipo de evento. A imagem formada pelas pessoas abanando as mãos com panfletos para se refrescar do calor nos intervalos entre as músicas também produziu uma efeito bacana, apesar de eu achar que esse tipo de imagem não vai ser usada na edição final, hehe.

O DVD contou com um palco bem diferente do padrão, também. Ao invés da banda distribuída no fundo do palco e tudo mais, foram montadas diversas ilhas, uma para cada músico, e uma ilha principal no centro, para a dupla. O cenário, criado pela HIT Music, comprovou mais uma vez o talento dessa empresa nesse tipo de trabalho. Ao centro, um painel circular projetava com uma qualidade fantástica as imagens escolhidas para ilustrar cada música. Atrás do painel, um elevador trouxe a dupla no começo da gravação e levou embora no final.

O repertório do disco foi bem balanceado entre canções românticas e canções agitadas com temas pré-definidos, como já é praxe no repertório da dupla. Tem a música que conta a história do cara que pede pra melhor amiga do seu interesse romântico ajudá-lo na conquista, outra que conta a história da menina santinha mas que se transforma quando bebe (o que vai provavelmente desagradar os puritanos, principalmente por conta do nome: “Bebeu, Fudeu”) e por aí vai. Canções agitadas, mas sempre contando alguma historinha inusitada.

Um dos diferenciais deste DVD vai ser a presença de uma música na qual o João Neto faz a primeira voz, coisa que nunca aconteceu em nenhum outro DVD da dupla. E não fez feio, pelo contrário. Escolheu uma das mais românticas do disco para gravar e mandou benzaço.

Entre as participações, a primeira dupla provocou a histeria do público, mesmo o público ainda não conhecendo, hehe. Gregory & Gabriel gravaram uma das diversas composições do Gabriel Agra (o Gabriel da dupla, hehe) presentes no DVD. São 8, se não me engano. Cesar Menotti & Fabiano gravaram também uma agitada. A perda de peso do Cesinha, aliás, chamou bastante a atenção. Henrique & Juliano gravaram a música “Pode isso Produção”, composição do Diego Kraemer, do Tiago Marcelo, do Marcos (o do Belutti) e do Caco Nogueira, que já postamos aqui no Blognejo com o Guilherme Valim.

Bruno & Marrone fizeram a participação mais celebrada da noite. A música escolhida para a gravação, “Chamam isso de traição”, é uma das melhores do disco e provavelmente vai ser a primeira música de trabalho do projeto, dada a reação dos presentes à gravação.

A participação do Cristiano Araújo acabou quase não acontecendo. É que a gravação durou apenas uma hora e cinquenta minutos e no fim da mesma o Cristiano não tinha chegado ao local ainda. João Neto & Frederico chegaram inclusive a gravar a música que gravariam com o Cristiano sem a participação dele e as luzes já estavam quase sendo desligadas quando ele enfim chegou ao local. Aí foi só repetir a gravação da música para enfim finalizar o projeto.

Mais uma vez a dupla João Neto & Frederico comprovou ser uma das mais experientes nesse tipo de evento. Lembro até hoje da gravação do DVD “40 anos – Nova Geração” da dupla Chitãozinho & Xororó, quando eles foram a única dupla que não teve que repetir a participação. Na gravação de quarta-feira, souberam inclusive trabalhar muito bem o tempo entre o final da gravação e a chegada do Cristiano, para que o público não perdesse o pique. Não repetiram quase nada, exceto algumas das músicas gravadas com participações especiais, e finalizaram a gravação antes que alguém pudesse reclamar da demora.

Escolheram uma equipe incrível para o projeto (Pepato na produção musical, Catatau na direção de vídeo e cenografia da HIT Music) e mais uma vez provaram que gravar um DVD em cidades não tão acostumadas com esse tipo de evento é sempre, repito, SEMPRE, a melhor decisão. Basta rever os DVDs que eles gravaram em São José do Rio Preto e em Palmas. O público participou ativamente e cantou tudo o que sabiam cantar, principalmente a música de trabalho “Crime Perfeito”. Com certeza, o resultado final vai ficar bastante satisfatório.

Abaixo, uma galeria com 400 fotos da gravação, tiradas por mim. Confiram.

Deixe seu Comentário

seu endereço de e-mail não será publicado.