Na Estrada – Marcelo Lima & Alessandro estreiam dupla com DVD simplista

Na Estrada – Marcelo Lima & Alessandro estreiam dupla com DVD simplista

Para quem ainda não sabe, a dupla William & Marcelo, formada pelos irmãos mais velhos do Gusttavo Lima, havia acabado há alguns meses. Não houve briga nem nada, apenas uma divergência quanto à forma de condução da carreira. O William queria uma carreira mais calma, com shows regionais, e o Marcelo almejava algo maior. Com isso, voltou à cena o grupo Remelexo, que era formado pelos irmãos e incluía também o Gusttavo Lima, isso há muitos anos. Desta vez, no entanto, apenas o William permanecia no grupo.

E o Marcelo? Pois bem. Por um tempo, ele procurou um novo parceiro. A procura terminou no Alessandro, que fazia parte da dupla Alan Guerra & Alessandro. O estilo vocal do Alessandro, entretanto, é beeeem diferente do estilo vocal do William. A dupla Marcelo Lima & Alessandro, então, acabou saindo bem diferente da dupla William & Marcelo, com um estilo mais voltado para o de duplas como João Carreiro & Capataz.

Com o sucesso de duplas como Jads & Jadson e com a suspensão das atividades da dupla João Carreiro & Capataz, esse estilo está em evidência. O momento, portanto, não poderia ser mais oportuno para Marcelo Lima & Alessandro, que aparecem como uma boa novidade. Sim, boa, e muito. Apesar do pouquíssimo tempo juntos, a sintonia vocal dos dois é enorme. A qualidade da dupla é comparável à de duplas que já se encontram há anos no mercado.

A gravação do DVD, evento que ocorreu na terça-feira passada em Patos de Minas, trouxe também um repertório e uma produção bem condizente com esse estilo mais rústico que será defendido por eles. A começar pela escolha do local, um bar da cidade de Patos conhecido pela decoração simplista e rural. Para o DVD, decidiram não acrescentar praticamente nada ao cenário, exceto alguns itens de iluminação. O próprio cenário do bar foi aproveitado para o DVD.

O ótimo repertório priorizou canções mais “sertanejas”, até para compor com o cenário de forma mais direta. Com isso, muitas canções interessantíssimas para quem gosta de um som mais tradicional, com direito a guarânias e até modas de viola (regravaram “Caboclo na Cidade”, vejam só). O Marcelo Lima, que também produziu e arranjou o projeto, tocou sanfona durante quase toda a gravação.

É claro, entretanto, que houve espaço para canções comerciais, mas nada de “modinha”. A mais comercial delas, “Carinho Seu”, provável música de trabalho, é uma vaneira interessantíssima com tema romântico.

A gravação trouxe as participações do William, representando o grupo Remelexo, da dupla Di Paullo & Paulino, sendo homenageada no projeto com a regravação da música “Onde anda você”, e do Gusttavo Lima, cantando a romântica “Estações”. Ao fim da gravação, o Gusttavo chamou de volta ao palco a dupla Di Paullo & Paulino e ficou tocando modão até sei lá que horas, hehe. Boa parte do tempo, inclusive, com o Gusttavo na sanfona, vejam só. Até gravei um vídeo a título de registro histórico, hehe. Vejam abaixo.

Ainda sobre o DVD, fiquei entusiasmado com o futuro da dupla. Por se tratar do irmão do Gusttavo Lima, aquela coisa toda, não seria de se estranhar se eles já começassem de uma forma mais agressiva do ponto de vista comercial, com pompa e tudo mais. Mas não, preferiram começar de forma discreta, com um DVD intimista, sem alarde, com um repertório mais consciente e sem a nóia comum do mercado, principalmente quando falamos de duplas e artistas novos. Um repertório daqueles de se ouvir num churrasco ou em casa ou dentro do carro enquanto viaja, bem bacana. A dupla já começou do jeito certo, o que é bem satisfatório. Tomara que prossigam dessa forma.

Abaixo, algumas fotos da gravação.