Na Estrada – Marcos & Belutti gravam DVD na casa do Sorocaba

Na Estrada – Marcos & Belutti gravam DVD na casa do Sorocaba

Na última quarta-feira, fui convidado pela dupla Marcos & Belutti a acompanhar a gravação do novo projeto dos caras. Com produção do Fernando (o do Sorocaba) e gravado no quintal da casa do Sorocaba (o do Fernando, rsrs), a ideia foi gravar um disco da forma mais intimista possível. E priorizando uma linha que todo o meio sertanejo sabe que é a mais forte da dupla: a de músicas que valorizam a interpretação.

A ideia do DVD, segundo eles, surgiu nos churrascos dos quais a dupla passou a participar depois que deixaram o escritório anterior (a EBA Shows, hoje extinta) para ingressar na FS. O Sorocaba, no papel de novo empresário, queria gravar um projeto que mostrasse de fato porque a dupla é considerada uma das melhores da atualidade em termos de qualidade. Para isso, nada melhor do que mostrá-los cantando meeeesmo, sem a pressão de um grande show ou de um DVD com intenções mais claramente comerciais.

O que começaria como um projeto em voz, violão e acordeon acabou ganhando uma harmonia quase completa, trocando apenas a bateria convencional pela “percuteria”, que é a percussão montada como se fosse uma bateria. E a sonoridade do projeto remetendo mais aos acústicos MTV de outros tempos. Mais detalhes sobre essa parte foram abordados numa entrevista realizada após a gravação (o que irritou boa parte dos convidados, que foram embora sem se despedir da dupla porque o Marcão aqui segurou os caras por quase uma hora dentro de uma sala, rsrs) e que eu postarei aqui no Blognejo em algumas semanas.

Obviamente, um projeto intimista como esse pedia a presença de uma quantidade restrita de convidados. Por isso, fora os familiares e amigos, apenas 30 fãs da dupla, representando os diversos fã-clubes (os fã-clubes da dupla Marcos & Belutti são alguns dos mais atuantes da Internet), foram convidados a assistir o DVD e compor o cenário.

A cenografia foi assinada pelo Célio Correa, com velas e lampiões suspensos dando um tom romântico ao projeto. A direção visual ficou por conta do Fernando Trevisan, o Catatau, que aliás anda trabalhando bastante nos últimos meses. Só nessas duas últimas semanas foram 3 os DVDs dirigidos por ele (Milton Nunes, Marcos & Belutti e Loubet).

O repertório foi selecionado de forma a valorizar a qualidade vocal, como eu já disse acima. Além de algumas músicas já conhecidas da carreira dispostas em pout pourries, a dupla regravou algumas canções sertanejas tradicionais (como “Amores são coisas da vida”) e uma do Roupa Nova (“Os corações não são iguais”, já gravada por alguns sertanejos), além de 7 canções inéditas, com destaque para a belíssima “Domingo de Manhã”, que deve abrir os trabalhos de divulgação do disco, e para as músicas “Mentirosa” e “Fica Comigo”.

Esta última canção, aliás, foi a que contou com a participação da dupla Fernando & Sorocaba. Aliás, quando a gente pára pra pensar dá até pra dizer que Fernando & Sorocaba foram os reais anfitriões do projeto. O Sorocaba cedeu a casa e o Fernando produziu o disco e ainda tocou no DVD, o que também é algo inédito. Já vimos outros artistas consagrados produzindo projetos de outros cantores, mas tocando durante todo o disco creio que foi a primeira vez. E ele não cuidou só da produção musical. Até distribuir os convidados nas cadeiras que compunham o cenário ele distribuiu, hehe.

Quem também participou da gravação, o que foi uma surpresa para boa parte dos presentes, foi o inimitável Marciano, que cantou o bolero “Porta Aberta para a Solidão”. Houve uma conversa algumas semanas antes da gravação que davam a entender que o Luan Santana também participaria, o que não ocorreu.

É comum nos bastidores das gravações de DVDs a conversa entre os profissionais do meio presente sobre os mais diversos assuntos, mas geralmente essa conversa acaba sendo mais corriqueira. Na quarta-feira, entretanto, a conversa nos bastidores quase tomou da gravação o posto de “protagonista” da noite. É que a gravação aconteceu justamente no dia em que a dupla Thaeme & Thiago definiu toda essa história da saída do Thiago Servo, mas sem que o anúncio oficial tivesse sido feito ainda. E os dois estavam presentes à gravação. Então já dá pra imaginar como estava o burburinho por lá, né…

Para quem conseguiu prestar mais atenção à gravação, o resultado obviamente foi fantástico. Para quem gosta de ouvir canções cantadas de verdade, com uma interpretação sem defeitos, aquela gravação acabou sendo um presente e tanto. Desde o primeiro DVD, a dupla Marcos & Belutti não havia gravado nenhum projeto que valorizasse tanto a sua já reconhecida qualidade vocal. É óbvio que um projeto dessa natureza suscita dúvidas quanto ao seu caráter comercial, o que eu acho que não vai ser problema. Até porque talvez seja a hora de pararmos de nos preocupar com o que é comercial e começarmos a dedicar nossos ouvidos ao que é bom de verdade.

Abaixo, algumas fotos da gravação, tiradas pelo Cadu Fernandes.