Na estrada – Matheus & Kauan mantém aposta na linha pop romântica em gravação de novo DVD

O primeiro DVD de Matheus & Kauan, lançado no ano passado em Goiânia, foi um dos melhores trabalhos de 2013. Elogiadíssimo em termos de repertório, produção e com participações de peso (Jorge & Mateus, Luan Santana, Michel Teló e Humberto & Ronaldo), inclusive de outros escritórios, o que se tratando de artistas Audiomix não é algo comum de se ver. O DVD e os comentários em torno da dupla já refletiam a grande expectativa que o mercado tinha e ainda tem em cima deles.

E mesmo que aquele disco não tenha tido o resultado acachapante que alguns esperavam, não dá pra dizer também que foi mal sucedido. Pelo contrário. Serviu para dar a cara da dupla e colocá-la no posto de próxima grande aposta da Audiomix. Afinal, trata-se de um projeto sólido e de alta qualidade. Provavelmente pensando nisso é que a dupla não partiu para o popularesco no DVD gravado no último sábado, em Brasília, e manteve a mesma linha pop romântica que foi a marca do projeto anterior, inclusive ousando ainda mais em alguns aspectos.

O último disco tinha uma sonoridade mais pop que romântica. O novo será mais romântico que pop.Desta vez, a dupla resolveu deixar a coisa um pouco mais requintada, vestindo roupas mais formais durante metade do show e com boa parte do DVD sendo tocado junto a uma orquestra, vejam só. E mesmo com as vaneiras, todas muito boas, o disco foi pra um lado mais romântico, valorizando ainda mais a interpretação da dupla. O Matheus evoluiu ainda mais como intérprete e a pegada pop da voz do Kauan está ainda mais interessante.

Chamou a atenção no processo todo a troca de produtor. Desta vez, quem produziu o trabalho da dupla foi o Eduardo Pepato e não o Dudu Borges, como no anterior. Talvez por isso a pegada tenha ficado um pouco mais romântica e menos pop desta vez. A troca de produtor, inclusive, me levou a imaginar que a intenção fosse, como eu disse acima, partir para uma linha popular, a exemplo de Henrique & Juliano, produzidos pelo Pepato e que sem dúvida foram os grandes nomes de 2014. Mas a dupla continuou apostando na mesma identidade musical que já vinham demonstrando.

O DVD foi gravado no Villa Mix de Brasília, que provavelmente é a mais propícia para um evento deste tipo dentre as 4 casas da rede no Brasil. É bem maior que as outras e não tem tanto aquele aspecto de boate. Parece mais uma casa de shows. Embora o local fosse mais propício, entretanto, o público foi quase tão frio quanto o de Goiânia, manifestando-se com mais intensidade apenas quando a dupla cantava canções já conhecidas de seu repertório, como “Segunda Opção” ou “Mundo Paralelo”.

Outro aspecto que talvez tenha contribuído para que a dupla pendesse um pouco mais pro romântico ao invés do pop foi o repertório selecionado entre uma gama maior de compositores. No anterior, quase todas as canções eram do Matheus e/ou do Kauan. E os dois compõem em uma linha reconhecidamente pop. Desta vez, diversos compositores tiveram canções incluídas no projeto. Muitos deles estiveram presentes à gravação, inclusive.

Mais uma vez ficou bem claro que o grande forte da dupla continua sendo o repertório. Muitas canções de altíssimo nível foram gravadas neste projeto, que recebeu o nome de “Face a Face”, canção que abre o show (composição do Matheus e do Samuel Deolli). Aliás, foi uma decisão bem peculiar abrir o DVD com uma canção romântica. Resta ver como vai ficar essa ousadia no vídeo com o disco pronto.

A direção visual do projeto ficou a cargo do Anselmo Troncoso. Confiram abaixo algumas fotos da gravação, tiradas pelo fotógrafo Rubens Cerqueira.