Na Estrada – Nova aposta do Maestro Pinocchio, Lucas Moraes grava DVD em Maringá

Na Estrada – Nova aposta do Maestro Pinocchio, Lucas Moraes grava DVD em Maringá

Seguindo a intensa agenda de eventos das últimas semanas, acompanhei a gravação do DVD do cantor Lucas Moraes, realizada em Maringá no último domingo. O cantor é a mais nova aposta do consagradíssimo Maestro Pinocchio, que é sócio do projeto. Aliás, o DVD que foi gravado carrega muitas das principais características do maestro.

O local escolhido para a gravação foi a casa Out, próxima a uma das saídas da cidade. O cantor, que é, na verdade, da região de Campinas, escolheu Maringá por alguns motivos estratégicos. O apoio de uma grande empresa de eventos, a Maringá Entretenimento e, consequentemente, da Maringá Fm, principal rádio da região, o bom histórico da região no que diz respeito a abraçar e a ajudar na consolidação de artistas, como já aconteceu com Hugo Pena & Gabriel e Conrado & Aleksandro, entre outros elementos que provavelmente não seriam encontrados em sua terra natal.

A logística de recepção aos convidados, diga-se de passagem, foi muito bem conduzida. Um camarote bem preparado, farto, com espaço suficiente para que os convidados interagissem com conforto e ainda assim acompanhassem o show.

Para o DVD, foi utilizada tecnologia Vertez JBL de alto padrão, com a direção de vídeo a cargo do Rafael Terra. A ideia do Rafael para a abertura, inclusive, foi bastante interessante. Nos painéis de LED ao fundo, várias imagens do Lucas em silhueta, com ele à frente de um dos painéis sob pouca luz, de forma que ele se confundisse com as outras imagens, até que a música de fato começasse e a iluminação fizesse o resto do trabalho de revelá-lo ao público.

O trabalho ganhou, como eu disse, elementos bem característicos aos trabalhos do Maestro Pinocchio. A pegada mais tradicional do sertanejo universitário que o próprio Pinocchio imortalizou, com as baladas e as vaneiras bem presentes, o repertório com releituras de músicas antigas, boa parte delas compostas pelo próprio maestro, as duas sanfonas, com ambos os sanfoneiros sentados um ao lado do outro, e por aí vai.

Apesar da aparência mais “marombada” sugerir um cantor muito preocupado com a aparência, o fato é que o Lucas Moraes não faz feio na parte vocal. Pelo contrário. Manda muito bem, tanto nas canções agitadas quanto nas românticas. Fruto da experiência de 16 anos de carreira (!!!). Já gravou nove CD’s em dupla e dois em carreira solo.

O DVD contou com a participação da dupla Conrado & Aleksandro, cujos últimos trabalhos vêm sendo produzidos pelo Pinocchio. A participação também veio a calhar, já que se trata de uma das principais duplas da região e cujo mais recente DVD foi gravado na cidade, com grande público.

Apesar do repertório extenso, houveram poucas repetições, o que de certa forma equilibrou a gravação. Mesmo assim, o público acabou demonstrando certo cansaço a certa altura, inclusive com algumas brigas bem à beira do palco, rapidamente dissipadas pela segurança.

É fato que o maestro Pinocchio tem todo um respaldo do mercado. Nos bastidores do evento, ele concedeu uma entrevista a um veículo de Maringá e disseminou uma certa polêmica ao dizer que ninguém aguenta mais o sertanejo do jeito que está. Realmente, o sertanejo tem se distanciado bastante da modernização que o Maestro propôs com Cesar Menotti & Fabiano e depois com Jorge & Mateus.

Em alguns pontos esse distanciamento tem acontecido de forma até positiva, com uma melhora na sonoridade de alguns artistas e tals, o que é compreensível, já que tudo na vida se moderniza. Mas na maioria dos pontos esse distanciamento tem se dado mesmo é de forma negativa, principalmente nas letras de boa parte das canções e na influência de ritmos que nunca tiveram uma nota musical a ver com nosso segmento, como o funk.

O que deu pra notar na gravação do DVD do Lucas Moraes é que a intenção do Maestro Pinocchio é mesmo mostrar que o sertanejo universitário de essência, aquele que ele ajudou a consolidar nos últimos 6 anos, ainda tem força. Aquele tipo de música que não se distancia tanto dos elementos mais inerentes ao sertanejo como as de atualmente. E o Lucas Moraes tem qualidade suficiente para se portar como um dos defensores dessa vertente. Este DVD deve ajudar a comprovar isso.

Abaixo, algumas fotos da gravação.

Deixe seu Comentário

seu endereço de e-mail não será publicado.