Na Estrada – Pedro Paulo & Alex gravam DVD e coroam bom trabalho realizado

Na Estrada – Pedro Paulo & Alex gravam DVD e coroam bom trabalho realizado

Quando eu coloquei Pedro Paulo & Alex como principal aposta na música sertaneja para o ano de 2014, eu não estava fazendo jabá, como tantos me acusam em ocasiões como essas. Eu coloquei a dupla no topo da lista porque eles fizeram um 2013 exemplar no estado do Paraná. Segundo TODOS os contratantes e radialistas do estado, foram o principal produto no estado durante o ano passado. Chegaram a fazer uma média superior a 25 shows em alguns meses.

E o mais interessante de se dizer quando falamos em Pedro Paulo & Alex é a forma como esse trabalho foi realizado. Parece mentira, principalmente em se tratando do mercado de hoje como ele é, mas Pedro Paulo & Alex podem se gabar de fazer parte do seletíssimo grupo de artistas que começaram do zero e conquistaram um grande espaço apenas com o próprio trabalho. “Ah, Marcão, vai me falar que os caras não gastaram nada na carreira?”. Ora, claro que gastaram, mas comparando com o que se gasta em média para um artista emplacar hoje em dia, Pedro Paulo & Alex fizeram milagre. O principal mérito foi saber escolher da forma certa as parcerias.

A gravação do primeiro DVD serviu, portanto, para coroar esse bom trabalho, pelo menos num primeiro momento. Até porque num segundo momento a função deste DVD é, sem dúvida, romper as barreiras do Paraná e ajudar a dupla a repetir o mesmo êxito em outros estados. E a julgar pelo barulho que a dupla já vem fazendo no interior de São Paulo, Minas e Mato Grosso do Sul, o DVD não poderia acontecer em melhor hora.

A escolha do local da gravação foi um dos grandes acertos do evento. Umuarama é, em primeiro lugar, a cidade de origem da dupla. Então já pesa aquela coisa toda da valorização do público que primeiro ajudou a alavancar o projeto. E por se tratar de uma cidade pouco acostumada a eventos dessa natureza (gravações de DVD), a participação e interação do público durante o show não poderia ser melhor. É uma tecla na qual venho batendo há tempos: se for gravar um DVD, vá pra um lugar que não está acostumado a DVDs ainda. A energia é outra, o público é muito mais receptivo, entre outros diversos pontos positivos.

Outro acerto foi a escolha da empresa responsável pela direção visual. A Caverna Filmes, do André Jacques, tem crescido muito no segmento de clipes e principalmente no de DVD’s. Depois de gravar diversos projetos regionais, faltava apenas uma grande oportunidade para projetar seu trabalho nacionalmente, oportunidade essa que muito provavelmente será suprida com este projeto, que a empresa soube valorizar muito bem. A qualidade dos cenários e a preocupação com a qualidade do vídeo com certeza farão muita diferença.

Sobre repertório, o DVD vai servir como registro de alguns dos maiores sucessos da dupla. E entre os diversos acertos do projeto deles até o momento, eles podem se gabar ainda de terem conseguido emplacar nas regiões em que trabalharam mais do que uma única canção. É claro que “Fama de Pegador” sai na frente, mas “Mamãe passou açúcar em mim”, “Tá calor”, entre outras, alcançaram enorme repercussão.

Nem vou entrar a fundo na questão vocal da dupla, mesmo sabendo que esse vai ser um dos pontos mais explorados nos comentários que serão postados ali embaixo. Acontece que, digam o que quiserem, mas eles conseguiram formar uma identidade bem diferenciada, que mesmo remetendo a nomes como Jads & Jadson e outros ainda é bem marcante, o que ajudará a dupla a conquistar um mercado maior de forma ainda mais rápida.

Aliás, a respeito dessa identidade vocal da dupla, é bom salientar também o mérito do produtor Jimmy Oliveira, que desde o começo produz as músicas da dupla. Ele ajudou a dupla a moldar essa identidade vocal para que ela fosse ficando cada vez mais diferenciada. Houve uma preocupação do Jimmy em usar também elementos não muito usuais dentro do sertanejo, como sanfona e bateria eletrônicas, o que dentro do som da dupla Pedro Paulo & Alex é bastante explorado.

Ao término da gravação ficou bem claro que um projeto dos bons vem por aí. Visualmente, ficou bem legal. Musicalmente, ainda que a galera mais conservadora torça o nariz, é bastante comercial. Agrada muito a galera da balada e, convenhamos, é esse o público mais almejado pela galera sertaneja. Isso tudo sem falar da ótima presença de palco dos caras. Agora só resta a Pedro Paulo & Alex largar de vez o osso e sair da zona de conforto que é o estado do Paraná na carreira deles e se arriscar a nível Brasil. Mas pelo andar da carruagem, daqui a pouco o slogan “Sucesso nas repúblicas” já não vai fazer mais jus nenhum ao tamanho da dupla.

Abaixo, algumas fotos da gravação, que contou também com a participação de Zé Ricardo & Thiago. A foto em destaque no post é do intrépido e sempre incrível Maurício Antônio.