Na estrada – Thaeme & Thiago consolidam nova formação com DVD grandioso

Na estrada – Thaeme & Thiago consolidam nova formação com DVD grandioso

Lá fomos nós de novo para mais um evento ao redor do Brasil. Desta vez, o evento foi a gravação do DVD da dupla Thaeme & Thiago, em nova formação, realizado no último sábado no Citibank Hall, em São Paulo. É óbvio que o DVD, que havia sido adiado devido ao anúncio da substituição do Thiago Servo pelo Thiago Bertoldo, veio no melhor momento possível, no qual a dupla precisa urgentemente consolidar uma nova imagem, já que a formação mudou.

Acontece que tudo o que envolveu este DVD nos leva a ver este projeto não apenas como uma consolidação da nova imagem, mas como uma oportunidade de colocar a dupla alguns degraus acima do patamar no qual se encontravam antes. Se eventualmente a dupla era vista como “intermediária”, a clara intenção deste projeto é apresentá-los como dupla do primeiro time.

Tudo começa pela escolha do local. Antes da entrada do Thiago Bertoldo, o DVD seria gravado num show no interior de São Paulo. De repente anunciaram a mais emblemática casa de shows do Brasil como palco da gravação, o Citibank Hall, que além de carregar toda essa importância, fica em São Paulo, capital. E o mercado tem aquela coisa toda de apenas aceitar DVDs gravados em São Paulo de artistas já consolidados no mercado, como se artistas menores não tivessem ainda cacife pra peitar um desafio desses.

Até questionei a dupla na entrevista que postei com eles na semana passada sobre a pressão de fazer o DVD na mais emblemática casa de shows da mais emblemática das cidades brasileiras. E os dois foram bem sinceros ao dizer que ainda tinham receio a respeito dessa decisão. No dia da gravação, inclusive, cheguei a pensar por algum tempo que aquela teria sido uma decisão errada. Na hora marcada para o começo da gravação, 22:00 hs, a casa ainda estava relativamente vazia. Mas pouco menos de uma hora depois, a casa já estava cheia. Um alívio e provavelmente um grande peso retirado das costas da dupla.

Outra coisa que denota a preocupação em mostrar a dupla num patamar maior foi a mega estrutura montada para o evento. A decoração grandiosa trouxe LEDs que se moviam como grandes portões, ou para o lado ou para cima. Em uma cena, um dos  painéis de LED levantou para que um carro pudesse entrar no palco. O mesmo aconteceu quando a dupla Fernando & Sorocaba entrou para participar. O conjunto de desenhos aplicados em cada música, inclusive, foi de muito bom gosto. A direção visual ficou a cargo do Catatau, aliás.

Um outro aspecto interessante do DVD foi a intensa participação da banda, seja em coreografias, seja na interação com a dupla. A produção musical do projeto ficou a cargo do Laércio da Costa, que já estava ligado a este DVD mesmo antes da saída do Thiago Servo.

O repertório, mesmo com todo o debate acerca das letras picantes nas músicas da dupla, motivo que teria causado a mudança de formação, não foi tão diferente do repertório que eles já vinham trabalhando. No geral, o repertório foi bem selecionado, exceto por uma música clone da “Tcha Tcha Tcha” intitulada “Ai ai ui ui”, a única bola fora. Mesmo assim, além das boas músicas do EP lançado recentemente, como “Aeroporto” e “Inseguros”, o DVD trouxe belíssimas canções românticas e ótimas dançantes, como “O que acontece na balada” e “Coração Apertado”, que traz uma pegada de pagode, com direito ao Thiago tocando cavaquinho.

A Thaeme ainda cantou uma música com potencial de se tornar um hino feminino, intitulada “Solteira, soltinha”, numa performance bem bacana tanto dela quanto da banda, com o Thiago na gaita ponto. O lado musicista do Thiago, aliás, foi bem explorado. Ele tocou cavaquinho, violão e gaita ponto do DVD.

No fim das contas, a lição de casa foi feita. Poucas vezes lembro de ter visto uma troca de formação tão bem administrada, desde o dia do anúncio até a gravação do primeiro grande projeto em vídeo. Na maioria dos casos, sempre testemunhamos um baque gigantesco. No caso de Thaeme & Thiago, a mudança foi natural e, pelo que pudemos ver no DVD, bastante positiva. O projeto muito provavelmente vai cumprir o papel a que se propôs, que é mostrar a mudança como uma coisa positiva e apresentar a dupla como um produto bem mais grandioso do que costumava ser.

Abaixo, algumas fotos da gravação.

As fotos abaixo são do Cadu Fernandes.