Na Estrada – Tonny & Kleber gravam DVD com foco na qualidade vocal

Na Estrada – Tonny & Kleber gravam DVD com foco na qualidade vocal

Seguindo a nossa rotina frenética de eventos ao redor do Brasil, o Blognejo acompanhou na semana passada a gravação do DVD da dupla Tonny & Kleber, em São José do Rio Preto. Quem acompanha a música sertaneja mais a fundo há mais tempo com certeza já conhece a dupla. Já estão na estrada há 16 anos. Foram apadrinhados por Chitãozinho & Xororó anos atrás e desde então sempre gravaram participações nos programas que os mestres apresentaram no decorrer da carreira. E além de Chitãozinho & Xororó, outras personalidades importantes sempre fizeram questão de demonstrar todo o apoio possível a Tonny & Kleber, como o ex-jogador Roberto Carlos.

.

.

Aliás, a gravação deste novo DVD foi um investimento do próprio Roberto Carlos, que sempre teve uma relação com a dupla muito além do empresariamento artístico. É coisa de fã mesmo. E de amigo, claro. A admiração do Roberto Carlos pelo trabalho dos caras reflete bem a relação que a classe artística sertaneja em geral tem com o trabalho deles. Além da exímia qualidade vocal, comprovada mais uma vez durante a gravação do DVD, eles são reconhecidos também pelo trabalho incrível como compositores.

E essa admiração do meio pelo trabalho deles acabou refletindo também no nível das participações especiais convidadas para este DVD. Além dos padrinhos Chitãozinho & Xororó, o DVD contou com o Edson, com Bruno & Marrone e com Renato Teixeira, vejam só. Uma listinha invejável, diga-se de passagem.

Com produção da Lenita Sousa, o DVD foi gravado no teatro Paulo Moura, com todo o público acomodado em cadeiras. A princípio, parece ser uma ideia arriscada, já que um DVD sertanejo, em teoria, pede uma participação mais ativa do público. Mas já deu pra sacar de cara que a intenção da dupla era mesmo valorizar a sua característica mais marcante, que é a interpretação. É claro que o disco contou com músicas mais agitadas, que, por conta do público sentado, talvez não tenham um efeito tão marcante no vídeo quanto as mais apaixonadas e rasgadas.

A produção musical ficou a cargo do Orlando Baron, que aproveitou a oportunidade para experimentar, já que a qualidade da dupla permitia isso. O que se ouviu durante a gravação foi, portanto, uma leva de arranjos bastante interessantes, fora do padrão comercial tradicional, o que deixou as músicas gravadas ainda mais originais. Mas sempre valorizando a capacidade de interpretação da dupla, claro. Fora que o time de músicos que participou da gravação é de primeira linha.

A direção visual ficou a cargo do André Jacques, da Caverna Filmes, com cenografia do Jarsel Borges. A opção foi por um cenário completamente orgânico, sem nenhum LED, o que condiz muito com a realidade da dupla, ou seja, mostrar a que veio sem o uso de recursos ou firulas exageradas.

O repertório escolhido é completamente autoral, exceto pela excpecional “Trato é Trato”, gravada originalmente por Chrystian & Ralf, e por uma inédita composta pelo Xororó que ele deu de presente à dupla e que foi uma das duas que ele gravou com Tonny & Kleber no projeto. O nível das letras do disco, aliás, salta aos ouvidos. Tonny & Kleber são dois compositores incríveis, coisa que o próprio Xororó fez questão de ressaltar quando entrou no palco. A primeira música que a dupla gravou com Chitãozinho & Xororó, “No pensamento”, é absurda, pra falar pouco.

As participações renderam momentos bem inusitados. Com o Edson, a mesma qualidade vocal de sempre, apenas com uma repetição. Renato Teixeira entrou com o microfone meio baixo, até porque o volume de voz dele já é beeeeeeeem diminuto, mas na segunda vez rolou tudo numa boa. Ele ainda recebeu uma homenagem através da música “Romaria”, gravada também neste DVD.

Chitãozinho & Xororó se atrapalharam muitas vezes com a letra da música no Teleprompter, e a bronca acabou sobrando pro rapaz que manuseava a tela. Sem contar que a dupla preferiu permanecer no palco sem voltar para repetir a entrada, contrariando o produtor hehe. Mas tudo encarado na esportiva e como um momento extrovertido pelo público presente.

Mas a galera caiu mesmo na risada quando o Marrone ficou preso na cortina no fundo do palco quando a entrada da dupla Bruno & Marrone foi anunciada. Eles cantaram uma música composta pelo Bruno em parceria com Tonny & Kleber. O novo DVD da dupla Bruno & Marrone, inclusive, tem uma moda inédita dos dois.

A grande quantidade de músicas gravadas estendeu um pouco a gravação, mas o Tonny fez as vezes de mestre de cerimônias entre uma música e outra, sempre falando com o público com aquela voz suaaaaaaave e sereeeeena, hehe, e sempre explicando também o significado da letra de cada uma das músicas gravadas. Para o Kleber sobrou o papel de piadista e contador de histórias, com destaque para a história da perda de um dente posteriormente colado com Superbonder, hehehe.

A gravação acabou sendo um grande momento para quem gosta de música de verdade, bem cantada e bem tocada. Já é um privilégio ouvir Tonny & Kleber cantando. Agora imagina só ouvir, numa mesma ocasião, além de Tonny & Kleber, Bruno, Xororó, Edson e Renato Teixeira? Sem dúvida uma ocasião imperdível. Um projeto que com certeza vai agradar muito o mercado sertanejo e que chega, inclusive, num momento em que o público tem buscado um pouco mais de qualidade. Quem sabe enfim tenha chegado a hora da dupla despontar de vez a nível nacional e mostrar ao público porque eles são tão admirados pelos profissionais do meio.

As fotos do post foram tiradas pelo sempre impecável Maurício Antônio.