Na estrada: Gabriel Diniz embaralha rótulos em primeiro DVD

Na estrada: Gabriel Diniz embaralha rótulos em primeiro DVD

Nos últimos tempos, andei percebendo que aquela distância cultural que havia entre a música do nordeste e a música sertaneja, que mesmo tão similares acabavam sendo trabalhadas de forma distinta, diminuiu consideravelmente. Se antigamente a influência nordestina era percebida na música sertaneja apenas quando algum artista ou dupla gravava alguma música que já era sucesso há anos no nordeste e se os artistas sertanejos que se destacavam em nível nacional demoravam a chegar naquela região, hoje a coisa mudou de figura.

Já de algum tempo pra cá, é possível perceber que artistas nordestinos têm se destacado com mais rapidez a nível nacional e artistas sertanejos têm conquistado o público do nordeste em menos tempo. Vide Henrique & Juliano, que estouraram por lá junto com o resto do Brasil. E o Wesley Safadão, que tem flertado com o público sertanejo intensamente desde que fechou com a Audiomix. Aquela barreira temporal que havia entre a música sertaneja e o Nordeste parece ter sido quebrada.

Gabriel Diniz é um novo artista que representa muito bem isso que estou dizendo. Quando mencionei que estava indo até Recife para assistir à gravação do seu DVD, muita gente me perguntou: “ué, vai cobrir forró também agora?”. Acontece que o Gabriel Diniz é bem isso mesmo: uma mistura de gêneros. Ele é um artista sertanejo, mas não apenas isso. Ele é um artista do forró, mas não apenas isso. Na verdade, é possível apontá-lo como grande aposta eclética, o que é raro. A voz remete aos grandes artistas do axé e forró nordestino. Mas a linha melódica das músicas remete mais ao sertanejo.

O ecletismo do trabalho do Gabriel Diniz refletiu também nas participações do DVD: Cristiano Araújo (sertanejo), Wesley Safadão (forró), Mr. Catra (funk), Aline Rosa e Léo Santana (axé). O produtor musical também vem do sertanejo: Blenner Maycon, responsável pela maior parte dos trabalhos lançados recentemente em Goiânia. O resultado é um DVD que mescla gêneros musicais, mas no qual é possível observar a predominância do sertanejo.

Mas a grande sacada do DVD está principalmente na parte visual. Ao invés de um DVD modesto, optaram por um projeto grandioso, enorme. Usando como base o parque de diversões Mirabilândia, no Recife, o DVD usou duas rodas gigantes como parte do cenário, com o palco no meio. As fotos abaixo dão uma ideia do tamanho do palco e do projeto em si.

A equipe responsável pela parte visual do DVD também é egressa do sertanejo. A direção do projeto é do Rafael Terra, da Terra Produções, com o Robson Rapoza como diretor de arte e produção de palco. E levando em conta os últimos projetos com a marca da Terra Produções, dá pra notar uma intenção da produtora em se destacar com projetos mais grandiosos. Eles foram os responsáveis, por exemplo, pelo DVD “Tempo Certo”, que a dupla Henrique & Diego está lançando agora e que também surpreende pelo tamanho.

Sem falar que a Terra Produções enfim está saindo de sua zona de conforto, Goiânia, para se destacar em projetos pomposos em outras regiões do Brasil, como visto com Henrique & Diego em Campo Grande e com Gabriel Diniz em Recife.

Não cheguei a assistir todo o DVD. É que como é de praxe em todo e qualquer DVD gravado em área externa, sem cobertura, choveu. Nada de temporal, mas uma chuva enjoada o suficiente para atrasar um pouco mais o começo da gravação, que por conta do atraso na chegada de algumas participações demorou a começar. Assisti cerca da metade de dentro do caminhão da UP Music, empresa responsável pela captação do áudio. Até melhor que assistir de frente do palco, porque o que rola dentro do caminhão é quase uma edição instantânea do DVD.

Mesmo assim, o que ficou claro é que o Gabriel Diniz é de fato uma aposta enorme. Para um artista em início de trabalho mas já com uma interação intensa com o público, um DVD deste tamanho tem tudo para ser um consolidador de carreira. E é nisso que aposto.

Abaixo, fotos do mestre Rubens Cerqueira.

Deixe seu Comentário

seu endereço de e-mail não será publicado.