Na Estrada – Em pocket show com a participação de grandes ídolos, João Bosco & Vinícius lançam disco “Estrada de Chão”

Na Estrada – Em pocket show com a participação de grandes ídolos, João Bosco & Vinícius lançam disco “Estrada de Chão”

Um dos lançamentos mais celebrados do ano até o momento sem dúvida é o o disco “Estrada de Chão”, da dupla João Bosco & Vinícius. Após 3 anos de gravação e uma grande expectativa gerada nos fãs mais tradicionais do gênero sertanejo, João Bosco & Vinícius enfim lançaram o disco, que reuniu um time invejável de participações especiais.

Na terça-feira do dia 09/06, a dupla realizou o evento oficial de lançamento do projeto, na casa de shows Via Marquês, em São Paulo. Com a presença de convidados da imprensa, da web, dos executivos da gravadora Universal e de diversos radialistas, além de alguns fã-clubes, João Bosco & Vinícius realizaram um pocket show com alguns sucessos da carreira e várias músicas gravadas no novo projeto, reeditando ao vivo algumas das parcerias feitas para o “Estrada de Chão”.

Participaram do pocket show as duplas Matogrosso & Mathias, Felipe & Falcão, Rionegro & Solimões, Paraná (sem o Chico Rey, que já de algum tempo pra cá anda passando por alguns problemas de saúde), e Alan & Aladin. Além de cantarem ao vivo as músicas gravadas no disco, ainda deram uma canja de alguns sucessos. A participação do Paraná foi um dos pontos altos da noite, já que é obviamente uma das maiores inspirações da dupla João Bosco & Vinícius.

Ainda não vou escrever a respeito do disco em si, senão este texto acaba virando um review, mas vou tentar falar um pouco sobre o momento em que ele está sendo lançado. Essa coisa de “resgate” não é nenhuma novidade, afinal de tempos em tempos o gênero sertanejo parece passar por algum tipo de crise de consciência e a releitura de clássicos sertanejos acaba servindo para amenizar a situação. Mais ou menos como ir à missa aos domingos depois de ter passado a semana toda cometendo pecados, hehe. O formato do “Estrada de Chão”, no entanto, é que faz dele um disco mais especial.

João Bosco & Vinícius se adiantaram em divulgar que o projeto estava sendo desenvolvido, mas, por conta da falta de um prazo certo para a conclusão, acabaram vendo a sua ideia ser “aproveitada” por outros artistas. Não estou dizendo que eles copiaram João Bosco & Vinícius nem nada, só estou salientando que diversos projetos dessa natureza foram lançados de dois anos pra cá: Michel Teló com o “Bem Sertanejo”, Cesar Menotti & Fabiano com o “Memórias Anos 80 e 90”, primeiro em CD e em LP e agora em DVD, Leonardo & Eduardo Costa fazendo escola com o projeto “Cabaré” (em breve falo mais a respeito), todos com repertórios bem parecidos.

Creio que a principal diferença deste projeto da dupla João Bosco & Vinícius para os demais citados seja a preocupação em reverenciar alguns grandes nomes do passado, não apenas os óbvios mas também artistas que tem uma grande importância histórica e que nem sempre são lembrados. O evento de lançamento do disco, aliás, também cumpriu muito bem esse papel, mostrando que este é mesmo o coringa do projeto. A prova disso foi o reconhecimento demonstrado pelo público aos artistas que participaram do show. Sem falar na escolha das músicas do disco, claro, que sabiamente fugiu do óbvio.

Volto a falar sobre o CD “Estrada de Chão” em breve através de um review. Gravei com o celular alguns trechos das participações. A intenção era apenas manter os vídeos no meu acervo pessoal, mas publiquei na fan page do blog só pra galera conferir como foi. Vejam AQUI.

Abaixo, algumas fotos do evento.