Nivardo Paz celebra suas composições e homenageia Cristiano Araújo em DVD

Nivardo Paz celebra suas composições e homenageia Cristiano Araújo em DVD

Há um movimento interessante nos últimos tempos na música sertaneja. Compositores de renome que também são grandes intérpretes começam a se voltar aos próprios projetos através de CDs ou DVDs, o que tem proporcionado trabalhos de alto nível dentro do gênero. Vide Marília Mendonça, Maiara & Maraísa, Paula Mattos, Gregory & Gabriel, entre outros já na praça ou ainda não lançados, como Samuel Deolli & Davi.

bd2ba01d1403d7c7c840c726b4751541

O que é visto com desconfiança por outros artistas e seus empresários, provavelmente receosos de perderem grandes fontes para um repertório de qualidade, não deixa em nenhum momento de ser um fator positivo. Primeiro porque todo mundo tem o direito de perseguir seus sonhos e os próprios compositores/intérpretes reconhecem que o grande objetivo é cantar suas próprias canções, sendo o ato de fornecer músicas a outros artistas apenas um trampolim para esse sonho maior. E segundo porque a música sertaneja ganha grandes artistas que estavam escondidos, esperando apenas uma oportunidade para iniciarem esta nova fase.

a6fe4ea9e62894dc9dbb36fb727b17ac

E num dos casos mais emblemáticos, aconteceu na semana passada a gravação do DVD do cantor e compositor Nivardo Paz. O jovem piauiense que largou o seminário para se dedicar à música é responsável por canções como “Recaídas” (Henrique & Juliano), “Prisão sem grade”, “Invasões” (ambas com Jorge & Mateus), “Eu, um violão e o nosso cachorro” (Simone & Simaria) e algumas do repertório do Cristiano Araújo e de diversos outros grandes artistas.

347fd0650e0b152602bc5cc99979f4db

Além de celebrar a própria obra como compositor, a oportunidade do DVD é também a de demonstrar o talento dele como intérprete. A amizade e o respeito que o Nivardo conquistou com suas músicas também renderam mais de dez participações no projeto. Daí o nome do disco: “Nivardo Paz Entre Amigos”.  E, talvez pela grande semelhança do timbre ou pela paixão do Cristiano pelas músicas do Nivardo, o DVD acabou sendo também uma grande homenagem a ele.

e382a4665c45e8633a0c13ba70e3c058

Esta homenagem foi, na verdade, um dos motes do DVD. Para começar, quem cuidou da produção executiva do projeto foi o Rafael Vanucci, braço direito do Cristiano. O DVD começou, também, com uma grande mensagem póstuma no painel de LED dedicando o projeto a ele. E, por fim, a participação mais emocionante e comentada foi a do João Reis, pai do Cristiano, que cantou com o Nivardo a música “Sangrando sem corte”, composição dele que fez parte do DVD “In the Cities”.

7f73f6028d88fce574e9d29f68003b26

Tudo isso sem falar das músicas do Nivardo gravadas pelo Cristiano e que foram incluídas no repertório deste DVD, como “Continua”, que contou com a participação da dupla Maiara & Maraísa, e a própria “Sangrando sem corte”. Fora as gêmeas e o João Reis, participaram do DVD João Neto & Frederico, Raffael Machado, Fred & Gustavo, Gislaine Mattos, Simone (representando Simone & Simaria), Tânia Mara, Rafael Almeida, MC Angel K, Thiago Brava e Léo Magalhães, com o Cuiabano Lima na apresentação.

A participação do Rafael Almeida não se restringiu apenas à música que ele cantou. A abertura do DVD, após a dedicatória ao Cristiano, é um longo take com cenas representando o começo da trajetória do Nivardo, desde a infância, quando ele ganhou um violão artesanal feito pelo pai, até o primeiro show em São Paulo e a escolha do nome artístico, passando por cenas como a sua vida no seminário antes de decidir seguir o caminho da música, a primeira vez que uma canção sua tocou no rádio, com Frank Aguiar, entre outras. Rafael Almeida atua aqui como o amigo que dá a dica do nome artístico.

9d8e8925e62791c6f1d52ffde3dca17c

Por falar no violão artesanal, ele acabou se tornando um elemento de cena importante, ficando como parte do cenário durante todo o DVD. O cenário foi, inclusive, um dos pontos fortes do projeto. Um belo palco em formato de violão junto com painéis de LED ao fundo. A direção de vídeo ficou por conta do Rafael Terra, em um dos últimos projetos dele à frente da Terra Produções (ele abriu a Musi Filmes). A produção musical ficou a cargo do Jener Melo, que depois do DVD da dupla Zé Neto & Cristiano passou a ser um dos produtores mais requisitados do momento em Goiânia.

94e1623abcde39371cffd7bda2afd9da

O local escolhido para a gravação, a Play Music Hall, também agradou, já que, ao contrário da maioria dos outros locais que a turma costuma usar em DVDs na cidade de Goiânia, a casa é bem climatizada e possibilita uma boa visibilidade do show a todos os presentes, seja no camarote ou na pista.

7bc427a5271489b768cdeeaa0a7a17b5

Nivardo Paz é de fato um dos melhores compositores da nova geração. Uma das grandes “aquisições” do gênero sertanejo oriundas no nordeste, suas músicas trazem uma identidade muito forte, com uma marca própria. Sem falar que fogem do tradicional estilo dos compositores nordestinos, costumeiramente mais agitado e menos romântico.

8e45e6d64f342ecdde985f76a5bdb9ec

A homenagem ao Cristiano e a semelhança do timbre vocal podem ajudar o Nivardo a se tornar muito querido entre os fãs órfãos do Cris. E o DVD vai facilitar muito a migração do posto de “apenas compositor” para o de “cantor e compositor”, função que ele já exercia, apesar disso não ser de conhecimento do grande público. Entre os nomes citados de compositores talentosos o suficiente para enfrentarem o mercado também como intérpretes, sem dúvida o do Nivardo é um dos mais interessantes. Fora o fato dele ser, também, um representante nato das influências nordestinas na música sertaneja, que são cada vez mais evidentes.

Fotos: Flaney Gonzallez

Apoio: TV Sertanejo