Notícias da semana

Olá, sem mais delongas…
* Na segunda-feira já estará nas lojas o novo CD de Zezé di Camargo & Luciano. Ainda NÃO é o CD/DVD AO VIVO, que foi gravado recentemente, mas um projeto de estúdio, com várias canções inéditas, conforme fora noticiado aqui há poucos dias. A dupla mudou a estratégia de divulgação, fazendo o caminho inverso ao que costumavam fazer. Dessa vez, estão divulgando junto à imprensa escrita (internet, revistas), depois em rádio e TV. Antigamente, eles costumavam fazer o caminho oposto.

* Em vista desse lançamento, essa semana choveram informações sobre Zezé di Camargo & Luciano, vindas de diversas fontes. Já agradeço ao André, do Universo Sertanejo, ao Átila, a Karol, minha nova parceira do blog César Menotti & Fabiano para Fãs, e todos os outros que me informaram sobre a fatídica entrevista da dupla, que promete levantar muita polêmica ainda. Pra quem ainda não sabe, Zezé di Camargo & Luciano, em entrevistas dadas durante a semana, criticaram duramente o movimento “universitário” na música sertaneja. As únicas duplas tidas como “do movimento” que eles elogiaram foram Victor & Léo e Zé Henrique & Gabriel. Dentre as frases marcantes das entrevistas, destacam-se:

– “Uns caras mais matutos do que nós se dizendo universitários“;
– “O sertanejo universitário repetiu de ano“;
– “Você vê um monte de cover de Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone. Agora, aquela turma que regrava um sucesso nosso de oito anos atrás e chama de sertanejo universitário é uma ofensa (notem que esse trecho é uma crítica praticamente direta à dupla César Menotti & Fabiano). Acho um desrespeito. Enquanto eles são sertanejos universitários, eu sou mestre.”;
– “É diferente quando o cara pega uma fórmula e se autodenomina sertanejo universitário.”;
– “Eu acho que é um rótulo que criaram para justificar o injustificável. Quando a bossa nova surgiu no Brasil, criou-se um ritmo novo. Quando o rock apareceu, também era novo. Quero saber o que tem de novo no sertanejo universitário. Eles regravam músicas da gente. No show eles tocam as músicas de sucesso. Eu acho que é uma mentira musical.”

* Fora essas críticas desnecessárias e sem objetivo, as entrevistas com a dupla revelaram detalhes interessantes, inclusive sobre os problemas vocais recentes do Zezé. Eis alguns links importantes pra quem quiser saber mais sobre o papo que rolou durante a entrevista:

Matéria da revista QUEM;
Entrevista ao portal de Notícias G1;
Entrevista ao jornal Folha de São Paulo;
Entrevista praticamenwte completa, em áudio, no Universo Sertanejo;
Lista de artistas preferidos do Luciano, no momento (detalhe: Victor & Leo em segundo lugar na preferência do Luciano, perdendo apenas para Chitãozinho & Xororó).

* Na Uol, foi disponibilizado o seguinte trecho de uma entrevista, em vídeo:

* Segunda-feira não preciso nem dizer que sai o review do blog sobre o novo CD, abordando também essa postura da dupla na divulgação do novo trabalho.

* Uma notícia que diretamente não tem nada a ver com música sertaneja, mas que, lendo as entrelinhas, se aplica muito bem ao nosso segmento. Essa semana está acontecendo o Fórum das Letras de Ouro Preto. Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes Nelson Motta e o cantor Lobão. Dentre outras declarações polêmicas, várias frases foram ditas durante o debate que se aplicam muito bem a muitas coisas que eu já postei aqui. “Hoje um laptop dentro de um banheiro tem mais recursos de gravação do que o estúdio de 1 milhão de dólares em que eu produzi um disco da Elis Regina nos anos 70″³, disse Nelson. “Ficou muito fácil gravar, então as pessoas têm obrigação de apresentar um trabalho bom. Por outro lado, divulgar o trabalho ficou mais difícil. É por isso que as apresentações ao vivo ficaram mais caras, enquanto a música gravada está se desvalorizando”. Além disso, os caras defenderam os músicos bregas da década de setenta e criticaram a bossa nova e a culpa católica dos brasileiros, que odeiam o sucesso e o dinheiro. Clique AQUI para ler o texto do G1 na íntegra.

* O Blog Victor & Leo Sem Censura nos forneceu alguns clipes recentes da dupla, com os clipes oficiais de algumas músicas do CD Nada Es Normal. Confiram:

– AMIGO APASIONADO

– SABIAS

– RECUERDOS DE AMOR

– MARIPOSAS

– SIGO EXTRAÑANDOTE

– NADA ES NORMAL


* Por falar neles, gravaram recentemente um depoimento que será transmitido no programa Raul Gil, durante uma homenagem à dupla César Menotti & Fabiano. Ótimo para quebrar um pouco daquela história de que eles não se dão bem com as outras duplas. Fiquem atentos. O programa está previsto para ir ao ar no dia 20/12. Qualquer coisa informaremos.

* Hoje também tem programa Terra Nativa especial com a dupla Victor & Léo. Quem estiver em casa, sintoniza na Band.

LANÇAMENTOS DA SEMANA:

– O que será de nós – Zezé di Camargo & Luciano – nova música de trabalho

– Tô Fora Dessa Vida – Gabriel Reis

Até alguns dias atrás, eu nunca tinha ouvido falar desse cara, mas aí entrei num site de fofoca e vi essas fotos:


Não estão reconhecendo a moça da foto? É a Grace Kelly, a Mulher Maçã.

Isso mesmo: ele está realizando o sonho de um monte de brasileiros. Depois de ver essas fotos, não tem como não passar a prestar atenção na carreira do cara. Se ele for tão bom pra cantar quanto é pra escolher as namoradas, ele é sucesso garantido. Parabéns Gabriel Reis, meu novo herói. Ouçam a música do cara, produzida por Arnaldo Saccomani:

Obs.: Essa foi a foto mais comportada que eu achei da moça.