Nova start-up brasileira apoiada pela IBM rastreia músicas em mais de 500 rádios em tempo real. Confira demo exclusiva.

Nova start-up brasileira apoiada pela IBM rastreia músicas em mais de 500 rádios em tempo real. Confira demo exclusiva.

Até hoje, a única referência que o mercado tinha para monitoramento de execuções de músicas nas rádios era a Crowley. Ela sempre foi usada, inclusive, como medidor de sucesso. Mas a Crowley sempre teve uma série de deficiências cuja correção nunca pareceu interessante a eles. Em 2013, entretanto, esse segmento passou a se mostrar mais atrativo e algumas empresas já começam a se movimentar no sentido de ampliar o leque de opções e oferecer serviços com a mesma qualidade ou até mais completos que o da Crowley.

O Blognejo se tornou parceiro na divulgação inicial de um serviço que garante ser o mais completo do segmento de monitoramento de execuções de músicas em rádios. O AudioMonitor AirPlay oferece serviço para artistas e gravadoras medirem a reprodução de suas músicas em tempo real em mais de 500 rádios. O único serviço comercial de rastreio de execuções musicais atual, a Crowley, monitora pouco mais de 130 rádios. Até março, a intenção do AudioMonitor AirPlay é cobrir mais de 1000 rádios.

A empresa foi criada em 2013 e conta com profissionais nas áreas de programação, desenvolvimento de interfaces, análise e tratamento de dados, além de programação de linguagens. Toda a operação é gerida por profissionais com expertise em TI e Direito Autoral: Cesar Sponchiado (tecnologia), sócio da fábrica de software Skysoftware e criador do Footstats ““ referência em monitoramento e estatísticas em tempo real do futebol latino – e Tibor Yuzo (comercial), sócio fundador da Winnermusic e especialista de Direitos de Execução Pública e ECAD. A empresa se tornou recentemente case da IBM e o serviço oferecido contará com o aval da mesma, com enorme  possibilidade de expansão para outros países, dado o ineditismo do projeto.

A ideia é oferecer ferramentas que identificam qualquer execução musical. Estas informações tornam ações de divulgação e promoção muito mais estruturadas. Sem querer parecer polêmico, é basicamente a fiscalização definitiva do jabá, hehe. Não se trata apenas de uma forma de conferir quem toca mais, mas sim de conferir se a música de determinado artista está sendo, de fato, executada.

O AudioMonitor AirPlay procura execuções das músicas do artista por meio de streamings de centenas de rádios espalhadas pelo Brasil. O objetivo é ajudar artistas, empresários, executivos de gravadoras e titulares de direitos autorais em seus negócios e no gerenciamento e planejamento de suas carreiras artísticas, atendendo também empresas que utilizam a música como trabalho. A partir das informações regionais, é possível descobrir quais regiões não têm shows ou ainda não contam com a presença de determinado artista, facilitando assim a promoção do mesmo.

O serviço oferece medições regionais de execução, a fim de fornecer aos interessados a possibilidade de saber aonde é necessário ampliar a divulgação de um projeto artístico. Em suma, o AudioMonitor AirPlay oferece auditoria de promoções, gráficos de tendência e execuções, relatórios por data, músicas, rádios e locais, mapa de execuções em tempo real e mapa de sucesso.

A AudioMonitor AirPlay ofereceu ao Blognejo uma página demonstrativa exclusiva para que os leitores possam testar por si mesmos o serviço. Clicando AQUI, no banner abaixo ou digitando na URL o endereço http://demo.audiomonitor.com.br/campanhas/blognejo.html é possível ter acesso a alguns elementos do serviço, que já está sendo oferecido a todo o mercado da música brasileira.

Em 2014 serão lançados aplicativos para as plataformas iOS e Android. As funcionalidades atuais incluem: relatórios 24 horas por data, música, rádio e locais, gráficos analíticos, visualização integrada com o Google Maps em tempo real, parada musical completa, filtros variados, exportação para PDF e Excel, a valores acessíveis a artistas de grande ou de pequeno porte. Para conhecer melhor, basta acessar www.audiomonitor.com.br.

AudioMonitor - Blognejo