O Milagre de Santa Luzia

Desde sempre o Blognejo falou bastante sobre sanfoneiros, acordeonistas e gaiteiros. Um dos instrumentos mais emblemáticos da música sertaneja, não só a nossa música sertaneja, mas toda ela, principalmente aquela da caatinga, do sertão de verdade. É um dos instrumentos mais longevos, diga-se de passagem. Os anos passam, a música sertaneja muda, mas o acordeon continua firme e forte como o principal instrumento do segmento depois do violão e antes até da viola caipira.

Com base nesse nosso apoio a esse tão belo instrumento, quero aproveitar para divulgar um documentário musical independente, que sequer tem distribuidora. Isso mesmo, a gente tá ficando chique, hehehe. O nome do filme é “O milagre de Santa Luzia: uma viagem pelo Brasil que toca sanfona”. Estreou na última sexta-feira em São Paulo, Rio de Janeiro e Santos.

Neste road movie, Dominguinhos (talvez o maior sanfoneiro do Brasil ainda em atividade) viaja por diversas regiões do país conversando e tocando boa música com alguns dos principais nomes da sanfona no Brasil. Veja o trailer:

O sucesso dessa empreitada depende somente de quem assiste o filme, afinal é um trabalho totalmente independente, voltado à divulgação e propagação de um dos mais maravilhosos instrumentos já inventados. Espero que eu ainda tenha a oportunidade de assistir. Quem estiver no Rio, em São Paulo ou Santos, não deixe de conferir. Para mais informações sobre o filme, clique AQUI.