“Quem dá carinho é pai e mãe” – Mayck & Lyan seguem valorizando e modernizando a viola caipira

Para quem andava se perguntando por onde andava a dupla Mayck & Lyan, um ótimo lançamento recente não só trouxe a resposta como também renovou a empolgação que durante muito tempo esses dois garotos provocaram em boa parte do público sertanejo. “Quem dá carinho é pai e mãe”, o novo clipe da dupla, marca a retomada de um projeto promissor e mostra que dá, sim, pra valorizar a viola caipira sem deixar a modernidade de lado.

Depois de 4 CDs lançados, 2 DVDs e mais de 300 mil cópias vendidas, Mayck & Lyan ficaram algum tempo meio longe dos holofotes consolidando os estudos; Mayck se formou em Comunicação Social e Lyan está cursando a faculdade de Música. Revelados no programa Raul Gil, conquistaram durante os vários anos de programa o respeito da classe artística em geral. Não só a sertaneja, diga-se de passagem. No próprio site dos garotos é possível conferir depoimentos das mais diversas personalidades da música, como Zé Ramalho, Jair Rodrigues, Sérgio Reis, Milionário & José Rico, Zezé di Camargo, Roberta Miranda e outros.

O contrato com a gravadora EMI, adquirida recentemente pelo Grupo Universal Music, proporcionou a gravação de alguns dos mais bem sucedidos projetos da dupla. Depois de um período de reflexão e aprendizado, Mayck & Lyan acabaram por reformular o projeto de carreira. Hoje a dupla conta com a própria estrutura, assessorados por profissionais com experiência adquirida em anos à frente de companhias multinacionais.

Esta nova fase, aliás, traz uma dupla muito mais antenada com o mercado sertanejo. Não, não, isso não quer dizer que eles aderiram ao sertanejo de modinha que tanta gente tem criticado. Pelo contrário. A música “Quem dá carinho é pai e mãe” e seu videoclipe trazem Mayck & Lyan daquele jeito tradicional, com a viola caipira absurdamente bem tocada (nem preciso dizer que o Lyan é um dos melhores violeiros do Brasil, né?) e o vozeirão grave característico, mas numa roupagem muito mais moderna e apropriada à atual realidade da música sertaneja. Sem descambar para a mesmice e para a baixaria que se vê hoje em dia, é importante ressaltar.

Mesmo trazendo um tema bastante provocante, a música e o videoclipe abaixo conseguem trabalhar com uma letra bem inteligente e com uma harmonia que integra de forma genial a viola caipira à vaneira moderna. Produzida pelo Neto Nery no Play Mix Estúdio, que por acaso se destaca justamente por trabalhos que valorizam a viola, como os da dupla João Carreiro & Capataz, entre outros, “Quem dá carinho é pai e mãe” é daquele tipo de música feita pra agradar o fã de moda sertaneja bruta, que alguns até chamam de caipira.

Sertanejo ou caipira, o fato é que esta é uma retomada bastante aguardada e em grande estilo de uma dupla muito querida do público sertanejo. A hora não poderia ser mais propícia. Afinal de contas muita gente (eu, por exemplo) ainda gosta demais da boa e velha viola caipira. E quando alguém consegue mostrar que ela é totalmente compatível com o sertanejo contemporâneo, aí sim é que dá mais gosto de ouvir.

Assistam abaixo o clipe de “Quem dá carinho é pai e mãe”. No aguardo dos próximos lançamentos da dupla, que o Blognejo com certeza terá o orgulho de apresentar em breve.