Quem poderia substituir Inezita Barroso no Viola Minha Viola?

Quem poderia substituir Inezita Barroso no Viola Minha Viola?

Já adianto que a intenção deste texto não é tripudiar em cima do túmulo de uma grande artista e apresentadora que sequer morreu ainda. Mas ontem, enquanto assistia a alguns trechos do maior programa de música caipira e sertaneja de todos os tempos, o imbatível “Viola Minha Viola”, programa que completa em 2013 33 anos de existência, comecei a pensar nesse tema. A Inezita Barroso, lendária cantora caipira e apresentadora do programa há mais de 20 anos, não permanecerá conosco pela eternidade, exceto em pensamento. Em 2013, ela completa 88 anos!!!

Mesmo assim, o programa, que representa a maior audiência da TV Cultura, não apresenta qualquer sinal de desgaste. Ao contrário, segue sempre se renovando, tanto nas atrações (os mais talentosos nomes da música sertaneja de ontem e de hoje, que ainda valorizam a música de raiz, fazem sempre questão de se apresentar no programa) quanto nos cenários, além da obrigatoriedade de se tocar ao vivo, o que é sempre sensacional. É óbvio que o Viola Minha Viola não vai acabar quando a Inezita Barroso se for. Ela própria passou a apresentar o programa após a morte de seu apresentador original, Moraes Sarmento. Mas na falta da Inezita, quem seriam as pessoas mais indicadas para assumirem o honroso posto? Andei pensando nisso e resolvi listar alguns nomes que, creio eu, têm curriculum para substituir a Inezita Barroso na apresentação do programa e não representam hipóteses tão remotas assim.

Essa lista, entretanto, não leva apenas a questão do talento da pessoa como artista. Trata-se de um programa de TV tradicionalíssimo, o que pede portanto alguém com desenvoltura o suficiente para se destacar não só na parte musical como também no vídeo e que entenda a pureza do programa e, portanto, não permita que ele penda para a mesmice e para o entretenimento descabido. Fora que estou tentando ser o mais realista possível. Não adianta nem pensar que um artista com agenda apertada de shows deixaria a estrada uma vez por semana para gravar o programa. Pensando nisso, cheguei aos nomes abaixo. Quem tiver alguma outra sugestão, pode inclusive deixar escrito nos comentários. Eis a minha lista, na ordem do que eu considero menos provável ou menos adequado até o que eu considero mais provável e mais adequado. Todos eles nomes que com certeza manteriam o programa Viola Minha Viola no mais alto padrão de qualidade possível.

ALMIR SATER

almir sater

É um nome conhecido da música regional e caipira. Um ícone, na verdade. Tem experiência no vídeo, já que participou de várias novelas na Manchete, Globo, Record e SBT. Se fosse há uns 15 anos atrás, eu até acharia mais provável que ele aceitasse o cargo. Mas hoje em dia acho muito pouco possível, apesar de que seria sensacional. É que ele se tornou um tanto avesso à mídia. Prefere ficar na dele, sem aparecer na TV quase nunca, sem gravar DVDs. Uma aparição semanal num programa de TV, ainda que fosse o Viola Minha Viola, não parece fazer muito o perfil dele.

RENATO TEIXEIRA

renato teixeira

Apesar de ser mais ligado à música regional do que à caipira, Renato Teixeira também é um artista respeitadíssimo. Não tem tanta experiência no vídeo, mas já tem alguns DVDs gravados, o que demonstra que ele não tem aversão a aparições como o seu companheiro de composições Almir Sater. Não sei se seria tão possível que ele aceitasse o emprego justamente pelo fato de que ele ficaria marcado pela música caipira, o que não parece ser tanto assim a sua praia.

DANIEL

daniel

Seria um sonho ter o Daniel como apresentador do maior programa de música caipira do Brasil. Ele provavelmente aceitaria, não fosse um pequeno problema: seu recente contrato com a Globo. Com o sucesso do The Voice, com certeza o Daniel vai ficar preso à Globo por muito tempo ainda. Mas o cara tem tudo pra se dar bem como apresentador do Viola: por opção própria não faz mais mais tantos shows, o que lhe permitiria cumprir esse compromisso semanal, tem ampla experiência no vídeo, carisma, é adorado pelos fãs de música caipira. Enfim, o apresentador ideal para o Viola Minha Viola.

RODRIGO SATER

rodrigo sater

O irmão do Almir Sater não é muito conhecido, mas reúne algumas qualidades que poderiam lhe render a indicação. Já fez trabalhos como ator, inclusive em novela da Globo, o que lhe garante experiência com a câmera, é excelente músico, cantor e compositor, já gravou um projeto caipira junto com o violeiro Yassir Chediak… Provavelmente se sairia bem no cargo.

CHITÃOZINHO & XORORÓ

chitao e xororo

Os irmãos sempre acabaram se frustrando em boa parte dos programas que apresentaram. Os programas sempre saíam do ar por algum motivo desconhecido. O “Raízes do Campo”, por exemplo, foi excluído da grade da Record depois que eles chamaram o Geraldo Alckmin para participar em época de campanha eleitoral. O fato é que eles gostam de apresentar um bom programa de TV. Creio que um compromisso semanal com o Viola Minha Viola não seria, portanto, complicado de encaixar na agenda deles. E mesmo que atualmente eles estejam buscando novamente uma renovação, como sempre fizeram, eles continuam mantendo um pé na música caipira.

CEZAR & PAULINHO

cezar e paulinho

Seria uma injeção de humor no programa, com toda certeza. Sem contar o fato de que esta dupla é provavelmente uma das que mais conhece a cultura caipira, mesmo que a sua linha de trabalho não seja essa, exceto em projetos excepcionais, como no incrível DVD “Alma Sertaneja”. Os dois tem carisma, sabem lidar com o público. Não têm experiência como apresentadores, mas muito provavelmente tirariam isso de letra.

YASSIR CHEDIAK

yassir chediak

Outro que reúne a maior quantidade de características de um possível apresentador do programa Viola Minha Viola. Pinta de galã, experiência no vídeo, como ator e apresentador, e uma incrível destreza na viola. Ele já é considerado um dos maiores violeiros do Brasil. Apresentar um programa como esse seria, portanto, absolutamente natural. Dessa minha lista, ele é um dos meus favoritos para o cargo.

SÉRGIO REIS

sergio reis

Ampla experiência como apresentador e ator, amor pela cultura caipira, sucesso como artista do gênero. Sérgio Reis reúne todas as condições para apresentar o Viola Minha Viola. O problema é a sua saúde, que também anda cada vez mais frágil. Seria ótimo vê-lo como apresentador do programa, mas sem querer rogar praga nem nada, apenas ser realista, a TV Cultura já teria que ter alguém de prontidão caso fosse necessário substituí-lo no caso de ele estar impossibilitado de apresentar em alguma determinada semana.

MOACYR FRANCO

moacyr_franco

Um artista completo: apresentador, ator, cantor, compositor lendário de alguns dos maiores clássicos da música sertaneja. Mesmo ele não sendo assumidamente um artista caipira, é óbvio que ele se sairia muito bem na função. Sabe lidar com o público como ninguém. E não acho que seria difícil para a TV Cultura tirá-lo do SBT. Ainda mais para apresentar um programa tão importante para a cultura brasileira como o Viola.

JACKSON ANTUNES

jackson antunes

Se um dia os papéis de vilões das novelas da Globo pararem de ser escritos, Jackson Antunes se daria muito bem como apresentador do Viola Minha Viola. Primeiro porque ele é não só um amante e adepto da cultura caipira, mas também seu defensor ferrenho. Ele levanta MESMO a bandeira desse estilo musical e teria o Viola Minha Viola como principal palanque para continuar realizando essa defesa. Acho que seria uma aposta certeira.

ROLANDO BOLDRIN

rolando boldrin

Rolando Boldrin é o mais provável futuro apresentador do Viola Minha Viola, quando a Inezita já nao puder mais fazê-lo. Afinal de contas ele já tem contrato com a Cultura, onde apresenta o programa Sr. Brasil, que é quase uma versão do Viola Minha Viola, mas com cunho regional ao invés de caipira. Ele também sabe passear bem entre as duas vertentes da música sertaneja clássica: a caipira e a regional. Experiente, inteligente e sabe valorizar como poucos o nosso segmento, do qual também faz parte como artista.