REVIEW – Fernando & Sorocaba – Sinta Essa Experiência

Uma das grandes frustrações da dupla Fernando & Sorocaba em seus DVDs, conforme eles próprios revelaram em entrevista concedida ao blog semanas atrás, sempre foi não conseguir reproduzir no vídeo toda a energia que sempre transmitiram no show, ou não conseguir levar para o show as ideias mirabolantes inseridas em seus DVDs.

O novo disco da dupla, entretanto, enfim consegue realizar essa intenção. Aliás, ele foi concebido justamente com esse intuito. Daí o nome “Sinta essa experiência”, que expressa muito bem a intenção do disco. O projeto, gravado no Espaço das Américas, em São Paulo, traz boa parte dos elementos e novidades que a dupla inseriu no show de uns anos pra cá ou depois que o DVD foi gravado, conforme eu já pude conferir num show realizado aqui em Uberlândia.

Lá estão as duas bolas de ar passeando em cima do público com a dupla dentro, o “teletransporte”, com o Sorocaba aparecendo num palco improvisado no meio da galera, muita interação com o LED, cujas imagens foram muito bem planejadas de acordo com cada canção, entre outras novidades. Uma das cenas mais interessantes fica por conta do Fernando fazendo um número com uma moto e aparecendo em outro palco improvisado do lado oposto ao palco improvisado em que o Sorocaba aparece. Enfim, tudo muito bem planejado pra parecer que é de verdade.

Assim como a maioria dos DVDs da dupla, a ideia é muito mais visual do que musical. Eles fazem o show mais elogiado do circuito sertanejo, mas ao transferirem isso para um DVD, obviamente fica a necessidade de parar para assistir ao projeto e entender porque o show dos caras é tão bem quisto. Só escutar as músicas não funciona para entender de fato o projeto ou, como diz o título, “sentir essa experiência”.

Mas em compensação, desta vez a dupla enfim consegue ir musicalmente para um lado menos simplório do que o de alguns discos anteriores. Enfim abandonaram a fórmula da “música baseada em uma expressão popular” e partiram para um som mais country rock, priorizando músicas com uma pegada mais romântica, mas ao mesmo tempo pesada.

Das poucas músicas com temas que talvez possam ser considerados mais “bobinhos”, vemos apenas algumas regravações do disco anterior e a música “Xing Ling”, que traz a participação do Lucas Lucco. Inclusive, uma das melhores músicas inéditas do disco, “Não vai dar nem tempo”, é uma vaneira que não traz nenhuma expressão extraída do cotidiano.

Fora ela, o disco prioriza as músicas com country rock escancarado, como “Deixa Falar” e principalmente “Livre”, regravações românticas, como “Vingança”, “Homens e Anjos”, “Lágrimas Negras”, “Praia Brava”, e traz inéditas de alto nível, como “Gaveta” e “Fica Comigo”, com Marcos & Belutti, sempre trazendo um pouco mais daquela identidade country que a dupla tinha deixado meio de lado em projetos anteriores, mesmo sem a utilização tão intensa no DVD dos instrumentos que a dupla costumava usar mais pro começo da carreira.

A direção competente do Fernando Trevisan, o Catatau, garante boas imagens, mesmo o show da dupla pedindo um espaço bem maior do que o recinto do Espaço das Américas. As ótimas imagens do público deram a impressão que o local é bem maior do que realmente é.

Uma coisa interessante de observar nesse projeto é que ele ganhou uma nova logomarca entre seus realizadores. Além da FS e da Som Livre, o disco ganhou, vejam só, o selo “Zor Criação Musical”, que aparece na abertura e no encarte do projeto. Isso consolida de uma vez por todas a liderança do Fernando Zor na parte musical da dupla. Na composição, fora o Sorocaba, o disco consagra a parceria (que já vinha sendo desenhada desde o projeto anterior) da dupla com o Caco Nogueira, que assina nada menos que 12 canções das 23 presentes no projeto.

No fim das contas, o disco funciona bem tanto musicalmente quanto visualmente. Sem dúvida a dupla precisava mesmo transmitir em DVD todas as peculiaridades que sempre marcaram o show. Como registro do grande espetáculo que eles fazem na estrada, o disco cumpre bem o papel. E valorizar ainda mais o lado country rock, deixando de lado as músicas mais descartáveis, foi outra sacada bacana. O DVD, que ainda traz a participação de Chitãozinho & Xororó e do Monobloco, acaba trazendo de volta um lado do Fernando & Sorocaba que estava meio abandonado desde o projeto “Bola de Cristal”. Aquele mesmo, original e diferente, que tanta gente elogiava. De agora pra frente, basta seguir nessa linha que tá tudo certo.

Nota: 9,5

Sobre as notas dos reviews postados no blog, peço que, antes de reclamarem, leiam ISTO.