REVIEW – Munhoz & Mariano – Ao Vivo no Estádio Prudentão

REVIEW – Munhoz & Mariano – Ao Vivo no Estádio Prudentão

Uma das primeiras coisas que se diz a respeito deste novo projeto da dupla Munhoz & Mariano é que este foi o DVD com a maior carga emocional do ano. E isso é fato. Depois de tudo o que aconteceu no dia 22/02, com a chuva impedindo a realização da gravação do DVD, e o posterior adiamento para o dia 25/02, com uma grande demonstração de apoio por parte de diversos profissionais do segmento sertanejo, inclusive de outros escritórios, o DVD acabou ganhando uma importância maior, se tornando exemplo de superação de grandes dificuldades, algo que a própria dupla soube utilizar muito bem a seu favor.

Gravado no Estádio Prudentão, em Presidente Prudente, o disco traz a dupla Munhoz & Mariano interpretando um repertório completamente inédito, exceto por “Balada Louca”, do DVD anterior, e “Pantera Cor-de-Rosa”, lançada como single meses antes do DVD. Com direção visual a cargo do Jacques Jr, o DVD é mais um com direção geral da Hit Music lançado este ano. O Ivan Miyazato também dirige o projeto, numa das poucas ocasiões em que tem sido possível acompanhar seu trabalho depois que ele passou a se dedicar apenas a projetos dos quais é sócio. Ele também assina os arranjos junto com o Juninho Sarpa. A produção musical é do Marcelo Fraga.

Concebido para ser o primeiro grande projeto da dupla pós Camaro Amarelo, lançado no longínquo ano de 2012, é compreensível que houvesse uma expectativa gigantesca em torno dele, não só do mercado como também da mídia, já que a dupla soube trabalhar muito bem a própria imagem após o sucesso do disco anterior. Tornaram-se queridinhos da mídia, essa é a verdade. De certa forma, foi até por isso que o adiamento do projeto após a chuva repercutiu tanto na imprensa. Não foi a primeira vez que uma gravação foi cancelada por conta da chuva. Luan Santana passou por isso em seu primeiro DVD, assim como o Tradição em um de seus projetos. Parece ser, aliás, uma espécie de “maldição” dos campograndenses. Mas foi a primeira vez que um adiamento foi tão comentado e repercutido.

A concepção era de um projeto ainda mais grandioso que o anterior. Mas apesar do cenário gigantesco, o efeito no vídeo só é perceptível em plano aberto. Quando a câmera foca nos cantores, é como se não houvesse qualquer cenário ao fundo. E o local onde os músicos ficaram também só tem um efeito interessante à distância. Quando se dá um close em qualquer um deles, a iluminação parece um pouco exagerada e simplória. Ou seja, um cenário interessante, com um “M” de LEDs gigante no meio, mas que só funciona bem quando visto de longe.

Mesmo a dupla tendo construído uma marca nas canções mais picantes, este DVD é um pouco mais “sério” que os anteriores no repertório. Boa parte do DVD é formado por canções sérias. A dupla chegou a trabalhar uma delas, inclusive. “Longe Daqui” traz a participação do Luan Santana e representou uma quebra no “padrão Munhoz & Mariano” nas rádios. O disco ainda traz algumas outras canções românticas e duas canções “motivacionais”, numa destas grandes coincidências da vida. “Nunca Desista”, a canção que fecha o DVD, já estava composta e já faria parte do DVD antes do adiamento, mas acabou ganhando uma importância muito maior depois de tudo o que aconteceu, tornando-se inclusive o subtítulo do projeto.

Além do aspecto um pouco mais sério no repertório em si, a dupla pareceu um pouco mais contida no aspecto da dança. Se em outros projetos e nos shows a dupla sempre foi conhecida por dançar muito, principalmente o Mariano, o que sempre agradou muito às fãs mulheres, neste DVD a dupla se manteve um pouco mais contida, atendo-se a cantar, mas com poucos momentos mais picantes no aspecto corporal. Só na música “Kit Kat”, com a participação do Tiaguinho, é que o Mariano se solta um pouco mais, sem falar de uma brincadeira na música “Já pegou, peguei”, que o Munhoz canta sozinho.

Talvez percebendo a falta que faz a dança no dia a dia da dupla, a atual música de trabalho, “Seu Bombeiro”, que traz a mesma turma de compositores do “Camaro Amarelo” e não tem coreografia no DVD, ganhou recentemente uma dancinha, que Munhoz & Mariano divulgaram nas redes sociais. Se a dupla havia se deixado levar pelas críticas dos que achavam esse aspecto deles um pouco exagerado, não dá pra saber, mas é bom vê-los voltando ao que eles sabem fazer como ninguém. Se funciona, não há motivo algum para deixar isso de lado, a despeito dos que acham que a dupla exagera na dança.

Acabou sendo, como eu disse, um DVD de superação. A música “Nunca desista” não podia ter sido mais providencial. A contra-capa do DVD, inclusive, traz um conceito gráfico muito criativo, com o que parece ser a setlist do próprio dia da gravação, com a nova data anotada à caneta e algumas fotos do momento em que a dupla anuncia o adiamento, o que pode ser acompanhado no making off do projeto. Para quem acompanhou todo o processo, é satisfatório ver como tudo deu certo no final.

Nota: 8,5