Sertanejo representa mais da metade das execuções em rádio em 2021

Sertanejo representa mais da metade das execuções em rádio em 2021

Em 2021, a Connectmix monitorou a marca de 147,4 milhões de execuções em todas as rádios do Brasil, são mais de 5.500 emissoras sendo monitoradas 24 horas por dia simultaneamente 7 dias por semana. Dentre isso, a Connectmix cataloga as músicas em alguns gêneros: Axé, Bailão, Brega/Arrocha, Cristã, Eletrônico, Forró, Funk, Internacional, MPB, Pop/Rock/Reggae, Rap/Hip-Hop, Regional, Regional/Sul, Romântico, e Samba/Pagode.

No final do ano, podemos comprovar qual o percentual de participação em cada um deles no total executado. O gráfico abaixo mostra que o sertanejo vem dominando as paradas das rádios de todo o Brasil, mais da metade das execuções nas rádios são sertanejas, seguido por Internacional, Forró, Pop/Rock/Reggae, que juntos somam 1/4 de todas as execuções. Mas não é apenas nas rádios que o sertanejo domina, mas em qualquer plataforma digital, porém em menor porcentagem.

Um dos vários motivos do movimento sertanejo ter ganhado cada vez mais fama e ter conquistado cada vez mais espaço no Brasil se dá pelo fato de existir muito mais artistas que atuam neste segmento que no restante dos gêneros, hoje já são milhares de duplas e artistas sertanejos que surgem diariamente fortalecendo cada vez mais o gênero!

O Fato do movimento contar com mais patrocinadores e de maior poder aquisitivo para divulgar as músicas, também é um motivo do sucesso estrondoso, bem como ser um gênero inclusivo e abranger todas as faixas etárias e sociais. Outro fator que foi comprovado é que, alguns gêneros preferem apostar menos no rádio e mais nas plataformas digitais.