Som Brasil Sertão 90 na íntegra e outras novidades da semana

Som Brasil Sertão 90 na íntegra e outras novidades da semana

Na sexta-feira passada a Globo realizou FINALMENTE um especial Som Brasil um pouco mais completo sobre música sertaneja. Eles já haviam feito um em homenagem a Zezé di Camargo & Luciano, em caráter comemorativo a mais um ano de carreira da dupla, mas ainda faltava alguma edição mais, digamos, ampla, com homenagens a mais nomes ou pelo menos a algum período significativo da música sertaneja.

Mesmo com todos os poréns, acabou rolando uma homenagem ao sertanejo dos anos 90. Quais poréns? Ora, a homenagem englobou apenas músicas de Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Bruno & Marrone, João Paulo & Daniel e Roberta Miranda. Onde foram parar Chrystian & Ralf, Gian & Giovani e outros? Fora isso, o repertório incluiu diversas músicas do começo da década de 80, como “Fio de Cabelo” e “A Majestade, o sabiá”, e outras do começo do século XXI, como “Choram as Rosas”. O tema não era “Sertão 90”? “Choram as Rosas” já é de uma fase posterior. E as outras mencionadas de uma fase bem anterior. Fora isso, Bruno & Marrone só fizeram sucesso realmente na década posterior, o que os excluiria da fase “Anos 90”.

Outro porém, na visão de muita gente que assistiu, foi a mudança na harmonia de boa parte das músicas por alguns dos artistas participantes. Dessa opinião, no entanto, eu discordo. A proposta desse especial sempre foi imprimir novas roupagens a grandes hits. É claro, no entanto, que a versão de “Entre Tapas e Beijos” feita pelo Bonde do Rolê chega a ser desrespeitosa, já que os caras mudaram o jeito de cantar, a letra e tudo mais que podia ser mudado na música. A proposta do programa é mudar a roupagem das músicas, mas mantendo suas características principais, como letra e harmonia básica. O refrão foi totalmente desconfigurado, em todos os aspectos. Se não fosse o nome da música aparecendo no começo da interpretação, nem dava pra saber de que música se tratava.

Além do Bonde do Rolê, que transformaram as músicas em batidas de funk ou de tecnobrega, participaram também Chitãozinho & Xororó, cantando as músicas em versões tradicionais (uma delas com a participação de Roberta Miranda), Karina Zeviani, aplicando a típica pegada de diva de MPB, e o Lucas Lucco, que modernizou alguns hits com direito a arrocha em alguns dos refrões. No decorrer da semana vi muita gente reclamando da participação do Lucas Lucco como se tivesse sido a pior do especial. Me desculpem, mas vejo isso mais uma vez como preconceito, como têm sido boa parte das opiniões referentes a ele nos últimos tempos. “Fio de Cabelo” talvez tenha sido bastante ousada e arriscada, mas nada que valha uma saraivada de pedras. Pelo contrário. Podem me xingar bastante nos comentários, mas eu gostei. E muito. Na verdade a única coisa que detestei nesse especiaal foi, como eu disse, a versão do Bonde do Rolê para “Entre Tapas e Beijos”.

Além desse especial, as playlists abaixo trazem dois novos clipes lançados pela Caverna Filmes essa semana (o primeiro vídeo do DVD da Nayara Azevedo, com o Mr. Catra, e o novo clipe do Jaime Jr.) e a música nova da dupla Jorge & Mateus, lançada no site da Bavaria na última sexta.

Divirtam-se.

* MP3

* Clipes

1) Som Brasil Sertão 90 / 2) Naiara Azevedo – Mulher Não Trai (clipe Oficial) HD / 3) Tequila – Jaime Jr (Clipe Oficial HD) / 4) Chitãozinho e Xororó – Evidências / 5) EDUARDO & RAFAEL – MEMÓRIA/FRENTE A FRENTE / 6) Você Não Sabe Amar – Chico Rey & Paraná – Cantos & Cordas – Acústico / 7) De Lá Pra Cá – Chico Rey & Paraná – Cantos & Cordas – Acústico / 8) Saudade de Nós Dois – Chico Rey & Paraná – Cantos & Cordas – Acústico / 9) Luan Santana – O nosso tempo é hoje (Oficial) – Novo DVD 2013 / 10) Guilherme & Santiago – Jogado na Rua (Clipe Oficial) / 11) Alex & Willian – Ainda (Clipe Oficial) / 12) Ls Jack – Sem Radar (Bruno Cássio e Alexandre cover acústico) / 13) HENRIQUE E DAVI #VAMO APOSTAR? CLIPE (OFFICIAL HD) / 14) Ricky Mendez – Villa Mix (Clipe Oficial em Full HD) – Alta Definição / 15) Ronaldo Strada e Raphael – Pode ir – Clipe Oficial / 16) Tiago & Dyego – “Cê Tá Ficando Louca” (Clipe Oficial) / 17) KADUKÁ – VIDEO OFICIAL #2013 / 18) Lu & Robertinho – Scar Tissue – Gaveta / 19) P!nk_Just Give Me A Reason – Gusttavo Lima_Diz Pra Mim (Thiago Farra ft. Lu e Robertinho) / 20) ROMNTICO DEMAIS (BARRACA DO ALEMÃO) – JUNIOR E MARCONI – ENSAIO