Thaeme & Thiago gravam novo DVD com mega estrutura em Curitiba

Thaeme & Thiago gravam novo DVD com mega estrutura em Curitiba

Há dois sábados, estive em Curitiba acompanhando a gravação do novo DVD da dupla Thaeme & Thiago. Agora já sem a preocupação de consolidar uma nova imagem, um dos focos do projeto anterior, a dupla pôde enfim trabalhar com o nome novamente consolidado, uma estrutura ainda maior e um público mais numeroso, apesar da chuva que acometeu a cidade.

O terceiro DVD da dupla é também o segundo com o Thiago Bertoldo, que desde o DVD “Novos Tempos” já ganhou muito mais importância na identidade musical do projeto. Se no “Novos tempos”, pela falta justamente de tempo, ele ainda não havia tido a oportunidade de atuar tão abertamente no processo de criação do disco, desta vez ele é praticamente o cabeça por trás de tudo, dividindo a produção com o Ray Ferrari e escolhendo o repertório.

O projeto “Ethernize”, nome dado ao DVD, traz a dupla pela primeira vez em uma estrutura aberta. Os cenários da Hit Music, que é especializada neste tipo de projeto (para multidões e em espaço aberto) disputaram espaço com a chuva que tomou conta de Curitiba durante todo o dia. Mas por conta de experiências anteriores, a Hit Music e o diretor de vídeo Jacques Junior já estão mais acostumados com a chuva e ultimamente só pausam ou suspendem a gravação quando a situação fica de fato insustentável, sem possiblidade alguma de gravar, como aconteceu na gravação do DVD do Munhoz & Mariano. Em alguns casos, entretanto, como no DVD da dupla Fiduma & Jeca, a chuva acaba sendo aproveitada até como personagem do show. A gravação contou com cerca de 25 mil pessoas e começou logo após o fim do show que a Massa FM promoveu no mesmo local.

Thaeme & Thiago são um dos raros casos em que a formação mudou mas a mudança não foi sentida. Pelo contrário, é notório que o projeto ganhou um novo fôlego e mais força com a entrada do Thiago Bertoldo. Agora, já é possível notar para que lado vai o projeto com as mudanças que ele trouxe. Apesar de ainda não trazer grandes mudanças na parte musical, o disco “Novos Tempos” foi um grande êxito por emplacar duas boas músicas nas paradas, “O que acontece na balada” e “Coração Apertado”, mantendo de certa forma a cara “agitada” da dupla, que até então era a sua faceta mais evidente, e adiando, portanto, essa mudança mais profunda.

No projeto “Ethernize”, no entanto, já se nota uma certa tendência pelo pop e pelo romântico, que sempre foi a linha preferida da Thaeme. Ainda assim, o grande hit do projeto promete ser uma das músicas mais “pra cima” já gravadas pela dupla. Ela conta ainda com a participação do Gusttavo Lima. O que mostra que, mesmo a dupla querendo fugir um pouco do lado irreverente, essa vertente sempre a persegue e, feliz ou infelizmente (depende da forma como se olha), não dá pra Thaeme & Thiago se desvencilharem 100% disso, pelo menos por enquanto. A dupla Rick & Nogueira, nova aposta da FS, também participou do DVD.

O DVD ganhou inclusive mais fôlego com as canções agitadas da metade da gravação até o final. A primeira metade foi basicamente de canções mais românticas. O cenário da Hit Music, como sempre de proporções enormes, destacou planos que captavam em tempo real os rostos da dupla. O título do DVD ganhou uma música tema que foi interpretada no final com a presença, na frente do palco, da irmã da Thaeme e dos irmãos do Thiago, com a bateria colocada à frente para a performance do Leko, que já acompanha a dupla na estrada.

Com o intuito claro de colocar a dupla num patamar mais elevado de estrutura e cachê, o DVD parece preparar a dupla para um momento em que ela tenha enfim a liberdade de definir o tipo de som que pretende consolidar como seu de fato. Todo mundo sabe que um dos motivos para o fim da formação anterior foi a discordância quanto ao caminho que estava sendo seguido com relação à musicalidade. No primeiro projeto da nova formação, entretanto, nenhuma mudança significativa foi sentida ainda. Já no “Ethernize”, no entanto, a mudança já parece começar a ser melhor desenhada. Veremos como o público se comporta com o lado pop/romântico do disco. Ou se o lado extrovertido ainda vai continuar sendo o mais difundido.

As fotos abaixo são do grande Fernando Hiro.