TOP FIVE – AS MULHERES MAIS IMPORTANTES DO CENÁRIO SERTANEJO

Seguindo a sugestão de um dos queridos leitores deste blog, resolvi dedicar o TOP FIVE dessa semana à figura feminina. Aqui está a lista das cinco mulheres mais importantes do cenário sertanejo. A história do segmento tem, ainda, muitas figuras importantes, mas resolvi listar as cinco mais…

ROBERTA MIRANDA

O primeiro lugar dessa lista é dela porque jamais vai haver alguém como ela na música sertaneja. A interpretação mais marcante entre as mulheres, uma das compositoras mais profundas do segmento, com músicas que ajudaram a alavancar carreiras de artistas como Chitãozinho & Xororó (A Majestade, o Sabiá), Chrystian & Ralf (Mito, Tempo ao Tempo, Esperando Você Chegar), Matogrosso e Mathias (De igual pra igual), além da própria (São Tantas coisas, Vá com Deus). É a mulher “sertaneja” com maior prestígio entre artistas e profissionais de outros segmentos.

FÁTIMA LEÃO
Os motivos que a puseram nesse segundo lugar são os mesmos que puseram a Roberta Miranda em primeiro, com um diferencial: ela não chegou a alcançar, como cantora, sucesso similar ao da Roberta. Ainda assim, é provavelmente a mulher que mais lucra com direitos autorais no Brasil, podendo ser a mulher que tem mais músicas gravadas como compositora em toda a história da música brasileira. Na última informação que tive, eram mais de 1500 canções. É tida como uma das responsáveis pelo sucesso de Zezé di Camargo e Luciano, só pra dar um exemplo.

INEZITA BARROSO

É um dos monstros sagrados da música sertaneja, não pelos sucessos como cantora (que não são tantos assim), mas pela sua importância como apresentadora do programa de televisão mais importante da história da música sertaneja. O programa “Viola Minha Viola”, da TV Cultura, já se arrasta por décadas, sempre valorizando os artistas sertanejos, principalmente os adeptos da música raiz. Ela ocupou o lugar que era de Moraes Sarmento, e já apresenta o Viola há mais de 20 anos. Tanta longevidade em um cargo de apresentadora de TV já é motivo suficiente pra lhe garantir o terceiro lugar.

AS GALVÃO
Esse quarto lugar é delas também graças ao apoio que deram às carreiras de diversos cantores com o passar dos anos. Me atrevo a dizer que deveria ser delas o título de dupla mais afinada do Brasil, e não de Chrystian & Ralf. Ouvir uma canção interpretada por elas chega a dar vontade de chorar de emoção. Uma delas (me esqueci qual) é casada com o Maestro Mário Campanha, um dos maiores produtores e incentivadores da cultura raiz.
INHANA
Ela é uma das pioneiras da música sertaneja. Pode-se dizer que ela abriu espaço para todas as mulheres do segmento. A dupla Cascatinha e Inhana foi uma das mais admiradas da história da música popular brasileira. Algumas das interpretações trazidas por esta dupla são clássicas (Índia, Flor do Cafezal, etc…).
Lembrem-se: dúvidas, reclamações e sugestões, é só escrever nos comentários.

Deixe seu Comentário

seu endereço de e-mail não será publicado.