TOP FIVE – Como o artista realmente é / Como o fã realmente o enxerga

TOP FIVE – Como o artista realmente é / Como o fã realmente o enxerga

Um post que venho adiando há meses justamente por conta do receio com a sua bem provável interpretação errada por parte dos fãs revoltados. Antes de mais nada, quero ressaltar que é apenas uma brincadeira. Uma sátira. E não é motivo para campanhas revoltadas nas redes sociais nem nada do gênero. Lembrando também que não estou criticando o artista mencionado, ok? Muito pelo contrário. E também não estou me referindo à totalidade dos fãs dos referidos artistas, mas apenas a uma parte. Em alguns casos, é a maioria, mas mesmo assim não são todos.

Trata-se de uma pequena lista com alguns artistas e a forma com que os respectivos fãs os enxergam. Depois de mais de 5 anos de blogosfera, a reação de cada fã se tornou praticamente padrão, previsível, pelo menos pra mim. Cada artista tem um tipo de fã, o que chega a ser engraçado. E é isso que eu vou tentar ilustrar através do Top Five abaixo. Não sei se este post vai agradar a galera. Se agradar, talvez se torne uma série. Caso queiram, podem sugerir no campo de comentários mais exemplos como os postados abaixo.

MARIANO / GOGO BOY

mariano gogo boy

Talvez porque ele gosta de dançar bastante no palco e de exibir seus atributos físicos, mas o fato é que já há uma considerável parcela de fãs do Mariano, da dupla Munhoz & Mariano, que o enxerga quase que apenas como um mero Gogo Boy. Algumas mais afoitas já estão indo aos shows apenas para vê-lo dançar e nada mais. Se brincar, não sabem sequer as músicas que ele canta. Quando ele levanta a camisa nos shows, então, aí tem fã que quase tem um orgasmo na frente do palco, quase como se estivesse realmente num “clube das mulheres”. Trata-se, claro, de apenas uma pequena parte das fãs do cantor, mas mesmo assim é uma parte que acaba de certa forma prejudicando a imagem das outras, que sabem as músicas, que gostam do cantor, do artista e não apenas do cara que rebola sem camisa na frente do palco.

JOÃO CARREIRO / CAPITÃO NASCIMENTO

joao carreiro capitao nascimento

Para boa parte de seus fãs, o João Carreiro é um justiceiro, mais ou menos como o Capitão Nascimento, do filme “Tropa de Elite”. O cara que sabe de todos os problemas da música sertaneja e luta para acabar com eles, independente dos métodos utilizados. Mesmo que para isso seja necessário dar uns tapas nas caras dos bandidos que estão “acabando com a nossa música”. O tapa vem na forma de versos como “mas se tem brinco de argola e se dança e rebola não toca em minha vitrola”. Um anti-herói bruto, rústico e sistemático. Ou algo nessa linha, hehe.

LUAN SANTANA / BEBÊ

luan santana nenem

Luan Santana é um artista respeitado, consciente, e isso já é um fato consumado no mercado sertanejo. Mas alguns fãs às vezes fazem parecer que ele é uma criatura indefesa, incapaz de se defender de críticas, piadas ou brincadeiras. É como se ele fosse um bebê recém nascido, que ainda não sabe falar e nem andar. Quando o Bruno Mazzeo disse que o Luan Santana era a “versão vesga do Wagner Moura”, o próprio Luan sequer se manifestou, mas todo o seu gigantesco batalhão de fãs promoveu uma campanha implacável contra o humorista. E essa batalha se repete sempre que sai qualquer notinha um pouco menos favorável na imprensa. É claro que os fãs de todos os artistas agem dessa forma, mas isso é sempre mais intenso quando se trata do Luan Santana. Os fãs dele são muuuuuito mais implacáveis, praticamente como uma mãe que cuida de seu filho recém nascido.

ZEZÉ DI CAMARGO / PELÉ

pele zeze

Pode até ser uma comparação elogiosa, claro, mas o que quero dizer é que boa parte dos fãs do Zezé acham que ele foi o maior de todos os tempos e que nunca ninguém conseguirá superar seus feitos. Mais ou menos como o Pelé no futebol. Toda vez que aparece alguma crítica sobre o trabalho do Zezé di Camargo, essa mesma parcela de fãs apela para o respeito à história dele, a tudo o que ele conquistou. Não questiono o fato de ele ser considerado o maior da história, até pendo um pouco para esse lado também, mas o fato é que os possíveis erros de sua carreira não devem ser ignorados por causa de tudo de bom que ele já fez. O Pelé erra, logo o Zezé também. Sem falar que ambos adoram emitir opiniões controversas.

VICTOR & LEO / DEUS

victor e leo Deus

Puxa, Marcão, pegou pesado hein“. Calma, galera. O que quero dizer é que a maioria dos fãs da dupla Victor & Leo os enxerga como duas pessoas incapazes de cometer qualquer tipo de erro, como se tudo o que eles fizessem estivesse absolutamente certo. Nada do que eles disserem ou fizerem pode ser questionado. Ora, quando eu ouso escrever algum review de algum disco da dupla, ai de mim se eu dou uma nota menor que 10. Para alguns fãs, eles sempre atingem a perfeição em seus discos. Quando eu tento exaltar algum outro artista de uma forma mais elogiosa, então, já aparecem os fãs da dupla argumentando que o Victor sempre vai ser superior a qualquer um que eu aponte. Já ressalto que não acho que isso seja uma atitude estimulada pela dupla. Muito pelo contrário. Os dois são provavelmente os artistas mais discretos do mercado, preocupados apenas com a própria música, o que é absolutamente louvável. O que eu questiono é o fato de boa parte de seus fãs simplesmente acharem que eles são onipotentes, onipresentes e incapazes de cometer qualquer tipo de erro, mais ou menos como o próprio Deus, para quem acredita Nele, claro. É bom sempre lembrar que Victor & Leo são seres humanos e, como tais, estão sujeitos a tropeços na vida e na carreira, como qualquer pessoa normal.

Como eu disse, trata-se de um comparativo, uma brincadeira num tom um pouco mais sério, para mostrar aos fãs que certas atitudes às vezes são desnecessárias. Nada contra os fãs em geral. O que incomoda são apenas estas atitudes muitas vezes incompreensíveis de uma parcela deles. Ainda bem que não é todo mundo assim. Já pensaram se fosse?