TOP FIVE – Contemporâneos = Veteranos

Eu pensava já há algum tempo em postar um Top Five com uma pequena lista de artistas que fazem sucesso atualmente e artistas que faziam sucesso há tempos atrás que se parecem com eles em estilo, método de trabalho ou coisas do gênero. Isso não quer dizer que estou afirmando que o artista veterano objeto da comparação não faz mais sucesso. É só um lista interessante comparando alguns artistas da atualidade que lembram, em algum aspecto, artistas que fazem sucesso há mais tempo. Interessante notar como, mesmo com tantas mudanças, tantos elementos de hoje se parecem com elementos de antigamente.

LUAN SANTANA = MARCELO AGUIAR

luan-santana-e-marcelo-aguiar

Essa foi lembrada por um leitor do site, que levantou essa comparação num comentário. Quando o Marcelo Aguiar ainda era um cantor sertanejo e não o vereador evangélico de hoje, ele tinha uma grande quantidade de fãs afoitas. Era tido como o galãzinho da música sertaneja, o objeto de desejo da mulherada que curtia o segmento. Isso o levou a ser cotado até para um papel principal numa novela das 8 na Rede Globo. Atualmente é o Luan Santana que provoca a histeria das fãs, ainda que só das adolescentes. Ele até já participou de uma novela (Malhação). O Marcelo Aguiar não chegou a estourar da forma que o Luan Santana estourou, mas seu apelo junto às fãs era bem parecido com o que o Luan tem hoje em dia.

EDUARDO COSTA = ZEZÉ DI CAMARGO

Comparar os dois já deixou de ser o esporte preferido de muitos amantes da música sertaneja. mas o fato é que boa parte da carreira do Eduardo se sustentou num grande influência que ele teve no trabalho do Zezé. Os dois são cantores românticos, com grande apelo junto aos fãs mais “populares” e um jeito de cantar muito parecido. Até os trejeitos dos dois eram similares.

JORGE & MATEUS = JOÃO PAULO & DANIEL

jorge-mateus-e-joao-paulo-daniel

“Marcão, onde é que tá a semelhança das duas duplas?” Ora, no estilo das músicas, que priorizava as letras inteligentes e diferenciadas. Porque convenhamos: as músicas da dupla Jorge & Mateus são fodásticas. João Paulo & Daniel também tinham essa característica diferenciada. Talvez porque buscavam composições com caras não tão ligados ao segmento sertanejo, como o Peninha. Fora que é evidente a influência que a dupla João Paulo & Daniel exerceu no trabalho da dupla Jorge & Mateus.

PAULA FERNANDES = ROBERTA MIRANDA

paula-fernandes-e-roberta-miranda

Composições acachapantes, uma voz enebriante, a beleza… er, beleza não, né. O fato é que a Paula Fernandes lembra muito a Roberta Miranda de antigamente. Ambas são compositoras geniais e cantam maravilhosamente. Na época de ouro da “compositora” Roberta Miranda, ela emplacou canções com Chitãozinho & Xororó, Chrystian & Ralf e vários outros. Paula Fernandes já emplacou sucessos com Victor & Leo e Bruno & Marrone. E parece que não vai parar por aí.

FERNANDO & SOROCABA = RICK & RENNER

fernando-sorocaba-e-rick-renner

Eu já fiz essa comparação anteriormente. Ambas as duplas tem um “cabeça” que compõe, produz e ainda arruma tempo pra ajudar outros artistas. Ambas as duplas tem um segundeiro que, às vezes, canta em primeira voz, mostrando bastantes desenvoltura nisso, inclusive. É interessante notar que o Fernando e o Renner têm um biotipo muito parecido, também, além da voz. E a primeira voz das duas duplas goza de bastante prestígio junto à classe sertaneja.

Comentem à vontade, sem dó nem piedade, hehe.