TOP FIVE ESPECIAL COMPOSITORES – OS MAIORES DOS ÚLTIMOS ANOS

Atendendo a um zilhão de pedidos, hoje começam os Top Fives sobre compositores. Serão vários posts sobre o mesmo tema, subdividos em “os maiores dos últimos anos”, “os melhores dos últimos anos”, “os maiores da atualidade”, “os melhores da atualidade”, “parceiros de composição”, “grandes compositores da história”, “canto, mas não componho”, “componho, mas não canto”, “antigos compositores, novos cantores” e outros que eventualmente possam surgir na mente. Alguns compositores podem aparecer em mais de uma lista. Podem sugerir algum sub-tema se quiserem.
Hoje, o Top Five será sobre os maiores dos últimos anos. Por “maiores”, entendam os com maior número de canções gravadas. Quero lembrar que a lista é baseada apenas nas minhas curtas pesquisas. Não consegui encontrar nenhum dado acerca da quantidade de canções compostas por cada um. Alguns deles foram agrupados junto com seus parceiros de composição, já que fica difícil distinguir qual dos dois tem mais canções gravadas.

CÉSAR AUGUSTO

O maior compositor, produtor e arranjador dos anos 90, sem dúvida. Hoje em dia ele já não tem a mesma força de antigamente, mas o nome César Augusto é o suficiente pra impor algum respeito. Suas canções fizeram o sucesso de duplas como Zezé di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo e muuuuuuuuuuuuuitas outras. Antigamente, costumava compor com o César Rossini, com quem chegou a formar uma dupla (Cesar & Cezar). Após a morte do tradicional parceiro, passou a compor com outro grande arranjador, exímio guitarrista, o Piska. Com o primeiro, compôs versos como “Não olhe assim não, você é linda demais…”. Com o segundo, fez os versos de vários sucessos arrasa-quarteirão, como “Pare! Até quando você quer mandar e mudar minha vida…”. O seu mega-sucesso mais recente é a canção “Sinônimos”.

FÁTIMA LEÃO

Ela é a mulher com mais canções gravadas na história da música sertaneja. Segundo dados não oficiais, tem mais de 1500 músicas gravadas. É a melhor representante do estilo “goiano” de composição (não sei se ela é goiana), aquele com a dor de cotovelo característica dos anos 90. Costumava compôr muito com Zezé di Camargo, mesmo antes dele fazer sucesso. Hoje em dia se alterna entre parceiros. São dela grandes sucessos como “Dormi na Praça”, “Alô!” e muitas outras.

BRUNO / FELIPE

Dois parceiros constantes na música sertaneja. Sempre assinaram canções juntos. Por isso, fica complicado dizer qual deles tem mais canções gravadas. Assinaram canções de grande sucesso como “Passou da Conta”, “Na Hora H” e outras. Isso, é claro, intercalando-se com o trabalho de suas respectivas duplas, Bruno & Marrone (dã!) e Felipe & Falcão.

ALEXANDRE / RICK

Outros dois parceiros de composição que assinam praticamente todas as canções juntos. Cada um com sua dupla (Ataíde & Alexandre e Rick & Renner), sempre que podem tiram um tempo pra compôr juntos, pescar, etc. Só o Alexandre alega ter mais de 700 canções gravadas. O Rick é mais “humilde”, alega ter “só” 300. Pra se ter uma idéia da quantidade de canções, o Rick foi, por três anos consecutivos, o compositor que mais arrecadou dinheiro pelo ECAD no Brasil. Dentre os sucessos, canções como “Página de Amigos”, “Hoje eu sei”, quase todas do Gino & Geno e muitas outras.

CARLOS RANDALL / DANIMAR

São respeitadíssimos no meio sertanejo. Depois de anos e anos compondo juntos, finalmente decidiram investir num projeto artístico (em breve o review sobre o DVD dos dois). Há muitos anos são requisitados por grandes artistas, como Zezé di Camargo & Luciano e Edson & Hudson. Dentre as centenas de sucessos, destaque para canções como “Dois corações e uma história”, “Tá no meu coração”, etc.