Top Five – Filmes “Sertanejos”

Aproveitando o lançamento do filme “O Menino da Porteira”, o Top Five de hoje é sobre os filmes ligados ao segmento sertanejo, direta ou indiretamente. Leiam e depois assistam aos filmes. Vale muito a pena.

CORAÇÃO DE LUTO


O filme é uma adaptação da clássica música do cantor gaúcho Teixeirinha, que contava a história real do cantor. Ele perdeu a mãe aos nove anos de idade num incêndio em casa e se tornou órfão desde então.

TAPETE VERMELHO


Um homem tenta cumprir uma promessa, segundo a qual ele jurou levar o filho ao cinema para ver um filme do Mazzaroppi quando o menino completasse 10 anos. O que ele não contava é que no caminho até a cidade, ele encontraria muitos percalços. E o pior: onde ele encontraria um cinema que exibisse um filme do Mazzaroppi em pleno século XXI? Filme excelente, com o espetacular Matheus Nachtergaele no papel principal e Gorete Milagres como a esposa. Conta com a participação de Jackson Antunes, Yassir Chediak, Zé Mulato & Cassiano e muitos outros.

O MENINO DA PORTEIRA


A versão original do filme contava com Sérgio Reis no papel principal e é obrigatória a todos os amantes do gênero sertanejo. Mais ainda pra quem quer ver ou já viu o filme atual nos cinemas.

ESTRADA DA VIDA


O filme com Milionário & José Rico também bateu recordes e tornou a dupla conhecida internacionalmente (principalmente na China). Um dos diferenciais da produção é ter contado com a direção de Nelson Pereira dos Santos, um dos mais renomados cineastas da história do cinema nacional.

DOIS FILHOS DE FRANCISCO


O maior triunfo desse filme foi ter mostrado que alguma coisa ligada ao segmento sertanejo pode sim ser considerada uma obra-prima. Quebrou paradigmas, recordes e mostrou que a música sertaneja tem muito a oferecer, apesar de a crítica especializada insistir em considerá-la um poço de mal gosto e ignorância.

Fora os filmes citados, temos ainda “Sonhei com Você”, também com Milionário & José Rico, “Chumbo Quente”, com Léo Canhoto & Robertinho, todos os do Mazzaroppi e mais alguns outros. Se eu ficar sabendo de mais algum, aviso.