TOP FIVE – OS MAIORES SANFONEIROS DA MÚSICA SERTANEJA ATUAL

Respondam rápido: qual o instrumento mais caro numa banda sertaneja? Qual dos músicos ganha o maior cachê? Quem muitas vezes ganha mais destaque que os artistas com os quais ele toca? Isso mesmo. A figura do sanfoneiro é quase sempre a mais marcante numa banda sertaneja. Um bom acordeon chega a custar mais de 20 mil reais, fora a parte de microfones próprios para o instrumento, que custam mais uns R$ 1500,00. Eu elaborei a lista de hoje, baseando-me na exposição dos sanfoneiros e no quanto eles são requisitados pelos artistas, seja para produções (alguns dos melhores produtores sertanejos do Brasil são sanfoneiros), seja para gravações. O estranho é que é muuuuito difícil achar imagens decentes desses caras na internet. Não liguem para a qualidade das imagens, hein.

PINOCHIO

Já tá ficando meio chato o tanto que eu puxo o saco desse cara. Mas não tem jeito, ele é o maior produtor sertanejo da atualidade, além de ser grande compositor. Como sanfoneiro, tem mais de 30 anos de estrada. Tocou com Tonico e Tinoco, Matogrosso e Mathias, e muuuuitos outros. Hoje, é requisitado por 8 em cada dez duplas sedentas de sucesso para a produção de discos, principalmente no segmento universitário. Natural de Douradoquara, é um dos sanfoneiros mais atuantes em gravações sertanejas. Não faz mais shows. Hoje, ele pode se dar ao luxo de apenas gravar e produzir.

MARCELO DIAS

Filho de um dos maiores sanfoneiros que a música sertaneja já viu (Voninho, que faleceu recentemente), Marcelo é um exímio produtor e instrumentista. Tocou 6 anos com a dupla Chitãozinho & Xororó e hoje, entre gravações como o DVD de Zé Henrique & Gabriel e Eduardo Costa e produções como Chico Rey & Paraná, se dedica à dupla que formou com a irmã, Maída e Marcelo. Em breve, lançarão o primeiro DVD e 4º CD.

XODOZINHO

É um showman. Sua presença empolga mais que a da dupla Gino & Geno, seus “patrões”. Apesar de ser contratado da dupla, é um dos sanfoneiros mais queridos pelo público sertanejo. Estima-se que seu cachê por show chegue a quase R$ 10000,00, conforme boatos. Seu estilo é inconfundível. Virou a marca registrada da dupla Gino & Geno. Tanto que, onde Gino & Geno estão, lá está o Xodozinho.

VICENTE CASTILHO

O paraguaio Vicente Castilho é um dos sanfoneiros que mais entendem do intercâmbio entre música sertaneja e música latina. Toca arpa e acordeon e faz parte da banda da dupla Chitãozinho & Xororó. Mas é sempre requisitado pra gravar projetos de resgate da música caipira e DVDs de duplas mais tradicionais, como Gian & Giovani.

AGOSTINHO DO ACORDEON

É um dos sanfoneiros mais atuantes em gravações sertanejas na atualidade. Grava para Edson & Hudson, Guilherme & Santiago e outros. Seu estilo é antenado com a música sertaneja contemporânea.

É claro que alguns nomes foram deixados de fora da lista, pois só cabem 5, hehehe. Mas mesmo assim, a gente pode citar ainda grandes sanfoneiros como Tiago Carvalho, que toca com Luiz Cláudio & Giuliano e já gravou pra Bruno & Marrone; Neguinho do Acordeon, que toca no Viola Minha Viola e com a dupla Guilherme & Santiago; Amim Braga, que grava para praticamente todos os artistas goianos e outros que vocês podem sugerir nos comentários.