Nessa história antiga de regravações de músicas de trabalho de outros artistas, que hoje em dia confesso já não mais encarar da mesma forma, afinal de contas existem vários lados e várias pessoas prejudicadas ou favorecidas, fica notória a preferência que alguns artistas têm pelo repertório de uma dupla ou artista em específico para regravar em seus discos. O Top Five de hoje traz uma lista com algumas destas situações, isto é, algumas duplas e artistas que geralmente caminham juntos nessa relação “regravador/regravado”, sem entrar no mérito de porque essas regravações ocorreram e muito menos se foi por ou não por desonestidade dos respectivos compositores.
5º CESAR MENOTTI & FABIANO e CHAPARRALL
O grupo Chaparral, composto pela cantora Noli e mais alguns rapazes cujos nomes eu não consegui saber quais são, é conhecido na noite de Belo Horizonte. A cantora Noli seguiu carreira solo por um tempo recentemente. Mas agora o grupo está de volta. Na verdade, não é uma banda com tradição na indústria fonográfica. Ainda assim, a dupla César Menotti & Fabiano já regravou três canções do curto repertório de canções inéditas do Chaparrall. A primeira delas, “Caso Marcado”, chegou a ficar conhecida com a participação da Noli, inclusive, naquele CDzinho do Observatório que a dupla soltou no início da carreira. Mais recentemente, a dupla ainda regravou as músicas “Kid Lampião” e “Vento” (ambas no CD “Retrato”), que também faziam parte do antigo repertório do Chaparrall. Foram gravadas em 2001, num CD do Chaparrall que chegou a ser lançado pela extinta Abril Music.
4º ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO e ATAÃDE & ALEXANDRE
O Zezé é amigo pessoal do Alexandre, que por sua vez é um dos compositores brasileiros com o maior número de canções gravadas. Acontece que em seus discos mais recentes, a dupla Zezé di Camargo & Luciano tem selecionado várias canções que já faziam parte do repertório da dupla Ataíde & Alexandre. No mais recente disco, Zezé & Luciano gravaram inclusive uma canção que acabou de ser lançada pela dupla Ataíde & Alexandre como sendo de trabalho, intitulada “Um novo Cara”. Em discos anteriores, eles regravaram ainda “Estrada do Amor”, “Nóis namora” e outras.
3º JOÃO BOSCO & VINÃCIUS e LUAN SANTANA
Luan Santana começou a carreira com a música “Falando Sério”, da compositora Elizandra Santos. Acontece que essa mesma música entrou tempos depois no repertório da dupla João Bosco & Vinícius. O mesmo aconteceu com a música “Sufoco”, composta pelo Adylliel e também gravada primeiro pelo Luan Santana. Fora essas duas músicas, João Bosco & Vinícius ainda regravaram a música “Faz de Conta”, com o nome de “Curtição”. Essa música, também da Elizandra Santos, foi gravada pelo Luan Santana naquele primeiro disco dele, ainda com o apelido de “gurizinho”.
2º RIONEGRO & SOLIMÕES e DI PAULLO & PAULINO
A dupla Di Paullo & Paulino sempre foi muito admirada pelos profissionais do segmento por conta da grande e diferenciada qualidade vocal. Uma das duplas que deixa essa admiração mais em evidência é Rionegro & Solimões. No disco “Ensaio Acústico”, regravaram duas canções da dupla Di Paullo & Paulino, fazendo de uma delas a música de trabalho. As canções em questão eram “Tô por aí”, composta pela Valéria, e “Tô Indo Embora”. E agora se preparam para lançar uma nova música de trabalho, que é nada menos que uma regravação da música “Amor de Primavera”, um dos maiores sucessos da dupla Di Paullo & Paulino.
1º LEONARDO e JULIANO CÉSAR
Já não é de hoje que o Leonardo gosta de buscar no repertório do Juliano César canções para seu próprio repertório. Desde a época da dupla Leandro & Leonardo isso ocorre. Dois dos maiores sucessos da época da dupla, “Não Aprendi a Dizer Adeus” e “Rumo a Goiânia”, faziam parte do repertório do Juliano César. Já na carreira solo, Leonardo ainda regravou a canção “A Malvada” e, mais recentemente, “Rodo sem Borracha”, todas já gravadas anteriormente pelo Juliano César.