Um ano bom…

Talvez muita gente esteja estranhando a grande quantidade de elogios que tenho feito às recentes produções sertanejas. Pode ser esse, aliás, um dos motivos da recente fama de jabazeiro que conquistei. O fato é que a música sertaneja, pelo menos neste primeiro semestre, de 2010 tem surpreendido pela qualidade.

Desde o “advento” da nova música sertaneja, creio que o ano de 2010 seja o que mais evidenciou o crescimento da qualidade dos artistas desse sub-segmento. Fomos testemunhas da melhoria de duplas e artistas como Fernando & Sorocaba e João Boscos & Vinícius. Não por menos, a música mais tocada do ano de 2009 foi a ótima “Chora, me liga”, o que ajudou a consolidar o sucesso de João Bosco & Vinícius em todo o território nacional. E como essas duas duplas, ainda podemos enumerar várias outras que também melhoraram muito no decorrer da carreira.

Além deles, o artista de maior sucesso no ano de 2010, Luan Santana, chegou a tal patamar com um trabalho sério e de excelente qualidade, doa a quem doer. A qualidade gigantesca do DVD do ex-gurizinho é evidente. O rapaz é talentoso, um show man como há muito tempo não se via na música sertaneja. Tanto que o rapaz conquistou um público que até hoje a música sertaneja não tinha conseguido atingir, fosse por relutância ou falta de interesse: o público teen. Aliás, creio que o sucesso dele com o público teen é o maior motivo de sua rejeição com a parcela do público sertanejo mais acostumada com discos conservadores.

Outra dupla que se destacou nesse ano de 2010, João Carreiro & Capataz, mostrou que é possível, sim, unir o antigo ao novo. Eles trouxeram a música raiz aos moldes da nova música sertaneja e brindaram o público com o trabalho mais original do ano. O review do disco, aliás, será postado ainda essa semana aqui no Blognejo.

E o melhor de tudo isso é que muitos artistas costumam lançar seus trabalhos no segundo semestre do ano. E eu sou testemunha de alguns dos lançamentos que estão por vir. Jorge & Mateus vão calar a booca de muuuuuuuita gente com o trabalho que será lançado em breve.  Sei disso porque ouvi uma amostra (3 músicas e não, não tenho nenhuma delas para mostrar). Ora, todo mundo ouviu a canção “Amo noite e dia”. Só quem não gosta de enxergar a verdade é que vai discordar de mim quando eu disser que essa música é sem dúvida a melhor canção do ano até agora. Com base nela, já dá pra se ter uma noção do que está por vir.

Enfim, creio que ainda vou ter que aguentar muitos palhaços e idiotas entrando no Blognejo apenas para comentar dizendo que recebi jabá por isso ou aquilo. Não vou deixar de elogiar os bons trabalhos que estão sendo lançados apenas porque fulano ou beltrano andam dizendo que estou recebendo uma bolada para fazer isso. Já disseram até que o pessoal do meio é que paga as parcelas do meu carro e as minhas viagens (na verdade só uma até hoje, hehe). Fazer o quê, né? Que culpa tenho eu se os artistas sertanejos estão melhorando um segmento que já era excelente?