Virou Viral – Nomes Bizarros e a Umbigosfera

Nos tempos do No Embalo, mais precisamente em 16 de janeiro de 2009, iniciei uma aventura junto ao mundo dos nomes bizarros de duplas sertanejas. Foi algo despretensioso, na verdade. Comecei com um singelo Top Five, numa série de 3 que se seguiram ainda no antigo blog. Confiram AQUI, AQUI e AQUI.

No entanto, algo estranho começou a acontecer. Passei a notar um aumento no número de posts sobre o mesmo assunto em blogs de humor, portais de notícias e tudo mais. O que é pior: o assunto era sempre abordado como se fosse algo inédito, criado pelo próprio autor da postagem. Ou seja, nunca se lembraram do nosso amado e humilde blogzinho sobre música sertaneja.

A primeira referência explícita e de peso feita à nossa idéia partiu do Univero Sertanejo, como vocês podem conferir AQUI. Afinal, somos parceiros. Faz parte do relacionamente ente blogs parceiros a troca de links. O que acontece é que, depois que o nosso parceiro André Piunti criou a seção “Nomes Curiosos” lá no Universo, a coisa ganhou contornos extratosféricos.

Todo santo dia aparecem mais e mais sites ou blogs copiando as postagens e as capas dos discos postadas. E o pior de tudo: NINGUÉM CREDITA NADA. Nem ao Universo Sertanejo, nem ao Blognejo. Ora, o nosso parceiro André já tinha feito isso na postagem linkada acima. O que acontece é que o esquema foi descoberto pelos blogs de humor, que acabaram transformando os nomes bizarros em um viral da internet. E-mails, posts em sites desconhecidos, todo mundo está copiando essa idéia, e sem dar a menor importância para quem começou ou popularizou a idéia.

Confiram com os próprios olhos a farra que virou essa história toda. Para tanto, é necessário que eu cite o nome de alguns dos blogs e sites que andam exercendo a prática da postagem sem referência ou com referência errada. Enfim, se não nos citam eu os cito. Cliquem nos nomes para acessar as referidas postagens em cada uma das páginas.

TRETASEDENTÁRIO & HIPERATIVOINSOONIAMEGACUBOBLOG DO MAHAOMORISTASMÃE DA CORUJABUZZHIPERTROFIAGENGIVA DE VACACHONGASJACARÉ BANGUELACOPIA, MEU FILHO

Esses são alguns dos sites e blogs que se fizeram valer de postagens minhas ou do nosso parceiro André Piunti sem dar o devido crédito. E essa lista é beeeeeeeeeeeem maior, sejamos bem francos. Por isso o termo “Umbigosfera”. Favorecimento próprio, sem os devidos créditos.

No meio do balaio, louvável é a atitude do blog BUTECO DA NET, que citou, além do site onde ele leu a postagem, o site de onde foram copiadas as imagens, no caso o Universo Sertanejo. É o mínimo que se espera de um blog que cita o outro de onde extraiu as informações.

Caros amigos blogueiros, sertanejos ou não, mudemos de atitude. Procuremos descobrir a fonte das informações que postamos e citemos devidamente. E citar um blog que não citou ninguém não é a mesma coisa. Não adianta nada. Sejamos bem francos. A onda dos nomes bizarros foi iniciada pelo Blognejo (ainda No Embalo) e popularizada pelo Universo Sertanejo (com os devidos créditos). Porque não continuamos essa corrente sem transformar essa onda positiva num mar de patifaria? Hein, podemos?

Obs.: Lembranças ao Fabinho, que sempre auxiliou muito nos posts sobre nomes bizarros.